Dev C++

Queres aprender a programar em C, é? O compilador que usas (nesse caso Dev C++) acaba por pouco importar, o que interessa é a linguagem.

Se for C posso-te aconselhar o livro "Linguagem C" do Prof. Luís Damas, acho que continua a ser o livro aconselhado... És capaz de arranjar isso em e-book, em tempos arranjei no eMule todos os programas que ele dá como exemplo e todos os exercícios do livro resolvidos. Se não encontrares posso arranjar-te isso assim como outra documentação que tenha de Algoritmia e Programação (tenho que descobrir isso porque já lá vão uns 3 anos). 8)
 
Por formação, sou analista de sistemas de informática e trabalhei com C#, que é uma evolução do C++. Te recomendo procurar fóruns sobre development em C e ir testando os códigos.
 
Se quiser um programa que interprete as linguagens de programação, sem executar infelizmente, baixe o Notepad++
 
Epah, epah!

Que confusao que já vai p'raqui!!!

C++(Cê plus plus) é uma evolução do C. Agora C# não é uma evolução de coisa nenhuma. Foi uma linguagem nova criada de raiz, não substitui nenhuma das anteriores.

O Dev C++ é apenas um IDE ou seja um interface gráfico para desenvolvimento em C++ Open Source(gratuito).

O Notepad++ é um editor de texto que permite formatar o texto(código) de acordo com uma linguagem de programação selecionada pelo utilizador. Não interpreta coisa nenhuma.

Vitor, o C++ é para "cromos", ensina-se muito nas faculdades(não é que se aprenda). Infelizmente nunca tive oportunidade nem disponibilidade para aprender.

Dependendo do que pretendes fazer o C#(Cê Sharp) pode perfeitamente servir: Aplicações Web, Windows e Mobile(Windows CE).

Só em casos muito específicos é que precisas de utilizar uma linguagem como o C++, que é uma linguagem de baixo nível - assim chamada por que lida directamente com o hardware.

Tenho alguns livros de C, C++ e C# em português(da FCA) mas presumo que não tenhas problemas em ler inglês. Se me disseres qual o propósito talvez te possa aconselhar melhor.

Abraço
 
No meu tempo de puto onde rulava o basic :D, spectrum times, eu arranhava um
bocadinho de basic, coisas basicas, ingles para mim nao e problema, o facto e que e uma
area que me agrada muito e com o passar dos anos desliguei-me, tenho experiencia pessoal
com computadores, hardware e software, mais na base de instalacaoes upgrades de software
e hardware. Digamos que todos os meus colegas da KLM que nao percebem nada de PCs e
tem problemas de instalacoes recorrem a minha pessoa porque o trabalho e feito e a custo
zero, (a velha maxima HOJE VOS AMANHA NOS :lol: )
O facto e que quero extender mais os meus conhecimentos informaticos para outra dimensao.
O que me estimulou foi simples:
Tudo comecou quendo, devido a cancro fiquei limitado fisicamente e ja nao posso trabalhar na
parte tecnica da manutencao dos motores, entao entrei no sistema de re-integracao e deram-me
a responsabilidade no meu turno num pequeno armazem de ferramenta e material para os mecanicos
dos motores a jacto, este trabalho requer um pouco de concentracao e administracao, pois implica
ter tudo o que faz falta, desde a ferramenta e o proprio material dentro das datas de utilizacao,
manutencao e sem avarias, o impressionante e que ate Maio, altura em que fui para la, as entregas
eram feitas e registadas a mao, (absurdo uma vez que temos la 2 Barcodes Scanners, um com fio e
outro sem fio). Entao criei um sistema pessoal de codigo de barras baseado em Exel e PowerPoint,
e um sistema simples e pratico de usar mas longe de um software de logistica.
Como nao tinha o Acess no meu PC limitei-me ao que sobrava, o dito exel e powerpoint. Ontem
cheguei ao meu posto e deparei que estava la um novo formato da minha concepcao em base acess,
feito por um dos chefes e ele fez algo que eu me recusei a fazer, mencionou: Created and Designed by senhor nao sei quantos, e com os meus codigos de barras. PICOU-ME, e pos em causa a possibilidade de eu
ganhar ate cerca de 5000 euros pela ideia que tive, se ele nao tivesse la posto aquela m3rd@ do
Created and Designed by... eu ate nem dizia nada mas assim...
Agora gostava de criar um pequeno programa que desse para criar uma base de dados da ferramenta
e do material com a possibilidade de leitura dos codigos de barras, refiro-me a um profgrama basico,
mas eficiente e de preferencia que funcionasse com o Scanner sem fios, abaixo esta o link do modelo do scanner:

