[DEBATE] O que vale actualmente a Audi?

Olá a todos!

Abro este tópico com a intenção de discutirmos de uma forma saudável, o actual ponto de situação da nossa marca de eleição (ou pelo menos da grande maioria dos utilizadores deste fórum).
Desde a aquisição pelo Grupo VW e da produção do primeiro modelo em 1966, que a Audi foi crescendo, contudo, actualmente (e com tendência a aumentar), nota-se um acréscimo de problemas mecânicos e eléctricos. Longe vão os anos dos 1.9 TDI...

Será que cada vez mais a marca vive do glorioso legado da década de 90 e 2000? Será que agora apostaram no design atraente, reduzindo a qualidade dos materiais e diminuindo a fiabilidade?

Pessoalmente, acho que a fiabilidade está a diminuir a um ritmo acelerado, bem como a qualidade dos materiais interiores... São bonitos (é inegável!) mas pessoalmente, não chega...

O que vos parece?
Obrigado :).
 
Last edited:
Re: [DEBATE] O que actualmente a Audi?

eu pessoalmente acho que todos os modelos tiveram os seus problemas podem custar mais ou menos dinheiros a resolver mas sempre houve erro de engenharia.
tenho um A3 8l de 2002 pd130: os dois vidros da frente avariaram, motor de escovas de vidro, quadrante, bimassa, sensor de temperatura, acho que não me esqueci de nada.
a minha sorte é que o meu pai é mecanico e fora o desconto nas peças tambem não pago mão de obra mas isto para uma pessoa "normal" juntamente com toda a manutenção de desgaste fica carro.

num ponto concordo contigo, tudo de modo geral anda a perder qualidade, as coisas são feitas para durarem o período de garantia e depois "patiu".
mas infelizmente é uma tendencia mundial, é tudo a poupar e tudo é valido para "eles" lucrarem mais.

mas quer veja VAG renault Grupo PSA bmw mercedes etc
ou no ramo da electronica etc
 
Re: [DEBATE] O que actualmente a Audi?

Concordo, é inegável que o pessoal prefere o 1.9tdi ao 2.0tdi.

É certo que todas as marcas têm problemas, mas tantos e tão recorrentes, é demais.

Eu pessoalmente não quero o 2.0tdi, mas o 1.9tdi já me deu a sua quota de sustos (juntas da cabeça, duas), enfim...
 
Re: [DEBATE] O que actualmente a Audi?

Grandes descidas de fiabilidade e qualidade:
Renault, vags, mercedes, BMW.
Grandes melhorias em fiabilidade e qualidade.
Citroën (DS), kia, hyundai e alfa romeo.
As restantes vão sendo o costume.

No que diz respeito a audi e grupo vag, continuam se a fazer valer da fama, diminuindo a qualidade para aumentar lucros. Talvez para se prepararem para a nova fase do mercado automóvel, inovando o mercado eléctrico de forma agressiva e eficaz.
 
Re: [DEBATE] O que actualmente a Audi?

Problemas mecânicos todos dão...preocupa-me este aspecto muito atrás da BM...


- - - - - - - - - -

E em comparação com a Mercedes, nem se fala...

 
Last edited by a moderator:
Re: [DEBATE] O que actualmente a Audi?

Uma marca que pessoalmente acho que continua fiel é a Toyota. Pessoalmente não sou admirador das linhas deles, mas em termos de fiabilidade julgo que continuam a ser o n.1. Custa-me ver, por outro lado, o facto de a Audi se ter tornado quase numa marca com um protocolo de fidelizacao do cliente à oficina... Mais cedo ou mais tarde acontece qualquer coisa... Está-se a tornar uma marca "descartável" mas só na qualidade, porque no preço meu Deus...
 
Last edited:
Re: [DEBATE] O que actualmente a Audi?

Há coisas aqui escritas que concordo e outras que não, mas são opiniões e por isso cá vai a minha.

