Re: [DEBATE] O que actualmente a Audi?
Há coisas aqui escritas que concordo e outras que não, mas são opiniões e por isso cá vai a minha.
Eu trabalho no ramo automóvel, numa oficina de venda e reparação de radiadores. Logo estou cheio e farto de trabalhar em diferentes marcas e modelos. Noto que em todo o grupo vag existe o cuidado de meter as coisas todas dentro o capô com uma certa lógica, organização e principalmente o acesso a parafusos para retirar o que quer que seja. Nós pegamos num vag e sabemos imediatamente o que desmontar e como desmontar. Por exemplo Golf IV tem que se desmontar a frente toda para sair o radiador, entre 10 a 15 min esta o gajo fora enquanto que num Opel Astra H também tem que sair tudo fora incluindo opticas etc etc e demora quase o dobro do tempo, quanto a Renault (em geral) Traffic/Laguna/Megane, Mini Cooper,PSA depende de qual for, Mercedes Class A e B e BMW (Depende do modelo)nem quero falar sobre isso, para se desmontar uma peça tem que se tirar duas ou três e com acessos de deitar as mãos a cabeça. Melhor de todos é o velhinho Mercedes 190D e Toyota Corola StarVan.
Depois é o seguinte, abro o capô de uma PSA,Renault, Opel dos recentes e abro o da minha B5 de 2001 e é uma diferença doida de organização, "limpeza" e apresentação que não tem comparação possível, tira-se a tampa do motor de uma Renault ou PSA e parece quando anda a casa em obras com o electricista a passar cabo eléctrico, é so fios e mostra todos soltos e tudo muito frágil, e claro são baratos o pessoal compra a pensar que fez grande compra e tem um mono com plásticos tipo coca de iogurte, chapa de lata de salsichas, zero de qualidade de materiais mais mesmo, e depois dão garantias de 5 anos ou 100 mil quilómetros, pois é, mas no manual dos Renault vem la escrito que aos 100 mil tem de abrir o motor e rectificar o motor todo e marca responsabiliza? Já foste, admite-se isto? A própria marca sabe que tem motres de M****A. Já para não falar dos custos de manutenção, um simples filtro de gasóleo para um Ford 1.6 TDCI custa 85€, por este valor eu compro os filtros todos para minha B5 mais o óleo castrol Magntec e ainda sobra para uma merenda.
A cima falam da fiabilidade da Toyota, ok tudo bem nao se ouve falar muito de situações graves neh, tipo ires em andamento e levares com um airbag de repente nao é grave, electrónica que nem se pode chamar isso, não da para fazer nada, ate tenho medo de ligar o cabo de diagnostico senão pode dar curto e provocar um incêndio.
Uma coisa que me admira muito é "toda" a gente olhar para um BMW e babar-se todo (xi que maquina e tal) e sinceramente a única coisa que vejo é uma boas linhas e alguns deles bem bonitos tirando esta ultima serie que tem umas frentes nojentas, de resto é um porco, plásticos de caca,acabamentos nem vê-los, motores a diesel que dão raia como tudo,principalmente os 2000, agora se for a gasolina ai sim temos BMW.
Um Exemplo, BMW 320D de caixa automática. Tem um radiador que arrefece o óleo da caixa com a agua do motor, furando o óleo passa para a agua e como nao tem válvula anti retorno a gua tambem vai para a caixa...espectáculo, e vai uma caixa de 2 mil ou 3 mil euros a vida, mudanças de óleo da caixa na marca 500€ (tem que substituir o cárter da caixa que é o filtro mais o oleo), enfim, BMW.
A nível de interiores, sim é verdade nota-se que o plásticos mereciam um melhor tratamento, aquela espécie de película que vem por cima dos plásticos descasca toda, no Golf V foi o caos mas ainda assim consegue notar grandes diferenças em relação a todos os outros.Vê-se cada interior mais estúpido e sem acabamentos que ate mete dó. Grupo Vag é grupo Vag, vem ele quem vier. Para mim continua no topo e a liderar na qualidade de construção.
Mas atenção que mesmo dentro do Grupo vag há pequenas coisas que se nota bem quem manda, num Golf IV desforras a porta e tens uma chapa e um plástico por causa das humidades e eliminar ruídos e de certa forma reforças a porta, num A3 8L é apenas um plástico. Outra, uma A3 8P abres a mala e tens lá um pisso para segurar o fundo da mala para ir ao pneus suplente ou pendurar sacas de compras, já num Seat Leon não tem. Pequenas coisas e pequenos pormenores se pagam e as pessoas não dão por isso, mas estão la e pagam-se.
É pah, desculpem tal testamento mas é o que penso, ou bem ou mal é o que vejo no dia dia. Quanto as vossas opiniões aceito e respeito-as e nem levem a mal nada do que esta aqui escrito.
Abraço