CUIDADO NAS AUTO-ESTRADAS

Opa o gaijo da brisa que me garantisse que agora era ele que tratava de tudo e depois eu ficava a arder com o prejuiso no dia seguinte aparecia esticado num caixote do lixo... Qual brigada qual que para mim a palavra de uma pessoa vale ouro, se não cumprir a palavra paga as consequencias...

seja como for é uma info bastante util para quem não goste de armar confusões...

existe tantas concessionárias em Portugal.

num caixote do lixo ? hummmm

- - - - - - - - - -

Tópico iniciado em 2008... :D

obrigado Pratinhol, nem vi !! as minhas desculpas ao PAM em ter dito que o mail era actual
 
Last edited:
foi na A1 pouco depois de ter entrado em Coimbra Norte em direção ao Porto...
Não foi ninguém que ia na minha frente pois não estava ninguém parado na berma..
Vou mandar carta para a Brisa pois eles tem o dever de ter as Auto-Estradas limpas para podermos viajar em segurança,,,se me aparece um pneu na faixa da esquerda do nada,,a culpa não será minha de certeza né?..

Abraço
 
mentir é feio rapaz.

Dá-me o nome do funcionário que fez isso ???

outra coisa esse mail que copiaste duma reclamação é mais antigo que o Cag@r de cocras

outra coisa que se deve esclarecer é que como voçê disse e bem se os objectos são largados por outras viaturas , ou porque rebentam pneus , ou porque abandonam animais, etc etc etc , achas que a culpa é da concessionária ??

então eu vou a sua casa , largo lá uma bomba para detonar em 5 segundos, voçê não consegue retirar a bomba a tempo , a casa explode....a culpa é de quem ?? é sua porque é o dono da casa e não conseguíu tirar a bomba a tempo ???

se quiser faça uma reclamação, que eu próprio lhe respondo por PM.
Agora difamar sem provas , é feio.

Por mim apaguem o tópico sff com urgência, pois a BT no local é uma obrigação da BT e da concessionária.

provas do que disse !!?? a aguardar :S:S

só uma ressalva, para que fique esclarecido , a concessionária não coloca objectos nas estradas e o senhor não é conhecedor dos procedimentos das concessionárias nem da BT.

- - - - - - - - - -



isso foi onde mesmo ??.

o causador foi identificado ????

se calhar seguia mesmo na sua frente e voçê não víu ! a culpa é da Brisa ? porque tinha de ter uma grua a cada 100 metros para retirar o pneu que o outro deixou, deve ser isso que pretendem !!


Bom DIa!
Apesar de ser um tópico antigo, acho que é importante esclarecer aqui algumas questões.
Detritos na estrada que provoquem um acidente - sim, a potencial culpada é a concessionária, com a excepção de os danos serem provocados por um outro acidente no momento (ou seja, onde seja possível identificar a viatura que provocou o acidente, mas aí vale o regulamento geral de acidentes).
É importante esclarecer que detritos que sejam deixados na estrada por acidentes que ocorreram (bem como animais mortos, ramos, pneus, pedras) são sempre imputáveis à concessionária dado que é sua responsabilidade garantir a limpeza da estrada e as condições para circulação a velocidade considerada legalmente elevadas, (70km, 90km ou 120km/h) - é para isso que se pagam portagens, para suportar os custos de construção e manutenção.
É responsabilidade das concessionárias a garantia de isolamento das vias (autoestradas) que permita a circulação de forma segura a velocidades elevadas. É responsabilidade das concessionárias garantir a manutenção das vias com circulação através de mecanismos para o efeito, sendo eles: equipas de manutenção que circulam na estrada, vigilância através de câmaras, activação da sinalização automática para avisar os condutores, colaboração com as autoridades. A única excepção poderá ser a existência de um avisos e o condutor desrespeitar os mesmos não acautelando as indicações como redução da velocidade, interrupção da marcha. Mas mesmo nestas situações caberá a um tribunal decidir.
Obviamente que os profissionais das concessionárias não dominam, nem têm de o fazer, as condicionantes legais. Não é essa a sua função. É sim, intervir quando solicitados e proceder em conformidade para garantir as condições de segurança na circulação, mas tal não isenta a concessionária de responsabilidades.

