CUIDADO NAS AUTO-ESTRADAS

ah ta bom,,,
eu também acho,,,
os comentários dele são menos felizes

menos felizes ?? tudo bem caro amigo

e voçê que passa por cima dum obstáculo que lhe estraga a viatura e se calhar nem parou , nem chamou as autoridades, diga-me é feliz ? deve ser , mas é pouco esperto, peço desculpa

Não tencionei ter comentários infelizes, fico é desapontado que tanta gente não saiba as leis que temos e os procedimentos a tomar em caso de acidente
 
Last edited:
epa simlesmente se pago um serviço e tenho danos com falta de cuidados alguem se tem de responsabilizar,é como os buracos na estrada que te partem as jantes! n te queixas á camara local?
bem burro és, n te esqueças é de chamar a autoridade!
 
epa simlesmente se pago um serviço e tenho danos com falta de cuidados alguem se tem de responsabilizar,é como os buracos na estrada que te partem as jantes! n te queixas á camara local?
bem burro és, n te esqueças é de chamar a autoridade!

nunca disse o contrário ! claro que reclamo, já passei numa tampa de esgoto que levantou e partiu o cárter e pagaram "quase tudo", pois quando vais á camara tens de levar o comprovativo dos danos causados, relatório das autoridades e orçamento da oficina.

eu pago imposto para não existir buracos na estrada , logo exijo a comparência das autoridades
 
Last edited:
nas AE é praticamente igual, pagas imposto + portagem . . .

é igual em quê ? no caso de buracos na estrada em AE ?

óbvio que nesse caso , só há um culpado,quem concessiona essa estrada.

a não ser que o buraco tenha sido feito por terceiros
 
Last edited:
é igual em quê ? no caso de buracos na estrada em AE ?

óbvio que nesse caso , só há um culpado,quem concessiona essa estrada.

a não ser que o buraco tenha sido feito por terceiros

ate podia ter sido feito por quartos, se n os apanharem a responsavel é sempre concecionaria, e eu simplesmente lhe dei um exemplo de buracos nas estradas camarárias, mas já reparei que o sr é guzão. . .
 
Meu caro Xoninhas, a ver se nos entendemos:
Nota 1
A interpretação das leis não é relativa, pode sim ser subjectiva. O que com isto quero dizer é que existem de facto leis que poderão ter mais do que uma interpretação, daí a necessidade de deliberação por agentes da justiça (causídicos) e agentes de decisão (juízes ou colectivos de). Contudo, há leis que não são passíveis de duplo entendimento. É precisamente o caso. Qualquer obstáculo à circulação é responsabilidade da entidade ou empresa que tutela a via onde o acontecimento teve lugar.
Aqui está-se a discutir responsabilidades e, (como penso que você disse atrás e muito bem, se foi você) não existe diferença entre estrada municipal, auto estrada, via rápida, etc. A responsabilidade é de quem tutela e controla a via. Ponto. Aqui não há 2 formas de ver a coisa. É isso que a lei diz, agora se é fácil ou não fazer valer a lei, aí já outros "500". Mas isso não afecta a letra da lei. Tem o exemplo do homem, penso eu da região Sul, que foi badalado há uns meses, que decidiu tapar um buraco em frente a sua casa, numa via municipal, e que foi não só multado como ficou com pena de prisão suspensa por "utilização abusiva de via pública". Para a lei, tapar o buraco é exactamente a mesma coisa que construir um muro. A responsabilidade de "qualquer acção que altere a configuração da via é necessariamente responsabilidade dos autores de propriedade e, cuja violação é punida por lei". Um paralelo, um animal, um buraco, um muro são alterações às condições da via. Ponto.
Quanto ao exemplo do maluco que atira pedras em andamento, sim deve ser pedida responsabilidade à concessionária exactamente pelos mesmo pressupostos explicados acima. A concessionária é que terá de reportar às autoridades que, se encontrarem o delinquente deverão proceder à sua avaliação judicial e, consequentemente, a concessionária constitui-se assistente no processo e solicita ser ressarcida dos custos que teve. Não é o lesado que o tem de fazer enquanto tal.
Nota 2
As vedações não são responsabilidade dos proprietários do terreno, mas sim das concessionárias das vias, quando falamos de "extra perímetro urbano".
Nota 3
As autoestradas ou vias rápidas, ou na verdade qualquer via que seja, não são propriedade do Estado, ou melhor, Governo, porque Estado é outra coisa. São de usufruto do Governo, tendo poder para pedir a sua alteração, suspensão ou destruição. Se não acredita tem o exemplo claro das "rendas" que tanto se fala agora que, na prática implicam que o Governo fez um acordo de adjudicação e de garantia de utilização. Ou seja, o Governo diz que vão circular 500 mil carros por dia e que a adjudicação e pormenores do projecto tem de ter em conta esse valor. A empresa (privada ou público-privada, ou pública - não se confunda com Governo, mas sim entidade pública) executa o projecto com a contra partida de um mínimo de veículos circulantes sob pena de compensação. O que acontece é que existe a previsão de 500 mil, com mínimo de 400 mil, mas afinal só passam 200 mil. O Governo é obrigado a compensar a entidade com o valor equivalente à diferença entre a garantia e a realidade. Por isso foi uma grande negociata esta história da contrução de autoestradas e por isso se diz que foram acordos danosos para o Governo e, agora sim, para o Estado (todos nós que pagamos impostos).
E quanto a leis e sua interpratação, aprendi eu, devem sempre de "justa causa com conhecimento e fundamento nos parâmetros que as regem". Por outro lado ainda, descreve-se como "calúnia a afirmação da verdade da lei sem seu justo fundamento", acrescentando que o "desconhecimento da lei não é "per se" justificativo de incorrecta interpretação ou violação da mesma".
Se dúvidas houver, até me está a agradar a "discussão", portanto "bora para frente" :)
 
