Deficiencia do tipo 2 - Sistema de escapes.

Tópico em 'Consultório Jurídico' iniciado por Shallow, 21 Mai 2015.

1. Shallow

Shallow

31 Mai 2014
    Gostos Recebidos:
    5
    Bom dia pessoal

Bom tenho andado aqui numa pequena luta com a inspecção do meu argolinas (a3 1.6 de '97).

Fiz a inspecção a qual me deu o tão odiado papel vermelho por: alinhamento dos faróis; direcção desalinhada e sistema de escapes.
    O Inspector disse-me que a linha tinha uma fuga antes da primeira panela, confirmei-o numa oficina e foi corrigida soldado-a. Corrigi também as outras deficiências

Voltei ontem ao centro, até lhe fiz um "italian tune-up" que é o típico abrasar o catalisador antes de entrar no centro de inspecções para limpar o sistema. Mas não deu em nada... :( novamente chumbo por emissões, as restantes foram corrigidas.

Agora a minha dúvida jurídica é a seguinte: Como a deficiência é apenas no escapes posso andar com passageiros e carga? A legislação diz o seguinte:

decreto_lei_144-2012.pdf

Fazendo a interpretação da lei, e no meu caso, como não se trata de uma deficiência na direcção, suspensão ou travagem, poderei circular normalmente com pessoas ou carga no carro certo?

Agradeço desde já as respostas.

Last edited: 21 Mai 2015
  2. MASC

MASC

27 Jan 2009
    Gostos Recebidos:
    436
    Segundo conheço podes circular com passageiros pois emissão de gases não influencia na segurança da viatura. De qualquer forma tens de arranjar rapidamente pois se calhar já só tens 15 dias. Na 1ª vez que reprova tens 1 mês para arranjar mas acho que se a seguir voltar a reprovar já só da para 15 dias. Confirma isso no papel

3. eX Radikal

eX Radikal

15 Dez 2014
    Gostos Recebidos:
    27
    Já agora pergunto, qual a lógica de não se pode andar com passageiros se o problema consistir no travão de mão?

4. Shallow

Shallow

31 Mai 2014
    Gostos Recebidos:
    5
    Sim, neste caso só tenho 15 dias para resolver, se passar dos 15 dias tenho de fazer umas inspecção completa.

Para todos os efeitos trata-se de o sistema de travagem, logo é um sistema que afecta a segurança do veiculo e dos seus ocupantes.

Last edited: 21 Mai 2015
  5. eX Radikal

eX Radikal

15 Dez 2014
    Gostos Recebidos:
    27
    Pois, também é verdade mas podia ser uma excepção.

Partilhar esta página