Eu trabalho no ramo automóvel, numa oficina de venda e reparação de radiadores. Logo estou cheio e farto de trabalhar em diferentes marcas e modelos. Noto que em todo o grupo vag existe o cuidado de meter as coisas todas dentro o capô com uma certa lógica, organização e principalmente o acesso a parafusos para retirar o que quer que seja. Nós pegamos num vag e sabemos imediatamente o que desmontar e como desmontar. Por exemplo Golf IV tem que se desmontar a frente toda para sair o radiador, entre 10 a 15 min esta o gajo fora enquanto que num Opel Astra H também tem que sair tudo fora incluindo opticas etc etc e demora quase o dobro do tempo, quanto a Renault (em geral) Traffic/Laguna/Megane, Mini Cooper,PSA depende de qual for, Mercedes Class A e B e BMW (Depende do modelo)nem quero falar sobre isso, para se desmontar uma peça tem que se tirar duas ou três e com acessos de deitar as mãos a cabeça. Melhor de todos é o velhinho Mercedes 190D e Toyota Corola StarVan.

Depois é o seguinte, abro o capô de uma PSA,Renault, Opel dos recentes e abro o da minha B5 de 2001 e é uma diferença doida de organização, "limpeza" e apresentação que não tem comparação possível, tira-se a tampa do motor de uma Renault ou PSA e parece quando anda a casa em obras com o electricista a passar cabo eléctrico, é so fios e mostra todos soltos e tudo muito frágil, e claro são baratos o pessoal compra a pensar que fez grande compra e tem um mono com plásticos tipo coca de iogurte, chapa de lata de salsichas, zero de qualidade de materiais mais mesmo, e depois dão garantias de 5 anos ou 100 mil quilómetros, pois é, mas no manual dos Renault vem la escrito que aos 100 mil tem de abrir o motor e rectificar o motor todo e marca responsabiliza? Já foste, admite-se isto? A própria marca sabe que tem motres de M****A. Já para não falar dos custos de manutenção, um simples filtro de gasóleo para um Ford 1.6 TDCI custa 85€, por este valor eu compro os filtros todos para minha B5 mais o óleo castrol Magntec e ainda sobra para uma merenda.

A cima falam da fiabilidade da Toyota, ok tudo bem nao se ouve falar muito de situações graves neh, tipo ires em andamento e levares com um airbag de repente nao é grave, electrónica que nem se pode chamar isso, não da para fazer nada, ate tenho medo de ligar o cabo de diagnostico senão pode dar curto e provocar um incêndio.

Uma coisa que me admira muito é "toda" a gente olhar para um BMW e babar-se todo (xi que maquina e tal) e sinceramente a única coisa que vejo é uma boas linhas e alguns deles bem bonitos tirando esta ultima serie que tem umas frentes nojentas, de resto é um porco, plásticos de caca,acabamentos nem vê-los, motores a diesel que dão raia como tudo,principalmente os 2000, agora se for a gasolina ai sim temos BMW.
Um Exemplo, BMW 320D de caixa automática. Tem um radiador que arrefece o óleo da caixa com a agua do motor, furando o óleo passa para a agua e como nao tem válvula anti retorno a gua tambem vai para a caixa...espectáculo, e vai uma caixa de 2 mil ou 3 mil euros a vida, mudanças de óleo da caixa na marca 500€ (tem que substituir o cárter da caixa que é o filtro mais o oleo), enfim, BMW.

A nível de interiores, sim é verdade nota-se que o plásticos mereciam um melhor tratamento, aquela espécie de película que vem por cima dos plásticos descasca toda, no Golf V foi o caos mas ainda assim consegue notar grandes diferenças em relação a todos os outros.Vê-se cada interior mais estúpido e sem acabamentos que ate mete dó. Grupo Vag é grupo Vag, vem ele quem vier. Para mim continua no topo e a liderar na qualidade de construção.