Obrigado, informação muito útil, só é triste cada vez mais pagarmos valores absurdos nas AE e nas SCUT e quando os azares acontecem o zé povinho é que se lixa sempre.
Quando é para receber louvores está sempre alguém a dar a cara, quando é para as responsabilidades fogem com o rabo á seringa
 
ate podia ter sido feito por quartos, se n os apanharem a responsavel é sempre concecionaria, e eu simplesmente lhe dei um exemplo de buracos nas estradas camarárias, mas já reparei que o sr é guzão. . .


as empresas concessionárias de AE não têm o dever de apanhar quem fez o buraco.
Só as autoridades o podem fazer, penso que saiba disso.

esse do Sr.é gozão , é porque és um miúdo que ainda deve ter muito para aprender, porque eu não gozo com ninguem.... há cada um....fim de conversa consigo

- - - - - - - - - -

Meu caro Xoninhas, a ver se nos entendemos:
Nota 1
A interpretação das leis não é relativa, pode sim ser subjectiva. O que com isto quero dizer é que existem de facto leis que poderão ter mais do que uma interpretação, daí a necessidade de deliberação por agentes da justiça (causídicos) e agentes de decisão (juízes ou colectivos de). Contudo, há leis que não são passíveis de duplo entendimento. É precisamente o caso. Qualquer obstáculo à circulação é responsabilidade da entidade ou empresa que tutela a via onde o acontecimento teve lugar.
Aqui está-se a discutir responsabilidades e, (como penso que você disse atrás e muito bem, se foi você) não existe diferença entre estrada municipal, auto estrada, via rápida, etc. A responsabilidade é de quem tutela e controla a via. Ponto. Aqui não há 2 formas de ver a coisa. É isso que a lei diz, agora se é fácil ou não fazer valer a lei, aí já outros "500". Mas isso não afecta a letra da lei. Tem o exemplo do homem, penso eu da região Sul, que foi badalado há uns meses, que decidiu tapar um buraco em frente a sua casa, numa via municipal, e que foi não só multado como ficou com pena de prisão suspensa por "utilização abusiva de via pública". Para a lei, tapar o buraco é exactamente a mesma coisa que construir um muro. A responsabilidade de "qualquer acção que altere a configuração da via é necessariamente responsabilidade dos autores de propriedade e, cuja violação é punida por lei". Um paralelo, um animal, um buraco, um muro são alterações às condições da via. Ponto.
Quanto ao exemplo do maluco que atira pedras em andamento, sim deve ser pedida responsabilidade à concessionária exactamente pelos mesmo pressupostos explicados acima. A concessionária é que terá de reportar às autoridades que, se encontrarem o delinquente deverão proceder à sua avaliação judicial e, consequentemente, a concessionária constitui-se assistente no processo e solicita ser ressarcida dos custos que teve. Não é o lesado que o tem de fazer enquanto tal.
Nota 2
As vedações não são responsabilidade dos proprietários do terreno, mas sim das concessionárias das vias, quando falamos de "extra perímetro urbano".
Nota 3
As autoestradas ou vias rápidas, ou na verdade qualquer via que seja, não são propriedade do Estado, ou melhor, Governo, porque Estado é outra coisa. São de usufruto do Governo, tendo poder para pedir a sua alteração, suspensão ou destruição. Se não acredita tem o exemplo claro das "rendas" que tanto se fala agora que, na prática implicam que o Governo fez um acordo de adjudicação e de garantia de utilização. Ou seja, o Governo diz que vão circular 500 mil carros por dia e que a adjudicação e pormenores do projecto tem de ter em conta esse valor. A empresa (privada ou público-privada, ou pública - não se confunda com Governo, mas sim entidade pública) executa o projecto com a contra partida de um mínimo de veículos circulantes sob pena de compensação. O que acontece é que existe a previsão de 500 mil, com mínimo de 400 mil, mas afinal só passam 200 mil. O Governo é obrigado a compensar a entidade com o valor equivalente à diferença entre a garantia e a realidade. Por isso foi uma grande negociata esta história da contrução de autoestradas e por isso se diz que foram acordos danosos para o Governo e, agora sim, para o Estado (todos nós que pagamos impostos).
E quanto a leis e sua interpratação, aprendi eu, devem sempre de "justa causa com conhecimento e fundamento nos parâmetros que as regem". Por outro lado ainda, descreve-se como "calúnia a afirmação da verdade da lei sem seu justo fundamento", acrescentando que o "desconhecimento da lei não é "per se" justificativo de incorrecta interpretação ou violação da mesma".
Se dúvidas houver, até me está a agradar a "discussão", portanto "bora para frente" :)

