Devolução de caução

Boa tarde,

Gostava de pedir a vossa ajuda/opinião relativamente a uma situação de que passou comigo.

Em meados de Março deste ano resolvi comprar um AUDI A3 Limousine, dirigi-me a um concessionário com o intuito de receber algumas propostas, ao qual me foram cedidas pelo vendedor "x". Entretanto recebi propostas de mais dois stands pertencentes ao mesmo grupo.
O vendedor "x" ao saber que eu me tinha dirigido a outros stands, resolveu ligar-me a questionar o porquê de eu estar a ligar e a pedir novas propostas...E eu de uma forma educada, tentei explicar que apenas estava a comparar. O mesmo vendedor, deu-me inclusive a entender que eu não poderia fazê-lo.
Entretanto ao fim de cerca de uma semana, resolvemos assinar o CONTRATO/PROPOSTA DE COMPRA E VENDA com o tal vendedor "X" tendo sido assinado um pequeno formulário preenchido à mão (pelo próprio vendedor) onde são descritos os Extras que foram pedidos, as condições de financiamento e o valor da caução (500€). Proposta assinada e foi-nos entregue.
Qual nao foi o nosso espanto ao chegar a casa e reparar que o vendedor adulterou a proposta tendo colocado em como tinha sido feito um "test drive". Ligamos para ele e solicitamos o cumprimento deste "pormenor" ao qual nos foi imediatamente condicionado pela "falta de tempo" da parte do vendedor "X". Após vários telefonemas e quase "mendigarmos", o test drive foi feito ao fim de 3 semanas após a encomenda. Por mais incrível que possa parecer, o test drive foi feito de uma rotunda a outra rotunda, tendo-nos sido alegado que o carro era de um colega de trabalho e ele estava-nos a fazer um favor.
Durante este tempo, nunca nos foi "voluntariamente" informado pelo vendedor o estado da encomenda do carro, sendo esta informação sempre solicitada por nós com alguns telefonemas e com respostas pouco concretas.
Finalmente a semana passada, ao fim de 1 mês e uma semana, o carro entrará na fase de produção na próxima semana.
Entretanto, um "conhecido" da família, chamou-nos à atenção para um carro igual ao nosso (com a excepção de ter mais dois extras no valor de 770€) num stand da concorrência. Qual não foi o nosso espanto ao questionarmos o preço desse carro,e este apresentou-se com pouco menos de 200€ a mais do nosso.
Resolvemos ligar para o nosso vendedor, e pedir-lhe que fosse considerada esta situação pois aqueles extras até seriam do nosso agrado, e na realidade o preço que iríamos pagar pelo nosso não compensava em relação ao outro.
Por incrível que vos possa parecer, o vendedor disse que nós não deveríamos andar a procurar carros, nem valores adicionais, pois ele já nos teria feito o melhor preço disponível e que o outro vendedor estava a tentar "roubar a venda". Tendo inclusive sendo dito em palavras do próprio vendedor, passo a citar: "Vocês estão a agir de má fé e eu sei bem onde querem chegar"......
Ao qual explicamos que não seria essa a nossa intenção pois na realidade queríamos apenas que ele nos ajudasse. Pois a conversa continuou sempre em tom sarcástico e ameaçando que reportaria o comportamento do vendedor da concorrência.

Tendo isto, um de nós dirigiu-se ao stand, e passou a dizer-lhe que todo o comportamento "generalizado" era inconveniente e de um tom extremamente desagrave, principalmente por se tratar de uma marca premium. O mesmo, continuou sempre a dizer que não poderia fazer nada, pois o nosso carro estava em fase de produção e que nao poderíamos desistir de nada. Pois foi exactamente o que fizemos, e dissemos que não queríamos mais o carro pelo tom arrogante com que sempre fomos tratados e enxovalhados e que exigiamos o nosso dinheiro de volta, sob pena de ser exposta toda esta situação à administracao do tal concessionário, SIVA, DECO, ASAE...etc..
O mesmo disse que a situação iria ser analisada.

O que acham? Posso continuar a exigir o meu dinheiro? Estou a comprar um produto de excelência com um serviço de quinta categoria....
 
Last edited:
Enganado ou não, foi assinado um contrato de promessa de compra, pelo que o mesmo deve ser respeitado sob pena da perda da caução. Deve-se ler com muita atenção antes de assinar qualquer documento.
Se apos isso, apareceram propostas mais aliciantes, tarde demais. A única forma de se safarem é ver se são cumpridas todas as cláusulas do contrato, como por exemplo, prazo de entrega.
 
Obrigada pela sua opinião.
De qualquer forma, o referido contrato não é nada mais do que um formulário sem validade jurídica, já me informei sobre o assunto.
A minha questão não se prende pelo facto de ter ou não assinado um papel, e sim pela postura do vendedor face ao assunto. Má postura e falta de respeito.
Sem falar no facto de ele ter "falsificado" o facto de ter feito um test. drive, que se veio a concretizar 3semanas depois.
E mesmo que não me devolvam o dinheiro, este assunto ainda vai-lhes dar muito trabalho. Porque a reclamação que irei apresentar não irá abonar a favor deles.
 