Quanto ao comentário da bomba, vai-me desculpar mas é das coisas mais descabidas que já ouvi... Mas para falar de explosões, você compra uma botija de gás, ela vem com defeito e explode-lhe a casa. Pela sua lógica a responsabilidade é sua porque você é que não se aperceber que a válvula tinha defeito...? Não me parece, mas cada qual com a sua... é à custa dessas percepções que as seguradoras têm dos melhores negócios do mundo...
Eu percebo que até, se calhar, está a vestir a camisola, e acho muito bem, agora usar este discurso pouco decoroso, agressivo a questionar tudo e todos quando na verdade a regulamentação não está inegavelmente do seu lado...
 
Exacto,,,alguem tem responsabilidades,,,pagamos portagens e as AUTO ESTRADAS pelo menos devem estar limpas...

Pelo sim ou pelo o nao... Chama-se sempre as autoridades, eu pago impostos, estou no meu direito de os chamar para levantar o auto...

Aqui perto da minha aldeia, á uns anos atras ouve alguem que atropelou uma vaca na A2... Querem ver que foi alguem que abandonou por la o animal? :D

Quem é a responsabilidade?


fica o link da noticia..
Vaca na A2 provoca três feridos - Portugal - Correio da Manhã

- - - - - - - - - -

Até agora tudo o que li e feedbacks de pessoas dizem que o procedimento correcto é fazer uma reclamação pois está no dever da Brisa a limpeza das auto estradas,,etc etc..
Pode demorar tempo na resposta deles ,mas eu não desistir ou simplesmente deixar passar..

Obrigado
Bom DIa!
Apesar de ser um tópico antigo, acho que é importante esclarecer aqui algumas questões.
Detritos na estrada que provoquem um acidente - sim, a potencial culpada é a concessionária, com a excepção de os danos serem provocados por um outro acidente no momento (ou seja, onde seja possível identificar a viatura que provocou o acidente, mas aí vale o regulamento geral de acidentes).
É importante esclarecer que detritos que sejam deixados na estrada por acidentes que ocorreram (bem como animais mortos, ramos, pneus, pedras) são sempre imputáveis à concessionária dado que é sua responsabilidade garantir a limpeza da estrada e as condições para circulação a velocidade considerada legalmente elevadas, (70km, 90km ou 120km/h) - é para isso que se pagam portagens, para suportar os custos de construção e manutenção.
É responsabilidade das concessionárias a garantia de isolamento das vias (autoestradas) que permita a circulação de forma segura a velocidades elevadas. É responsabilidade das concessionárias garantir a manutenção das vias com circulação através de mecanismos para o efeito, sendo eles: equipas de manutenção que circulam na estrada, vigilância através de câmaras, activação da sinalização automática para avisar os condutores, colaboração com as autoridades. A única excepção poderá ser a existência de um avisos e o condutor desrespeitar os mesmos não acautelando as indicações como redução da velocidade, interrupção da marcha. Mas mesmo nestas situações caberá a um tribunal decidir.
Obviamente que os profissionais das concessionárias não dominam, nem têm de o fazer, as condicionantes legais. Não é essa a sua função. É sim, intervir quando solicitados e proceder em conformidade para garantir as condições de segurança na circulação, mas tal não isenta a concessionária de responsabilidades.

Quanto ao comentário da bomba, vai-me desculpar mas é das coisas mais descabidas que já ouvi... Mas para falar de explosões, você compra uma botija de gás, ela vem com defeito e explode-lhe a casa. Pela sua lógica a responsabilidade é sua porque você é que não se aperceber que a válvula tinha defeito...? Não me parece, mas cada qual com a sua... é à custa dessas percepções que as seguradoras têm dos melhores negócios do mundo...
Eu percebo que até, se calhar, está a vestir a camisola, e acho muito bem, agora usar este discurso pouco decoroso, agressivo a questionar tudo e todos quando na verdade a regulamentação não está inegavelmente do seu lado...
 
mentir é feio rapaz.

Dá-me o nome do funcionário que fez isso ???

outra coisa esse mail que copiaste duma reclamação é mais antigo que o Cag@r de cocras

outra coisa que se deve esclarecer é que como voçê disse e bem se os objectos são largados por outras viaturas , ou porque rebentam pneus , ou porque abandonam animais, etc etc etc , achas que a culpa é da concessionária ??

então eu vou a sua casa , largo lá uma bomba para detonar em 5 segundos, voçê não consegue retirar a bomba a tempo , a casa explode....a culpa é de quem ?? é sua porque é o dono da casa e não conseguíu tirar a bomba a tempo ???

se quiser faça uma reclamação, que eu próprio lhe respondo por PM.
Agora difamar sem provas , é feio.

