Diário de Bordo A3 Sportback 30 TFSI

Pelo meio uma “avaria”.

47f9e1524a20b2e8a5a511b777f9452b.jpg


Aviso surgido do nada. Sem aviso prévio ou kms que o justificassem e pensei logo em avaria no sensor ou erro electrónico qualquer.

Ida à Audi, bem atendido como sempre, nada a apontar e resultado:

e9c1f0dec44e6d63aa7b49c554f996e9.jpg

Ponta cabo do sensor partido. Carro tem sensor na roda dianteira direita e na roda traseira esquerda.

Não sei se conseguem perceber mas aquela parte metálica a seguir ao vermelho, está partida. Isto fica dentro da caixa do sensor, que por sua vez fica protegida no interior da roda. Nunca podia ser de pancada ou pedra ou ter passado em buraco. Mecânico explicou que eles vêm com cabo muito curto de fábrica e na roda da frente, por ser as de direção, fica em esforço ao virar volante e acabou por ceder.

Foi trocado na hora, sem custos e colocou novo com cabo mais longo para não voltar a acontecer. O da roda traseira, mesmo que tenha cabo curto, como roda está sempre na mesma posição, não tem risco de partir.

Já agora, parte inferior do carro com muito boa proteção e aerodinâmica.

f82ae6c98e72e0d1084ac612f2aaaef8.jpg



b1d975ef01ca2b0651d1d830e4c09f1a.jpg
 
Last edited:
Agora mudas os casquilhos a frente dos braços para os do S3 (resolve a direção laça), arranjas um kit de suspensão multilink para trás e removes o eixo.
Ficas logo com um carro a sério.
 
Agora mudas os casquilhos a frente dos braços para os do S3 (resolve a direção laça), arranjas um kit de suspensão multilink para trás e removes o eixo.
Ficas logo com um carro a sério.

Podia ser. Mas isso dá trabalho e despesa… se calhar sai mais barato vender e trocar por um 35 TFSI usado que já traz suspensão independente atrás.

Tenho de pensar nisso.
 
O meu stress, só tive um que dizia avaria nos piscas e davam bem
E além de softwares teve uma chamada para a caixa de águas
E o meu de origem tem pirelli
 
Podia ser. Mas isso dá trabalho e despesa… se calhar sai mais barato vender e trocar por um 35 TFSI usado que já traz suspensão independente atrás.

Tenho de pensar nisso.
É só arranjar de um salvado e instalar.
Já vi para trás a 1200€, quase novo.
 
O meu stress, só tive um que dizia avaria nos piscas e davam bem
E além de softwares teve uma chamada para a caixa de águas
E o meu de origem tem pirelli

Tu tens jantes de 17”. As minhas são 16”. Mas os Pirelli é P7, certo? Os P7 são equivalentes aos Turanza. Não é por aí a diferença. A diferença é que os Turanza e os P7 (tal como Michelin Primacy) são pneus de turismo. Bons para fazer kms mas não fazem milagres quando se anda depressa. O ter dito acima que da próxima meto Pirelli Pzero é mesmo por serem desportivos. Não tem de ser Pirelli. Mas podem ser Bridgestone Potenza ou Michelin Pilot Sport, por exemplo.
 
É só arranjar de um salvado e instalar.
Já vi para trás a 1200€, quase novo.

Isso mais instalação nunca vai para menos de 2.000€.

Neste momento os 30 TFSI usados da geração anterior, pior equipados e na mesma de 2020, estão à venda pelo valor que dei pelo meu. Em teoria, bem vendido, quase que conseguia vender a particular sem perder qualquer dinheiro.

Se praticamente não há 35 TFSI ou 35 TDI no mercado de usados, em salvados ainda mais raros são. Quer o 30 TFSI quer o 30 TDI trazem eixo semi-rígido atrás e são as versões mais vendidas nesta geração. Portanto, são as que, com maior probabilidade vais encontrar em sucatas. Precisas mais 3 ou 4 anos de vendas para teres A3 desta geração salvados com a motorização que traz suspensão independente atrás.
 
Last edited:
18.500 kms feitos hoje.

Cada vez gosto mais do carro.. :)

(Mesmo sem estar muito limpo na foto)

a8df4348416e35d21efe16400c42ea5b.jpg
 
Last edited:
O que tens a dizer sobre esse motor? Achas que é suficiente ou achas que é necessário algo mais?
Se demora muito a desenvolver e como é em relaçao a consumos
 
O que tens a dizer sobre esse motor? Achas que é suficiente ou achas que é necessário algo mais?
Se demora muito a desenvolver e como é em relaçao a consumos

Acho que responde muito bem. E desde baixa rotação. Apesar de ter só 200 Nm, não tem a turbo dependência dos diesel pelo que a partir das 1.100 rpm já tens resposta. É muito mais agradável que qualquer diesel até 1,5-1,6 litros e já experimentei quase todos do mercado.

Por comparação, tive um 116d F20 (116 cv) e uma Skoda Superb Break 1.6 tdi (105 cv - mas que provavelmente eram 130 cv reais) e o A3 é claramente o mais rápido quer em baixas quer em altas.

A aceleração 0-100 km/h são 10,4s. Não é um foguete, mas não desaponta. São 110 cv. Na verdade, ao volante, dá sensação de ser um carro que faz 8,5-9,0 s.

Em regimes intermédios e AE também responde muito bem. A velocidade máxima são 204 km/h e não parece ser difícil lá chegar. Não cheguei ainda a ela mas já estive perto.