http://www.barcodesinc.com/opticon/opl-9723.htm

Eu queria entao aprender o basico para comecar esta viagem e possivelmente criar algo
simples e funcional, mas estou um pouco as cegas, se alguem arranjar o link do tuturial
ou manual online, ou que esteja mesmo disposto a dar umas luzes e benvindo.
Actualmente a KLM tem o software para o sistema, SAP, mas como esta crise nao quer para ja
pagar os custos da preparacao dos funcionarios com a referida formacao, o mais engracado e
que eu e outro colega temos experiencia com a utilizacao daquilo, num altura em que fomos
emprestados a um Hangar e aprendemos a utilizar os brinquedos.
Neste momento resume-se ao facto de me terem pisado os calos e eu nao sou de ficar sem
dar troco :D :D :D :D :D :D :D :D :D
Obrigado desde ja ;)
 
Amigo,

Se calhar, para o que pretendes, o melhor é mesmo o Microsoft Access, talvez, com um bocadinho de VB.
Podes fazer coisas engraçadas e para o que pretendes, podes mesmo fazer boa vista...

Os experts, que se pronunciem...
 
Vitor Faria,

Já a alguns anos que deixei a programação... Agora mando fazer aos meus colaboradores... Mas gosto sempre de participar...

Eu diria que para o que pretendes, uma ferramenta como o Visual Studio .NET (que te permite trabalhar com C#, VB entre outros) dá-te e sobre para o que queres fazer... O C++ continua a ser uma referencia, mas hoje em dia existem linguagens que facilitam muito a vida (até mais faceis de aprender)... Além de encontrares montes de informação na Net...

Além disso, também é bastante amigável, o arrastar de objectos, a utilização de eventos, em poucos minutos podes ter um ecrã a ler dados de base de dados Access, SQL ou seja lá o que for... Com poucos clicks podes ter logo ecrãs de pesquisa... No fim compilas e já está...

Confesso que também era daqueles que gostava de programar tudo linha a linha... Mas com o tempo...

Eu começava por criar o modelo de Entidade/Relação da tua base de dados... e depois começava a programar... Coisas básicas...

- Insert a tabela
- Delete a tabela
- Update

Podes sempre saber se existe um SDK para o Scanner (duvido é que te o forneçam), ajudava-te muito para logo o integrares dentro do teu programa.

Abraço e boa programação...
 
O que tu precisas aprender é C#
+ "Fácil" de aprender
+ Acho que existem IDE gratuitos, senão também arranjas "legal" o Visual Studio.
+ Muita documentação e exemplos disponíveis (mesmo para acesso a base de dados access ou SQL)

C++ não é o indicado para o que queres fazer, não vás por aí.

E finalmente, corrigindo um post anterior:
C++ não é para cromos... é para conhecedores :D
 
paulo oliveira disse:
C++ não é para cromos... é para conhecedores :D

Correcção C++ é para quem ainda vive na era do calhau... e so existe nas faculdades pq é so tachos e prof's + antigos que o cag@r que pararam no tempo...

dizem que é para cromos ou conhecedores porque para fazer qq merd... é preciso linhas e + linhas de codigo... onde outro tipo de linguagens com duas ou tres palavras fazes a mesma coisa...

è bom para quem quer ter conceitos basicos de programação mas no mundo de trabalho é uma pura perda de tempo...
 
Santinhos disse:
Correcção C++ é para quem ainda vive na era do calhau... e so existe nas faculdades pq é so tachos e prof's + antigos que o cag@r que pararam no tempo...

dizem que é para cromos ou conhecedores porque para fazer qq merd... é preciso linhas e + linhas de codigo... onde outro tipo de linguagens com duas ou tres palavras fazes a mesma coisa...

è bom para quem quer ter conceitos basicos de programação mas no mundo de trabalho é uma pura perda de tempo...


Correcção :p

No projecto onde estou na PTInovação ainda temos coisas em C, que são mantidas por uma pessoa :p

é verdade que o futuro passa para passar issso para Java :p
 
Santinhos disse:
Correcção C++ é para quem ainda vive na era do calhau... e so existe nas faculdades pq é so tachos e prof's + antigos que o cag@r que pararam no tempo...

dizem que é para cromos ou conhecedores porque para fazer qq merd... é preciso linhas e + linhas de codigo... onde outro tipo de linguagens com duas ou tres palavras fazes a mesma coisa...

è bom para quem quer ter conceitos basicos de programação mas no mundo de trabalho é uma pura perda de tempo...
Então as linguagens de alto nível é que são boas... :roll:
O que parou no tempo e morreu foi o C# 2.0, o C++ 98 ainda dura...
 
Back
Top