Cuidados a ter com os automoveis, ESPECIALMENTE com os reprogramados

Boas,

Há uns tempos li aqui no forum (penso eu) um topico com algumas dicas/cuidados a ter com os carros reprogramados, eu tentei procurar mas não estava a encontrar o que procurava, por isso decidi criar um novo e todos os users podem ir dizendo coisas diferentes que eu vou acrescentando ao topico inicial.

Começo já pelas que me vou lembrando..

:arrow: Evitar de andar com o carro na reserva
:arrow: Evitar acelarações bruscas com o carro ainda frio
:arrow: Tentar não pisar abaixo das 2000RPM
:arrow: Revisoes a tempo e horas com o oleo recomendado pelo fabricante
:arrow: De preferencia usar gasoleo de qualidade
:arrow: Não fazer arranques abusivos
:arrow: Deixar o turbo respirar uns 2min antes de desligar o carro
:arrow: Fazer os ultimos kms da viagem com calma


Vão dizendo mais...

Cumps[]8)
 
Re: Cuidados a ter com um carro reprogramado

:arrow: Evitar de andar com o carro na reserva
:arrow: Evitar acelarações bruscas com o carro ainda frio
:arrow: Tentar não pisar abaixo das 2000RPM
:arrow: Revisoes a tempo e horas com o oleo recomendado pelo fabricante
 
Re: Cuidados a ter com um carro reprogramado

rjbonifacio disse:
mas isso é para se fazer de kualker forma? n?

ora nem mais ... ;)

leiam bem as dicas que aí estão ....

Não é suposto esses cuidados tb acontecerem mesmo estando o carro original?!?!?!?!?

Agora se me disserem ....

Evitar espetar no carro 50km de pé na chapa, até sou capaz de concordar

Aplicar manómetros de:

- Pressão do turbo
- Pressão do óleo
- Temperatura do óleo

e em preparações mais "carregadas"
- Manómetro de EGT's

assim até concordava ;)
 
Re: Cuidados a ter com um carro reprogramado

Não fazer arranques abusivos...

embreagem, transmissoes, etc... vao sofrer mais pressao e como tal mais tendencia para ceder nestas condições
 
Re: Cuidados a ter com um carro reprogramado

..ou seja....o melhor é mesmo não fazer nenhuma reprogramação...para a carteira não sofrer mais, não é?
 
Re: Cuidados a ter com um carro reprogramado

ELFuracon disse:
..ou seja....o melhor é mesmo não fazer nenhuma reprogramação...para a carteira não sofrer mais, não é?

Nop! estes conselhos tambem se aplicam a carros sem repros...
 
Re: Cuidados a ter com um carro reprogramado

boost disse:
ora nem mais ... ;)

leiam bem as dicas que aí estão ....

Não é suposto esses cuidados tb acontecerem mesmo estando o carro original?!?!?!?!?

Agora se me disserem ....

Evitar espetar no carro 50km de pé na chapa, até sou capaz de concordar

Aplicar manómetros de:

- Pressão do turbo
- Pressão do óleo
- Temperatura do óleo

e em preparações mais "carregadas"
- Manómetro de EGT's

assim até concordava ;)

Se calhar dei mal o nome ao topico, se calhar devia-se chamar "Cuidados a ter com os automoveis, ESPECIALMENTE com os reprogramados"
 
Re: Cuidados a ter com um carro reprogramado

ThUnD3rFoX disse:
Se calhar dei mal o nome ao topico, se calhar devia-se chamar "Cuidados a ter com os automoveis, ESPECIALMENTE com os reprogramados"

ainda podes alterar...
 
Re: Cuidados a ter com um carro reprogramado

a questão não é o título que está, mas sim com o que vocês estão a escrever ...

os cuidados que li é suposto ser para todos os carros, independentemente de estarem com repro ou não .. pelo menos devia ser ...

quer dizer que, se o carro estiver stock o que está escrito em baixo não é preciso ter em atenção?!?!?!

:arrow: Evitar de andar com o carro na reserva
:arrow: Evitar acelarações bruscas com o carro ainda frio
:arrow: Tentar não pisar abaixo das 2000RPM
:arrow: Revisoes a tempo e horas com o oleo recomendado pelo fabricante
:arrow: De preferencia usar gasoleo de qualidade
:arrow: Não fazer arranques abusivos
:arrow: Deixar o turbo respirar uns 2min antes de desligar o carro
:arrow: Fazer os ultimos kms da viagem com calma


Isto é válido para tudo o que seja carro ... ;)
 
Re: Cuidados a ter com um carro reprogramado

Num carro de origem reprogramado, considerando um incremento de potência dentro do razoável, os cuidados a ter são iguais a um carro de origem!É obvio que está sujeito a mais desgaste se a tábua estiver constantemente colada ao tapete!De resto numa utilização normal, não terá nenhum problema devido à reprogramação!Se apertarem muito e constantemente com o carro, embraiagem e turbo são as primeiras coisas a cederem, normalmente, tanto num carro reprogramado como de origem, apenas mais rápido no carro reprogramado!
Sempre que se puxa por um carro turbinado convém passar uns minutinhos parado ou a andar calmamente, para o turbo não ficar a rodar com falta de óleo e a temperaturas altas, mas mais uma vez igual para carro reprogramado e de origem!Não puxar abaixo das 2000rpm, se o binário for muito aumentado, a embraiagem de origem vai estragar-se mais rápido, claro...mas tudo isso são coisas normais e controláveis pelo tipo de repro feita/condução!
 
Back
Top