Cuidados a ter com os automoveis, ESPECIALMENTE com os reprogramados

Re: Cuidados a ter com um carro reprogramado

jp__ disse:
Num carro de origem reprogramado, considerando um incremento de potência dentro do razoável, os cuidados a ter são iguais a um carro de origem!É obvio que está sujeito a mais desgaste se a tábua estiver constantemente colada ao tapete!De resto numa utilização normal, não terá nenhum problema devido à reprogramação!Se apertarem muito e constantemente com o carro, embraiagem e turbo são as primeiras coisas a cederem, normalmente, tanto num carro reprogramado como de origem, apenas mais rápido no carro reprogramado!
Sempre que se puxa por um carro turbinado convém passar uns minutinhos parado ou a andar calmamente, para o turbo não ficar a rodar com falta de óleo e a temperaturas altas, mas mais uma vez igual para carro reprogramado e de origem!Não puxar abaixo das 2000rpm, se o binário for muito aumentado, a embraiagem de origem vai estragar-se mais rápido, claro...mas tudo isso são coisas normais e controláveis pelo tipo de repro feita/condução!

Ora aí está, concordo em tudo e em todos os pontos que foram ditos até agora :!: Como a maior parte de todos sabem, já tive muitos problemas por causa de uma repro e um deles tem a ver com o facto de, na altura, eu abusar um pouco do carro abaixo das 2000 rpm...Enfim, sempre a aprender :!: :| :| :| :|
Como já disseram, não andar muitos Km a fundo na AE, durante muito tempo, no máximo uns 2 ou 3 minutos a fundo :!: Nem sei se deve ser tanto...
Mas, como o Neljoe disse, primeiro artilhar o carro com travões melhores e suspensões mais desportivas, tb foi uma coisa que não fiz na minha primeira repro...
Abraços
 
Re: Cuidados a ter com um carro reprogramado

boost disse:
Desculpem lá mas continuo na minha ...

Separem o raio das coisas :D :D :D :D :D

não é por nada, mas relativamente a carros alterados ainda só li isto ....

o resto é para todos os carros ....
Estou de acordo contigo em certa parte.

Ainda assim acho k s deve ter atenção especial aos motores "alterados" nessas condições, derreter pistões não é assim muito dificil... :twisted: :twisted:
 
Re: Cuidados a ter com um carro reprogramado

Helderacing disse:
derreter pistões não é assim muito dificil... :twisted: :twisted:

se tiveres o manómetro(s) apropriado secalhar prevines isso ;)
 
Re: Cuidados a ter com um carro reprogramado

boost disse:
se tiveres o manómetro(s) apropriado secalhar prevines isso ;)
No meu caso não adiantou muito, :evil: :evil:
mas ajuda sempre a prevenir lá isso é verdade...
 
Posso dar uma pequena ideia daquilo que faço a minha A4 , admito que no fim de lerem isto me chamem tolinho mas nem por isso o vou deixar de fazer.

Antes de mais e qualquer repro ha que conhecer bem o carro , saber a sua capacidade de acelaraçao e se o motor resiste bem a maus tratos de origem.Depois de conhecerem bem o motor convém analisar se a travagem do sistema do origem sera capaz de resistir bem como a capacidade de amortecimento. Existem alguns modelos que de origem ja sao bons n vale a pena mudar mto. Os que nao chega muda se ANTES de alterar o andamento do carro.

Depois ja mais confiante no carro que temos vamos ver a sua saude naquilo que é possível.
Bebe oleo? Se sim ver que tipo de oleo bebe e ponderar mudar marca ou graduação.
Aquece de mais? Ver bomba de agua , radiadores , termostato etc.
Gasta mto e anda mal? rever sistema de injecção , escape ,admissão...

Agora sim ja estamos mais ou menos capazes de ter um carro reprogramado cm os devidos cuidados.
Mas o pior vem agora... apos a repro os cuidados vao ser redobrados.
1000 em 1000kms convem inspeccionar todo o motor para fugas. Fugas num carro de origem sao más , fugas num carro reprogramado podem ser a morte do artista(turbo, motor ...)
Aproveitar ver nivel de oleo e agua ,estado do filtro de ar.
De 10 em 10mil kms (ou cada muda de oleo) verificar folgas no turbo (para os que nao tem é menos um trabalho)
Verificar sempre que possivel temperaturas apos a repro bem como pressoes etc (nao é preciso andar sempre cm manometros mas convem pelo menos medir no inicio)