A caução só terá que ser devolvida se os termos do contrato de compra e venda não forem cumpridos. Claro que podes desistir da compra, mas nesse caso perdes o valor de caução.

Na situação reportada, até existe interesse em desistir da compra (pouco ético talvez, pois se os extras existentes no outro veiculo, têm um valor de 700€, assumes esse montante (200€ + 500€) e podes trazer o veiculo imediatamente.

já confrontaste o vendedor "X" com esse ponto de vista?
 
O vendedor pode não ter tido o comportamento mais correto ao escrever que fizeram o test drive sem ter feito, e até da maneira como falou sobre andarem a ver outros carros... como é óbvio podes ver outras soluções onde bem te apetecer e com que quiseres, no entanto, depois de te comprometeres a comprar um carro com determinada configuração/preço, e se passado um mês encontras outro melhor não podes exigir nada..

Era uma festa, todas as semanas o pessoal queria mudar a configuração ou o preço do carro porque encontrou um que lhe agradou mais noutro lado.. depois de fazer a encomenda, está feita (quanto muito é possível adicionar equipamento se a viatura ainda não entrou em produção).

Neste caso se queres o outro carro cancelas esse negócio e perdes o sinal de 500€, que sinceramente, até acho que foi um sinal bastante baixo que te pediram ;)
 
eu tive um problema +/- igual,tinha a ver com a caução e ate meti a DECO ao barulho (para saber quem tinha razão) depois de assinares o contrato, só tens que ver se cumprem com tudo (estou de acordo com o Ricardo)
mas é só a minha opinião tenta informar-te melhor. e que tudo se resolva.
 
Obrigado a todos pelas vossas opiniões!:)
O vendedor "x" foi confrontado, não queria usar este termo porque quando lhe liguei foi sempre num tom descontraído e na busca de uma solução e não de um problema!
Eu expliquei que este carro estava noutro stand há mais de um mês! Ou seja, quando eu comecei a negociar com ele, perguntei se não haveria em parte nenhuma do país um carro com estas opções, ao qual ele me disse que não. Eu desde o início que lhe disse que precisava do carro para "ontem"!!
E ao falar com ele e dizer, que me constou que este carro lá estava há tempo suficiente para ele me ter dito.... Acusou-me de má fé e de não estar a ser correcto.
Ora, eu não sou comercial, mas eu no lugar dele teria tentado raciocinar cmg e tentar dar a volta de alguma maneira! Eu não estou a comprar um triciclo...estou a comprar um carro de uma marca de prestígio.
Este assunto seguiu neste momento para a siva e vai ser analisado pelo departamento legal.
 
Last edited:
A resolução desse assunto será demorada, até porque o tempo corre a favor deles (quando deres por isso tens o carro que encomendaste para entrega).

Neste tipo de situações, temos que ser pragmáticos. Queres adquirir o carro que viste, mesmo que isso implique perder a caução? Avança com a compra do carro, cancela a encomenda e reclama para a Siva.

Já na posse do teu carro novo, duas coisas podem acontecer: a Siva decide em teu favor ou perdes os 500€ da caução.

De uma coisa o vendedor "x" não se livra: De uma reclamação sobre a sua conduta e postura (podes e deves utilizar também o livro de reclamações) e uma venda, com todos os beneficios que isso implica.
 
Last edited:
sem esquecer de enviar pelo correio o original para a entidade competente (morada no verso do livro) e ficas com um duplicado.
 
Não te esqueças que há um mês atrás se calhar esse tal carro estava por um preço consideravelmente superior, e o comercial não tinha autorização para baixar para preços competitivos face à oferta que tinhas de um novo com menos equipamento, e na altura que avançaste o homem não te podia apresentar esse pelo preço que está agora..

Como entretanto não foi vendido e o tempo passa, o "boss" lá disse para baixarem o preço..

Também tens que te colocar na pele do vendedor.. um cliente encomenda-te um carro, tu tratas de tudo e fazes a encomenda.. passado um mês o cliente vem a dizer que encontrou um que gosta mais e quer cancelar tudo e o sinal de volta.. não faz sentido nenhum ;)
 
Se cancelares a encomenda do veiculo o sinal ardeu...
Agora podes é sempre tentar negociar (apertar) com eles para umas revisões "à pala" em virtude do comportamento do dito vendedor.
 
Entendo perfeitamente, tanto é que ao tentar falar com ele era mesmo no intuito de tentar compensar de alguma forma e não cancelar a encomenda. A questão que se colocou foi mesmo a atitude ousada e desagradável...
Acham que tenho prazer no que se está a passar? É desagradável...
Mas até agora ng me ligou para termos uma conversa decente...
 
Back
Top