Quase tudo o que disse, está certo, mas nunca disse o contrário.
Se um objecto está na via a BT/PSP e a empresa concessionária têm o dever de o retirar, desde que estes tomem conhecimento, isto no menor tempo possivel e com os meios disponiveis que esses meios disponiveis fazem parte no contrato de concessão.
...ou seja a BT ou PSP ou a concessionária têm de provar que passam lá X vezes por dia.
Essas provas julgo serem dadas nas reclamações e em tribunal.


outra coisa que lhe aconselho e como já reparei que escreve muito, é o seguinte;
A SUA NOTA 1 está quase toda correcta, e eu nunca disse o contrário.

voçê é assertivo em algumas coisas e em outras nem tanto ( não leve a mal).
Por enquanto todas as estradas são do estado.
As vedações ainda não houvi dizer que eram propriedade do terreno adjacente ás mesmas e por ai fora.

Descontentes com estas empresas e quase todas em Portugal, estamos todos.
Maus serviços e tudo muito caro.
O mal é geral meu amigo, é com isto que temos de gramar.
Mas isso não nos impede de agir da melhor forma e de sabermos quais os procedimentos a tomar.
pagar portagem não serve de seguro para todas as ocorrências criadas por terceiros.
...mas as pessoas pensam que por pagar portagem inclúi tudo, mas não é assim.
 
Last edited:
Primeiro,,sou muito feliz,,mais do que você de certeza..
Segundo,,passei por cima do pneu na AE,parei na berma pouco à frente ,,vesti o colete,meti o triângulo
Terceiro,,esteve presente não uma mas duas carrinhas da assistência e um carro BT/GNR
Quarto,,a assistência fez o check à Audi e eu prestei declarações à BT/GNR..
Quinto,,o senhor da assistência deu-me uma papel para preencher e enviar a reclamação para a BRISA pois eles é que devem pagar,,
Sexto,,peço desculpa,,mas melhor Humilde que esperto....


menos felizes ?? tudo bem caro amigo

e voçê que passa por cima dum obstáculo que lhe estraga a viatura e se calhar nem parou , nem chamou as autoridades, diga-me é feliz ? deve ser , mas é pouco esperto, peço desculpa

Não tencionei ter comentários infelizes, fico é desapontado que tanta gente não saiba as leis que temos e os procedimentos a tomar em caso de acidente

- - - - - - - - - -

....sou uma pessoa que conheçe as leis, não defendo empresas nenhumas

- - - - - - - - - -



Obrigado pela resposta.
Sim infelizmente a culpa pode não ser sua.

Mas a lei diz-lhe que o senhor " não parou no espaço livre e visivel á sua frente e logo é 100% culpado"...lamento , mas é a lei e aprende-se isso quando se tira a carta de condução.

cabe tambem á concessionária da AE e das camaras municipais ,limpar as vias e fazer visionamentos nessas vias pelas autoridades....impossivel é fazê-lo minuto a minuto e essa situações que refere acontecem por minutos..
Chame sempre a BT e um elemento da Auto-estrada para confirmar os danos na sua viatura, pois como já referi, até pode ser que a BT tenha identificado o causador.( carros com pneus furados não vão longe)...

exprimente dizer isto que voçê disse a um juiz;

""se me aparece um pneu na faixa da esquerda do nada,,a culpa não será minha de certeza né?..""