No dia a dia e em andamento n ha muito mais a dizer.
Deixar aquecer o motor , e isto incluiu o oleo , puxar cm o motor a 90 graus de agua n é tao seguro quanto pensam , o oleo convem estar a mais de 70graus para n haver problemas.
Evitar muito tempo em carga maxima , se stock ja n é bom , cm repro muito menos.
Evitar arranques nos semaforos ao estilo "picao" , depois transmissoes e caixa é que sofrem.
Evitar difrenças de temperaturas e cargas... parar nas bombas da AE depois de puxar e desligar logo ou meter o carro na maquina de lavar depois de uma viagem ou um bom esticao.
Evitar sair da AE bruscamente , o aquecimento do motor depois de um esticao vai ser arrefecido cerca de 30s a 1min depois pelo sistema de refrigeraçao , se puxão pelo carro e saem da AE vao ver bem como ele aquece logo.
Evitar andar muitos quilometros a pastar , qualquer motor precisa de pressao para o seu bom funcionamento e para tal é preciso fazer rotaçoes altas de vez em quando para manter todos os vedantes e segmentos sobre pressao.(Aqui incluiu turbo de geometria a ficar presos)

Penso que consegui juntar mais ou menos tudo o que pensei estes anos , podem me chamar maluco (mesmo que n chamem eu sei lol) mas a verdade é que vou continuar cm estes cuidados enquanto ver que compensa ;)

Ahh , tenho outro carro stock que 90% destas preocupações n tenho :D

Cumps
 
Art disse:
Posso dar uma pequena ideia daquilo que faço a minha A4 , admito que no fim de lerem isto me chamem tolinho mas nem por isso o vou deixar de fazer.

Antes de mais e qualquer repro ha que conhecer bem o carro , saber a sua capacidade de acelaraçao e se o motor resiste bem a maus tratos de origem.Depois de conhecerem bem o motor convém analisar se a travagem do sistema do origem sera capaz de resistir bem como a capacidade de amortecimento. Existem alguns modelos que de origem ja sao bons n vale a pena mudar mto. Os que nao chega muda se ANTES de alterar o andamento do carro.

Depois ja mais confiante no carro que temos vamos ver a sua saude naquilo que é possível.
Bebe oleo? Se sim ver que tipo de oleo bebe e ponderar mudar marca ou graduação.
Aquece de mais? Ver bomba de agua , radiadores , termostato etc.
Gasta mto e anda mal? rever sistema de injecção , escape ,admissão...

Agora sim ja estamos mais ou menos capazes de ter um carro reprogramado cm os devidos cuidados.
Mas o pior vem agora... apos a repro os cuidados vao ser redobrados.
1000 em 1000kms convem inspeccionar todo o motor para fugas. Fugas num carro de origem sao más , fugas num carro reprogramado podem ser a morte do artista(turbo, motor ...)
Aproveitar ver nivel de oleo e agua ,estado do filtro de ar.
De 10 em 10mil kms (ou cada muda de oleo) verificar folgas no turbo (para os que nao tem é menos um trabalho)
Verificar sempre que possivel temperaturas apos a repro bem como pressoes etc (nao é preciso andar sempre cm manometros mas convem pelo menos medir no inicio)

No dia a dia e em andamento n ha muito mais a dizer.
Deixar aquecer o motor , e isto incluiu o oleo , puxar cm o motor a 90 graus de agua n é tao seguro quanto pensam , o oleo convem estar a mais de 70graus para n haver problemas.
Evitar muito tempo em carga maxima , se stock ja n é bom , cm repro muito menos.
Evitar arranques nos semaforos ao estilo "picao" , depois transmissoes e caixa é que sofrem.
Evitar difrenças de temperaturas e cargas... parar nas bombas da AE depois de puxar e desligar logo ou meter o carro na maquina de lavar depois de uma viagem ou um bom esticao.
Evitar sair da AE bruscamente , o aquecimento do motor depois de um esticao vai ser arrefecido cerca de 30s a 1min depois pelo sistema de refrigeraçao , se puxão pelo carro e saem da AE vao ver bem como ele aquece logo.
Evitar andar muitos quilometros a pastar , qualquer motor precisa de pressao para o seu bom funcionamento e para tal é preciso fazer rotaçoes altas de vez em quando para manter todos os vedantes e segmentos sobre pressao.(Aqui incluiu turbo de geometria a ficar presos)

Penso que consegui juntar mais ou menos tudo o que pensei estes anos , podem me chamar maluco (mesmo que n chamem eu sei lol) mas a verdade é que vou continuar cm estes cuidados enquanto ver que compensa ;)

Ahh , tenho outro carro stock que 90% destas preocupações n tenho :D

Cumps

Acho que vou tirar os 154cvs e voltar a andar com os 115cvs... DA-SE :!:

:eek:
 
Art disse:
Ahh , tenho outro carro stock que 90% destas preocupações n tenho :D

Cumps

Exacto esta frase diz tudo, tenho um 206 1.1 com 8 anos e com cerca dos mesmo km que o meu A3 tem. Não tenho cerca de 90% das preocupações que tenho com o meu e até agora deu menos problemas em 8 anos que o meu num ano, são carros completamente diferente...em tudo :roll:
 
Tinoni disse:
sim...

Long Lifes em carros reprogramados ? á malucos para tudo.... :D
totalmente de acordo ctg, cuidado com esses oleos mesmo stock :!:
e espacos entre as revisoes como ja citado max. 10000 :!:
 
Back
Top