Cuidar do ar condicionado

Se não entendes de ac, e ainda comparas 2 sistemas com semelhanças mas diferentes, é melhor pesquisares, lolol.
 
Resumindo, o que expliquei acima, alem de não ser o que faz parte das recomendações das oficinas, pois acho um exagero descabido fazer revisões de 2 em 2 anos. Depois não é um negocio, apenas é uma forma de manter saudável o ac. Até porque os ac de hoje em dia são bem mais fracos e avariam muito mais que os de ha 10 anos atras.

- - - - - - - - - -

Depois ac de alguns anos para ca, fazem temperaturas menos baixas em cerca de -2•
 
Pelo que li o gás nos sistemas de AC dos automóveis "perde-se" devido ás condições que o veiculo passa, por exemplo o compressor estando colocado junto ao motor sofre diferenças de temperaturas e nunca veda a 100% assim como os segmentos do motor, logo penso ser normal este ir-se "perdendo" com o tempo.

Um frigorífico fica em casa sossegado :)
 
Pelo que li o gás nos sistemas de AC dos automóveis "perde-se" devido ás condições que o veiculo passa, por exemplo o compressor estando colocado junto ao motor sofre diferenças de temperaturas e nunca veda a 100% assim como os segmentos do motor, logo penso ser normal este ir-se "perdendo" com o tempo.

Um frigorífico fica em casa sossegado :)


Fala pelo teu, o meu é um terrorista... :'(
 
Algumas das coisas ja faço... filtro(carvão activo) e desinfeção das condutas anualmente é certinho.

Por acaso carreguei o AC do B8 no ano passado, ou seja tinha 3 anos, notei numa viagem com 40º exteriores o AC não estava a conseguir arrefecer o habitaculo em condições. Na altura a Bosch lançou uma maquina de carregar AC nova, nada melhor que a testar :)
A vantagem era conseguir limpar/desentupir o circuito, acho que as anteriores faziam vacuo e depois enchiam logo, a nova fazia vacuo, metia gás, voltava a fazer vacuo e assim sucessivamente ate ficar a capacidade desejada de gás.

No final com oleo e gás novo, até as "alhetas" de saida do ar no habitaculo parece que congelavam :lol:
 
O filtro esse aí na B5 e no Leon é trocado todos os anos, e que num ano o filtro fica totalmente preto...
Agora os carros que tenho em Portugal esses aí já aguentam mais algum tempo (2 anos mais o menos)
 
Esta questão é bastante pertinente, e existe oficinas que fazem como o pratinhol disse, apenas acrescentam o gás.

Uma revisão ao AC é bastante mais que isso, passa por retirar todo o gás e oleo velho do sistema e isso acrescenta bastante vida util ao compressor.

Quem já viu fazer esta operação sabe muito bem a diferença da cor entre o oleo que sai e o que metemos.

É importante que este serviço seja feito em casas com boas máquinas e bons conhecimentos para não existir erros.
 
A desinfetar é feita com um spray especifico que ronda os 15/20€ e é descarregado diretamente na entrada da ventilação e já com o filtro fora para não interromper a limpeza a meio das tubagens. Depois de feito, leva obrigatoriamente um filtro novo.
 
Back
Top