Mas atenção que mesmo dentro do Grupo vag há pequenas coisas que se nota bem quem manda, num Golf IV desforras a porta e tens uma chapa e um plástico por causa das humidades e eliminar ruídos e de certa forma reforças a porta, num A3 8L é apenas um plástico. Outra, uma A3 8P abres a mala e tens lá um pisso para segurar o fundo da mala para ir ao pneus suplente ou pendurar sacas de compras, já num Seat Leon não tem. Pequenas coisas e pequenos pormenores se pagam e as pessoas não dão por isso, mas estão la e pagam-se.

É pah, desculpem tal testamento mas é o que penso, ou bem ou mal é o que vejo no dia dia. Quanto as vossas opiniões aceito e respeito-as e nem levem a mal nada do que esta aqui escrito.

Abraço
 
Re: [DEBATE] O que actualmente a Audi?

Em relação à fiabilidade actual dos automóveis no geral, há um aspecto que às vezes nos esquecemos ou nem nos apercebemos: hoje em dia um carro é muito mais barato do que era há uns 20 anos, quando se tivermos em conta a quantidade de equipamento e funcionalidades que estes têm hoje em dia e não tinham antigamente, até seria de esperar que fossem mais caros. Consequentemente, para fazer o mesmo (ou até mais) com muito menos dinheiro, tem que se poupar nalgum lado...
 
Re: [DEBATE] O que actualmente a Audi?

Em relação à fiabilidade actual dos automóveis no geral, há um aspecto que às vezes nos esquecemos ou nem nos apercebemos: hoje em dia um carro é muito mais barato do que era há uns 20 anos, quando se tivermos em conta a quantidade de equipamento e funcionalidades que estes têm hoje em dia e não tinham antigamente, até seria de esperar que fossem mais caros. Consequentemente, para fazer o mesmo (ou até mais) com muito menos dinheiro, tem que se poupar nalgum lado...

Completamente verdade, ainda hoje vi nas noticias do MSN um Camaro que vai custar entre 25 a 33 Mil euros, um V8 por 33 Mil Euros? Isso damos por uma Golf.

Abraço
 
Re: [DEBATE] O que actualmente a Audi?

Não querendo alongar muito no assunto para mim não há nada melhor que a honda:)
 
Re: [DEBATE] O que actualmente a Audi?

Em relação à fiabilidade actual dos automóveis no geral, há um aspecto que às vezes nos esquecemos ou nem nos apercebemos: hoje em dia um carro é muito mais barato do que era há uns 20 anos, quando se tivermos em conta a quantidade de equipamento e funcionalidades que estes têm hoje em dia e não tinham antigamente, até seria de esperar que fossem mais caros. Consequentemente, para fazer o mesmo (ou até mais) com muito menos dinheiro, tem que se poupar nalgum lado...
Tangas , porque oferecer tecnologia e gadgets hoje em dia custa muito pouco.
Por isso, não é desculpa.

- - - - - - - - - -

Completamente verdade, ainda hoje vi nas noticias do MSN um Camaro que vai custar entre 25 a 33 Mil euros, um V8 por 33 Mil Euros? Isso damos por uma Golf.

Abraço
Esses preços não são para cá.
Posso dizer te que o camaro cá ronda os 40.000€ com motor 2000, e um v8 ascende os 54.000€. E isto tudo com muito menos extras habituais.
 
Por outro lado, para além de partilhar a mesma opinião que alguns de vocês, comparando por exemplo com a Mercedes, acho que perdemos muito terreno... Houve uma altura em que andamos lado a lado (anos 90 e início de 2000), mas acho que ultimamente não tem sido sequer registados problemas de maior nos Mercedes. Já no caso da Audi a partir dos 2.0 TDI de finais de 2003, nem se fala...
Apesar de já não serem como os 190D, são a marca alemã mais fiável.

Depois desagrada-me profundamente ter que substituir o sensor do DPF (G450) num carro de finais de 2010 que nem 100 mil kms tem... São problemas pequenos mas as peças são bem pagas.
 
