Diário de Bordo A3 Sportback 30 TFSI

De anterior proprietário de uma carrinha Skoda Superb Break 1.6 tdi elegance mk2 (2015) que era muito boa a vários níveis e estava em muito bom estado de conservação, a verdade é que não preciso de tanto espaço e precisava sim de um sistema multimédia mais moderno (com Apple CAR Play) e pessoalmente queria também um motor gasolina.

E assim veio cá parar um Audi A3 de nova geração embora a pesquisa tenha sido iniciada com vista a um Mercedes Classe A.

Produzido a 23.10.2020 e com matrícula de 26.11.2020, é praticamente um carro novo... Chegou cá a casa com apenas 880 kms feitos. E 223 kms foram feitos na viagem de entrega (Concessionário ainda ficava longe e vieram cá entregar a casa).

Ainda cheira a novo :)

Na skoda tinha faróis xénon direcionais e era talvez o equipamento que mais receava sentir a falta. Completamente infundado: Os faróis led do Audi são muito bons. E são os de série. Não são os xpto “matrix”. Muito ajuda os máximos serem led também. Muito bom.

O equipamento já é generoso de série: a/c auto bizona, arranque sem chave, sensores estacionamento traseiro, faróis (médios e máximos em led), cockpit virtual (painel de instrumentos digital), jantes de liga leve 16”, lane assist, cruise control, 2 portas usb-c, ecrã central digital 12”, Bluetooth mãos livres, controlo comandos por voz.

Como extras tem o revestimento interior do tejadilho em cinza escuro, phone box audi (carregamento sem fios, Apple CAR Play sem fios), funcionalidades bluetooth, pintura metalizada cinza floret, modos de condução Audi drive select e Hill Hold e acho que é só.

Deixo algumas fotos:

4ee26802df78997d9a6418a45f879f2b.jpg



c81b93440f29215b7b6d154b4992682b.jpg


74c9cd083dd07f90c859a03577ed6ef9.jpg


efb576ea35160ca4e73b7c1d1b682397.jpg


4e7f1f6255dce187cb52eb0792032d72.jpg

cdc90e5ef1a3cbc62f727994ecd746f7.jpg


Os primeiros consumos (primeiros 25 kms) foram feitos em cidade, sem cuidados (carro anda bem) e start stop desligado. Acredito perfeitamente que média de consumo combinado vai tender para 5,9-6,1 litros/100 kms.

Tudo o que for abaixo se 7 litros é fabuloso e não preciso de melhor que isso. Mas como a rodagem ainda não tá feita, temos de aguardar.
 
Last edited:
9c8c086a5ccb309b0ccda218f39b0ca6.jpg


Se receios haviam em relação aos consumos, eram completamente infundados.

Consumo médio mais baixo do que a Skoda no mesmo trajeto. E ainda só vão 1.046 kms feitos.

Consumo médio global está em 6,6 litros/100 km (já igualei Skoda) mas com perspetiva de baixar até aos 6,0 litros/100 kms.
 
Grande fã do painel de instrumentos digital.

Estive quase para comprar um classe A 160 mas que tinha o ecrã do painel de instrumentos pequeno e o ecrã central grande. Ficava uma combinação estranha.

Gosto mais da solução da Audi que de série traz este ecrã de painel de instrumentos maior e o ecrã central também grande.

Mesmo sem se colocar qualquer extra, o interior do Audi é bastante mais bonito e parece mais equipado.

8bab98dd687eeaeb4b4fd6ee268cbd74.jpg


e6b9aeaea94549f497bd6dff2415c88f.jpg

ba327a0bc9642b431294043e6a7fbe55.jpg
 
Mas o mais provável é colocar estas que vieram com esta geração do A3 (embora as jantes acima são todas Audi e originais)

5f3814cec418a0c0383791e0057715ed.jpg
 
Se for 17 pode ser k de para falarmos
Estou só a espera a ver a resposta da Audi, pk estou a tentar k me troquem pelas 18
Se não conseguir e k irei procurar fora
 
Se for 17 pode ser k de para falarmos
Estou só a espera a ver a resposta da Audi, pk estou a tentar k me troquem pelas 18
Se não conseguir e k irei procurar fora

Ok. Tranquilo. Depois diz.

Não pensava trocar já já. Daqui por uns 6 meses talvez.

Mas fico a aguardar que te diz a Audi. E se puderes pergunta valores sem troca. Para eu me assustar. Ainda deve ser 500/600€ cada jante de 18” na marca.
 
Posso perguntar
Mas certamente será isso
Mais vale procurar replicas
As 17 depois falaremos
E k tal esse 30 tfsi
 
Posso perguntar
Mas certamente será isso
Mais vale procurar replicas
As 17 depois falaremos
E k tal esse 30 tfsi

O 30 tfsi está a ser muito agradável de usar. Tou com consumo médio de 7,3 (mas tinha 6,7 na skoda 1.6 tdi) por isso não me posso queixar.

Carro responde bem e ganha velocidade depressa. Adoro ser a gasolina. A suavidade e silêncio a baixa velocidade, por exemplo a sair da garagem de manhã, só por isso vale a escolha.

O som do motor não é muito entusiasmante, sempre falamos de um 3 cilindros mas não compromete. Para o série 1 F20 que tive só perde (bastante) no feeling da direção e no comportamento em curva. O série 1 também tinha jantes 16” e fazia coisas em curva que este nem sonha. Mas de resto, vence-o em tudo.

Adoro o apple car play sem fios. Gosto muito do volante e do manuseamento da caixa. O start stop também é bastante suave mas o meu termo de comparação anterior (bmw e skoda) eram ambos a diesel, por isso não sei dizer se Audi é melhor ou pior que o start stop noutros carros a gasolina.

Vou investir em pneus melhores na próxima troca (veio com Turanza T005). Nunca menos de Potenza (mantendo a marca) ou Pirelli Pzero. As jantes vamos ver. Mais adiante.

O que podes fazer e eu também devo fazer, é vender as jantes antigas. Se as venderes já, penso que ainda fazes 1.000€ nas 4 (com pneus). O que ajuda muito a amortecer o custo das novas.

Não sou grande fã de réplicas. Mais depressa comprava jantes originais usadas (mas recondicionadas) do que réplicas. Muitas réplicas não têm nem metade da resistência das originais e depois basta um buraco maior para estalar uma jante.
 
Olha k o meu é apesar de ser diesel é bastante silencioso
Até me surpreendeu
Suspensão um pouco firme mas nada de outro mundo e o conforto é top
Sou android pena não dar sem fios
de resto carro muito equilibrado
pena o uso de demasia de plasticos um pouco rigido
mas veremos se não vai surgir barulhos
De resto ainda não posso falar
 
Back
Top