Cuidar do ar condicionado

Cuidados a ter com o AC dos automóveis e cuidar também da nossa saúde:
-Verificar o gaz entre 3 a 4 anos (apenas verificar pressões)
-Verificar fugas (anualmente e com ajuda de tinta de gaz quando aplicavel)
-Substituir o filtro do habitáculo anualmente ou de 30 em 30.000kms(carvão activo de preferência).
-Deve-se executar uma limpeza ao sistema de ventilação e AC de 60 em 60.000kms. Se o fizerem anualmente, tanto melhor.
-O filtro do habitáculo deve ser sempre de carvão ativo (previne cheiros e bactérias)
-O AC deve ser utilizado durante todo o ano. Mesmo de inverno, deve-se ligar de vez em quando para manter o compressor lubrificado e restantes tubagens. Em tempo de chuva, ajuda a eliminar humidades.
-Sempre que o AC está ligado, desligar, mas com a ventilação na mesma ativa, 2 ou 3 minutos antes de chegar ao destino. Assim, deixamos o evaporador secar um pouco melhor, e deixamos o corpo se habituar a temperatura ambiente para não haver choques térmicos, nocivos a nossa saúde. Também previne maus cheiros e formação de fungos e bactérias.
-Lubrificação d todas a flaps do climatronic (previne erros e avarias). As mesas com os anos ficam perras, o que origina avarias.
-Nunca, mas nunca utilizar desodorizantes auto com o AC ligado e até sem ele, pois com calor, são químicos pouco saudáveis. Gera mau cheiro no AC.

Espero que esta info seja útil.
 
Last edited:
Boa informação ;)
Mas a meu ver essa de controlar o Gas todos os 3/4 anos não vale a pena...Quando se nota que o AC começa a ficar mais fraco (como notei na B5) ai sim ir carregar/controlar
Eu por exemplo, tenho um carro ha 15 anos e até agora o AC esta tal e qual ao 1° de quando o comprei...
 
Boa informação ;)
Mas a meu ver essa de controlar o Gas todos os 3/4 anos não vale a pena...Quando se nota que o AC começa a ficar mais fraco (como notei na B5) ai sim ir carregar/controlar
Eu por exemplo, tenho um carro ha 15 anos e até agora o AC esta tal e qual ao 1° de quando o comprei...

E nunca lhe colocaste gas nestes 15 anos???
 
Tinha noção que se tinha de recarregar o Gás mais vezes dependendo do uso, mas que seria mais ou menos de 2 em 2 anos..
 
Mas o gaz mantem, só que a revisão ao gaz, faz-se de 4 em 4 para ao mesmo tempo que se muda o gaz, muda o óleo do circuito qe perde propriedades. Só estão por norma uns ml de óleo, este depois de envelhecer deixa de lubrificar correctamente, levando ao desgaste prematuro do compressor.
 
Mas o gaz mantem, só que a revisão ao gaz, faz-se de 4 em 4 para ao mesmo tempo que se muda o gaz, muda o óleo do circuito qe perde propriedades. Só estão por norma uns ml de óleo, este depois de envelhecer deixa de lubrificar correctamente, levando ao desgaste prematuro do compressor.
e como se muda o óleo do circuito?
 
Para manutenção do circuito.
O vácuo serve para sucção do óleo e tinta.

Queres por exemplo trocar vedantes e bombitos de travão, vais trocar o óleo de travões para quê?
 
Last edited:
Excelente tópico, mas temos que pensar no A/C auto como o frigorifico que temos em casa, é exactamente o mesmo sistema, e não se carrega o gaz do frigorifico de x em x tempo, como o exemplo Blue deu do carro dele... ;)

Claro que em termos de negócio, sim senhor convem fazer... :D
 
Não. Muda-se mesmo. Basa remover o gaz, criar o vácuo, com isto remove-se a maior parte do óleo, e depois injecta óleo novo e tinta se for para detectar fugas e depois as gramas correctas de gaz.
Verdade sim senhora...
Quando fui carregar o da minha B5, a maquina fazia tudo, tirava o gás antigo, tirava o óleo metia o oleo e voltava a encher de gás, e o liquido para detetar fugas

EDIT. Pratinhol, também sempre pensei assim, o AC no carro é como um frigorífico...só se mexe quando se nota que esta a falhar :p
 
Last edited:
Back
Top