Last edited:
Por outro lado, para além de partilhar a mesma opinião que alguns de vocês, comparando por exemplo com a Mercedes, acho que perdemos muito terreno... Houve uma altura em que andamos lado a lado (anos 90 e início de 2000), mas acho que ultimamente não tem sido sequer registados problemas de maior nos Mercedes. Já no caso da Audi a partir dos 2.0 TDI de finais de 2003, nem se fala...
Apesar de já não serem como os 190D, são a marca alemã mais fiável.

Depois desagrada-me profundamente ter que substituir o sensor do DPF (G450) num carro de finais de 2010 que nem 100 mil kms tem... São problemas pequenos mas as peças são bem pagas.

Os Mercedes não dao problemas? Motores que equipam o Class A e CLA 180cdi deram a sua quota parte de stresses com a sua cobeça proveniente dos dci, mas com tudo o resto cdi.

Problemas electricos todas as marcas têm, mecanicos nem todas, mas tudo depende do uso, e nao da sorte...

Já falei com alguns proprietarios que tem motores 1.9tdi e a maior parte preferia ter o bloco 2.0tdi (170) bem mais reforçado de origem que o 130cv, que tbm parte cabeças e afins, mas continua a ser fiavèl haha
 
Nos anos 90 andavamos lado a lado com a Mercedes? Com os Mercedes dos anos 70 se calhar, sim. Nos anos 90 apenas havia duas marcas - a BMW e a Mercedes. A Audi nessa altura nem de longe! Eram apenas uma marca ao lado de muitas outras. A única coisa a destacar nos anos 90 foi o lançamento do TT em 1998. Só a partir de 2001 com o lançamento da B6 e em 2003 com o A3 8P é que a Audi começou a posicionar-se qualitativamente ao lado das outras duas marcas. Os 2.0 PD foram a maior bosta, sim. Tal o 140 como o 170 só deram problemas que a Audi nunca soube resolver, e a única maneira de o conseguir (mesmo sendo tarde) foi seguindo os passos das outras marcas e mudar para Common Rail. (a mudança não foi apenas por motivos "ambientais" mas sim tambêm porque viram que a tecnologia PD já tinha chegado ao seu cenit). Mesmo olhando para os acabamentos etc. não diria que a Audi tenha remado para trás. Claro, apareçe sempre uma ou outra peça que qualitativamente já não está á altura do modelo anterior. Eu por exemplo detesto a blenda do quadrante no A5 ou A4 B8, que é apenas um plástico pintado em cinza, disfarçando de Aluminio. Mas vou á casa da minha mãe que tem uma B7 S-Line full extras e comparo o dela com o meu e não acho que na B8 a Audi tenha poupado! Agora olhando para outras marcas, ou melhor dito, para uma em concreto, aí sim, concordo que essa marca tenha poupado imenso nos materias utilizados. Mas foi a escolha deles... Preferiram deixar a reputação que tinham para trás e começaram a apostar na massa, lançando modelos a torto e a direito a lá Serie 2, Serie 2 active Tourer, Serie 4, X4 GT's e não sei que mais. Vais ao site da BMW e perdes-te com a vasta gama de modelos que têm, so para poderem preencher cada nicho. Nesses sim.. Tu sentas-te lá dentro e notas que a qualidade e os acabamentos deixam muito que desejar. Notas que nem o Serie 3 está á altura dum A3, quanto mais o Serie 1 (em termos de acabamentos e qualidade). Por fim quero apenas relembrar que estamos num forum, onde se discuta problemas por naturalidade.... Mas que tambêm apenas representamos uma minoria. Não acredito que a maioria dos proprietários de um Audi (que não fazem parte deste forum) estejam tão insatisfeitos com os Audis deles.
Claro... Existe sempre a sorte de ter comprado um que foi feito numa segunda-feira... Mas amigo - é a vida.
 
Last edited:
Back
Top