É certo que habitualmente ando sozinho ou só com mais uma pessoa, o que ajuda na percepção da boa resposta. Mas já andei com 4 pessoas + bagagem e não desapontou. Na mítica subida de Fátima na A1 (Sul > Norte) podes chegar ao topo da subida sem perder velocidade e a 150-160 portanto diria que sim, chega. O 35 TFSI há-de responder muito melhor, mas um dia quando acabar a garantia, posso fazer uma repro.

Os consumos, neste momento, o misto está em 7,0 litros/100 km nos últimos 6.800 kms. Mas tenho feito vários depósitos abaixo disso e já sem cuidados. Quando antes fazia 7,0, 7,2, 7,5.

Os últimos 3 depósitos foram 6,03; 6,50 e 6,57. Em trajetos que incluem uns 30% AE (acima de 120) e 25% cidade. Ao fim de 15 mil kms, carro está a gastar +/- menos 1 litro redondo do que gastava no início na mesma utilização (contas feitas reais, com depósitos cheios, aos kms feitos e litros gastos).
 
Last edited:
Parece ser bem porreiro, os meus sogros tavam a pensar em comprar tambem o A3 sportback mas o modelo anterior, tambem 1.0 tfsi, penso que os motores sejam iguais, têm é de ser de caixa automática devido à falta de jeito da minha sogra meter mudanças
 
Parece ser bem porreiro, os meus sogros tavam a pensar em comprar tambem o A3 sportback mas o modelo anterior, tambem 1.0 tfsi, penso que os motores sejam iguais, têm é de ser de caixa automática devido à falta de jeito da minha sogra meter mudanças

É uma boa escolha.

O modelo anterior até trazia 116 cv (em vez dos 110 cv atuais) mas na essência são o mesmo motor. Penso que chega e sobra para a maioria dos utilizadores. Com caixa auto ainda parecerá melhor, porque a caixa como seleciona sempre a mudança ideal para o regime do motor, acaba por dar a percepção e na realidade responde melhor aos comandos do acelerador.

A geração anterior tem melhores materiais de interiores do que esta, é uma escolha segura e um modelo muito sólido.
 
Não sei de que carros estão a falar, mas já andei em ambos, versões base, e achei bem inferior em tudo, em especial no espaço. Materiais de construção, acho o último muito interessante, mais plásticos a precisarem de pequenos ajustes e retificações, mas nada demais.
Do último, andei no 2.0tdi, e este sim é óptimo, semelhante senão melhor ainda do que o meu 8p, mas lá está, tem multilink atrás eque continuo a achar uma diferença enorme para os de eixo de torção. Até no conforto se nota a diferença. O tablier é fabuloso. Uma coisa linda. Adoro os ventiladores com estilo supercarro.
 
Não sei de que carros estão a falar, mas já andei em ambos, versões base, e achei bem inferior em tudo, em especial no espaço. Materiais de construção, acho o último muito interessante, mais plásticos a precisarem de pequenos ajustes e retificações, mas nada demais.
Do último, andei no 2.0tdi, e este sim é óptimo, semelhante senão melhor ainda do que o meu 8p, mas lá está, tem multilink atrás eque continuo a achar uma diferença enorme para os de eixo de torção. Até no conforto se nota a diferença. O tablier é fabuloso. Uma coisa linda. Adoro os ventiladores com estilo supercarro.

Por comparação com os rivais e no mesmo segmento, a geração do meu A3 tem melhores materiais que o classe A ou o VW golf ou o Seat Leon, por exemplo. Para ter melhores materiais que o série 1 já depende da versão e extras dum e doutro. Mas nas versões base, o série 1 leva a coroa neste momento. No passado e nas suas gerações anteriores e a que o user me perguntou, era o A3 o melhor de todos. Simplesmente não havia plásticos maus em nada que estivesse à vista e à distância de toque e agora há nos painéis das portas dianteiros e traseiros, nas partes laterais da consola central e nos contornos das condutas de ventilação que estão em frente ao condutor.

A mim não me faz muita diferença, nem fez na escolha, porque gosto do resto.

E tive para comprar um classe A e os botões e revestimentos interiores do Mercedes são bem piores e o meu é a versão mais simples. E para mim, o meu mesmo sendo o base; tem melhores materiais que o classe A de nível equipamento AMG.

O classe A era pior negócio e os materiais e botões do tablier tinham toque muito frágil e “barato” (pior que num focus ou num megane). O série 1 gostei do interior mas já não era RWD e ao ter deixado de ter tração atrás, perdeu a sua maior vantagem face classe A e A3. E aquela grelha frontal ainda não gosto dela, até porque exteriormente o A3 é o mais bonito na minha opinião.

No interior, o tablier é de facto fabuloso. Muito bonito e moderno. E o ecrã central é melhor que o do classe A ou do série 1.
71075703acc6d97a92caa7adcfd87205.jpg


Os ventiladores são bonitos mas não são funcionais. Porque fecham quando os orientas para ti.

Ou seja, alguém na Audi confia tanto na função automática do A/C (e ele é de série e bizona em todas as versões) que colocaram as saídas de ar e o mecanismo de encerramento das mesmas (com um toque mecânico e premium de grande qualidade) de maneira que não podes direcionar a maior quantidade de saída de ar para ti. As duas saídas do condutor, a posição “totalmente aberta” é quando direcionas o ar para a porta (conduta do lado esquerdo) ou para o passageiro (conduta do lado direito). Se as virares para ti, fechas a conduta. Não é muito funcional. Claro que podes virar a conduta esquerda do passageiro toda para ti e assim ficas com uma conduta totalmente virada para o condutor. É a única maneira.
 
Last edited:
Back
Top