Dicas valiosas para Abastecer os Veículos !!!

(recebi por mail)

Engenheiro de Segurança dá dicas para abastecer os veículos! Interessante!

O autor deste texto trabalha numa refinaria há 31 anos.
Assim que você levar a sério e passar a aplicar os truques que a seguir são explicados, passará a aproveitar ao máximo seu combustível e, portanto, seu dinheiro. Esperamos que lhe sejam proveitosos.


*1º Truque: ***Encher o tanque sempre pela manhã, o mais cedo possível.***
A temperatura ambiente e do solo é mais baixa. Todas os postos de combustíveis têm seus depósitos debaixo da terra. Ao estar mais fria a terra, a densidade da gasolina e do diesel é menor. O contrário se passa durante o dia, em que a temperatura do solo sobe e os combustíveis tendem a expandir-se. Por isto, se você enche o tanque ao meio dia, pela tarde ou ao anoitecer, o litro de combustível não será um litro exatamente. Na indústria petrolífera, a gravidade específica e a temperatura de um solo têm um papel muito importante. Onde eu trabalho, cada carregamento de combustível nos caminhões é cuidadosamente controlado no que diz respeito à temperatura. Para que a cada galão vertido no depósito (cisterna) do caminhão seja exato.

*2º Truque: Quando for pessoalmente encher o tanque, não aperte a pistola ao máximo (pedir ao frentista no caso de ser servido). Segundo a pressão que se exerça sobre a pistola, a velocidade pode ser lenta, média ou alta. Prefira sempre o modo mais lento e poupará mais dinheiro. Ao encher mais lentamente, cria-se menos vapor, e a maior parte do combustível vertido converte-se num cheio real, eficaz. Todas as mangueiras vertedoras de combustível devolvem o vapor para o depósito. Se encherem o tanque apertando a pistola ao máximo, uma percentagem do precioso líquido que entra no tanque do seu veículo se transforma em vapor do combustível, já contabilizado, e volta pela mangueira de combustível (surtidor) ao depósito da estação. Isso faz com que os postos consigam recuperar parte do combustível vendido, e o usuário acaba pagando como se tivesse recebido a real quantidade contabilizada, menos combustível no tanque pagando mais dinheiro.


*3º. Truque: Encher o tanque antes de que este baixe da metade.***Quanto mais combustível tenha no depósito, menos ar há dentro do mesmo. O combustível se evapora mais rapidamente do que você pensa. Os grandes depósitos cisterna das refinarias têm tetos flutuantes no interior, mantendo o ar separado do combustível, com o objetivo de manter a evaporação ao mínimo.


*4º Truque: Não encher o tanque quando o posto de combustíveis estiver sendo reabastecido e nem imediatamente depois.***Se chega você ao posto de combustíveis e vê um caminhão tanque que está abastecendo os depósitos subterrâneos do mesmo, ou os acaba de reabastecer, evite, se puder, abastecer no dito posto nesse momento. Ao reabastecer os depósitos, o combustível é jorrado dentro do depósito, e isso faz com que o combustível ainda restante nos mesmos seja agitado e os sedimentos assentados ao fundo acabam ficando em suspensão por um tempo. Assim sendo, você corre o risco de abastecer seu tanque com combustível sujo.
 
Algumas coisas já sabia.

Só não sabia que a velocidade da mangueira também pode ser importante.

As outras são mesmo verdade, porque os combustiveis expandem quanto maior for a temperatura, logo um litro pela manhãzinha não é igual a um litro pelo fim do dia, quanto mais ao meio-dia.
 
Eu tambem nao tinha visto...

Com este metodo, consegue-se poupar quanto?

Por acaso nao foi nada que eu nao tenha pensado.... Será que quando a maquina diz um litro será que manda mesmo um litro?
 
Eu tambem nao tinha visto...

Com este metodo, consegue-se poupar quanto?

Por acaso nao foi nada que eu nao tenha pensado.... Será que quando a maquina diz um litro será que manda mesmo um litro?

sim, manda. aliás, o equipamento que abastece o combustivel (e eu trabalho nesta área) é certificado e controlado periódicamente por entidades reguladoras garantindo que a margem de erro não ultrapassa o limite máximo que a lei define. Se vires bem na bomba de combustivel vais perceber que há lá um selo/carimbo que prova o controlo do equipamento ;)

no entanto, e como estou ligado a esta área detectei pelo menos um erro no documento deste tópico que é o "2º truque", de facto as pistolas têm uma zona de aspiração dos vapores, no entanto esses vapores não são devolvidos ao tanque do posto, mas sim integrados novamente no ciclo de abastecimento.
 
amanha às 6 da manha tá lá tudo caido a atestar eheheheh, depois no modo lento, quando acabarem ja esta uns 20graus e fica tudo na mesma eheheheh

cumprimentos
Bruno Silva
 
Bem vamos lá desenterrar que eu tenho uma duvida.

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"Os grandes depósitos cisterna das refinarias têm tetos flutuantes no interior, mantendo o ar separado do combustível, com o objetivo de manter a evaporação ao mínimo. "

É possível arranjar um "tecto" ou uma placa para um carro normal?
 
:p ok agr a dúvida a sério. Em relação à evaporação, num A1 por exemplo, não vale mais a pena andar com o depósito a meio do que andar com sempre cheio? (Será que 25 ou 30 kg a menos fazem maior diferença nos consumos do que não perder gasoleo por evaporação?)
 
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