Cumprimentos
.

Minha culpa tenho certeza que não é porque nem perdi um pneu nem pedi a ninguém para o fazer,,portanto a responsabilidade não é minha,,,,quer continuar?!?!?!
 
Primeiro,,sou muito feliz,,mais do que você de certeza..
Segundo,,passei por cima do pneu na AE,parei na berma pouco à frente ,,vesti o colete,meti o triângulo
Terceiro,,esteve presente não uma mas duas carrinhas da assistência e um carro BT/GNR
Quarto,,a assistência fez o check à Audi e eu prestei declarações à BT/GNR..
Quinto,,o senhor da assistência deu-me uma papel para preencher e enviar a reclamação para a BRISA pois eles é que devem pagar,,
Sexto,,peço desculpa,,mas melhor Humilde que esperto....




- - - - - - - - - -



Minha culpa tenho certeza que não é porque nem perdi um pneu nem pedi a ninguém para o fazer,,portanto a responsabilidade não é minha,,,,quer continuar?!?!?!

Quero continuar com toda a certeza caro amigo.
Eu nunca disse que a responsabilidade era sua.
E retiro que disse que vossa excelência era pouco esperto, afinal tomou todos os procedimentos correctos, mas já podia ter dito isso antes.
Sendo assim trata-se de um incidente que com toda a certeza vai ter resposta das autoridades, não acha ?

È que o Sr. pega num tópico antigo que difama X ou Y e coloca o seu assunto !! fica no ar a ideia que concorda !

Isso é um acidente registado, ninguem aqui no forum lhe pode dizer algo sobre ele.
Pode e deve fazer reclamação, veja lá que o Sr.da Brisa até lhe deu um papel para reclamar !!!

Está no seu direito.

Já agora podia ter aberto um tópico especifico para os users darem uma opnião aparte.

Só uma pergunta , simples curiosidade ! concorda com o inicio deste tópico ?



cump.
 
Last edited:
Desde já peço desculpa então,,pensei que se enquadrava neste tópico a minha situação..

Apenas estava a estranhar tanta agitação ...

Desculpas sinceras aos membros audipt.com

Abraço
 
Desde já peço desculpa então,,pensei que se enquadrava neste tópico a minha situação..

Apenas estava a estranhar tanta agitação ...

Desculpas sinceras aos membros audipt.com

Abraço

Sr Daniel, alguns users do Audipt concordam com o tópico , dai talvez as minhas palavras menos felizes.

Não defendo ninguem como já deve ter reparado, defendo é que nós clientes saibamos tomar os procedimentos correctos. Nesse caso o seu testemunho em que revela quais os procedimentos que tomou, é o que todos deviam fazer, fez muito bem em parar na berma.
Só falta a reclamação a contar o sucedido.
A BT no local normalmente divulga se sabe quem é o causador, porque imagine que a BT a seguir apanhou um carro a mudar a roda, e identificou o condutor !!?
Agora é esperar a resposta da BT e da concessionária.
Boa sorte.
No caso de não se apurar quem causou o estrago, como lhe disse uns posts atrás, será dificil a responsabilidade ser da BT ou concessionária.

Abraço ;)
 
Last edited:
Não levo nada mal, companheiro! Antes pelo contrário. Expresso o meu entendimento da situação, precisamente no sentido de a ver discutida!!! Aliás, já meti bem os pés pelas mãos num tópico por causa do GPL e até fui pouco... cordial, porque estava incorrecto. Daí a piada destes fóruns. A verdade é que, com um pouco daqui e pouco dali, lá vamos nós enchendo o nosso "saco" de conhecimento.
Bem haja por assim ser!!!
 
Last edited:
Não levo nada mal, companheiro! Antes pelo contrário. Expresso o meu entendimento da situação, precisamente no sentido de a ver discutida!!! Aliás, já meti bem os pés pelas mãos num tópico por causa do GPL e até fui pouco... cordial, porque estava incorrecto. Daí a piada destes fóruns. A verdade é que, com um pouco daqui e pouco dali, lá vamos nós enchendo o nosso "saco" de conhecimento.
Bem haja por assim ser!!!

Bem .haja
Um Abraço Conde
 
Back
Top