Por mim apaguem o tópico sff com urgência, pois a BT no local é uma obrigação da BT e da concessionária.

provas do que disse !!?? a aguardar :S:S

só uma ressalva, para que fique esclarecido , a concessionária não coloca objectos nas estradas e o senhor não é conhecedor dos procedimentos das concessionárias nem da BT.



- - - - - - - - - -



isso foi onde mesmo ??.

o causador foi identificado ????

se calhar seguia mesmo na sua frente e voçê não víu ! a culpa é da Brisa ? porque tinha de ter uma grua a cada 100 metros para retirar o pneu que o outro deixou, deve ser isso que pretendem !!

das duas uma, ou és dono ou tens sociedade, só pode ... com um comentário destes
 
Last edited:
mentir é feio rapaz.

Dá-me o nome do funcionário que fez isso ???

outra coisa esse mail que copiaste duma reclamação é mais antigo que o Cag@r de cocras

outra coisa que se deve esclarecer é que como voçê disse e bem se os objectos são largados por outras viaturas , ou porque rebentam pneus , ou porque abandonam animais, etc etc etc , achas que a culpa é da concessionária ??

então eu vou a sua casa , largo lá uma bomba para detonar em 5 segundos, voçê não consegue retirar a bomba a tempo , a casa explode....a culpa é de quem ?? é sua porque é o dono da casa e não conseguíu tirar a bomba a tempo ???

se quiser faça uma reclamação, que eu próprio lhe respondo por PM.
Agora difamar sem provas , é feio.

Por mim apaguem o tópico sff com urgência, pois a BT no local é uma obrigação da BT e da concessionária.

provas do que disse !!?? a aguardar :S:S

só uma ressalva, para que fique esclarecido , a concessionária não coloca objectos nas estradas e o senhor não é conhecedor dos procedimentos das concessionárias nem da BT.

- - - - - - - - - -



isso foi onde mesmo ??.

o causador foi identificado ????

se calhar seguia mesmo na sua frente e voçê não víu ! a culpa é da Brisa ? porque tinha de ter uma grua a cada 100 metros para retirar o pneu que o outro deixou, deve ser isso que pretendem !!



boas, é tudo o que se disse e os pedregulhos a serem arremeçados das pontes, caso n saiba tambem cabe á consecionaria isolar os desnibles para isso n acontecer! só é pena n lhe acontecer a si uma situação destas!
Eolhe que n costumo desejar mal a ninguem mas á comentarios e comentarios, ade ser grande socio neste caso da brisa, só tem razão num ponto, é falar-se em "brisa" sim difama-se so a imagem da brisa, por isso troquemos por concecionárias!
continuação
 
Pelo sim ou pelo o nao... Chama-se sempre as autoridades, eu pago impostos, estou no meu direito de os chamar para levantar o auto...

Aqui perto da minha aldeia, á uns anos atras ouve alguem que atropelou uma vaca na A2... Querem ver que foi alguem que abandonou por la o animal? :D

Quem é a responsabilidade?


fica o link da noticia..
Vaca na A2 provoca três feridos - Portugal - Correio da Manhã

pode ter sido a vaca que partiu a vedação....
as vedações são impostas pelo estado que determina na concessão esse tipo de vedações.
...ou seja a estrada é do estado concessionada a outros, que em contratos de concessão definem todas essas obrigações ( vedações , pontes, etc).
Nas linhas férreas igualmente, existe uma obrigação da concessionária colocar certos tipos de vedação.
cump.

mas concerteza que nesse caso houve um culpado.
ou a concessionária ou o dono da vaca

- - - - - - - - - -

boas, é tudo o que se disse e os pedregulhos a serem arremeçados das pontes, caso n saiba tambem cabe á consecionaria isolar os desnibles para isso n acontecer! só é pena n lhe acontecer a si uma situação destas!
Eolhe que n costumo desejar mal a ninguem mas á comentarios e comentarios, ade ser grande socio neste caso da brisa, só tem razão num ponto, é falar-se em "brisa" sim difama-se so a imagem da brisa, por isso troquemos por concecionárias!
continuação
não, não sou sócio da Brisa e detesto o preço que pago nas portagens
pedras atiram de todo o lado, seja pontes ou não !! infelizmente é o pais que temos, porque pela sua ordem de ideias só mesmo com uma rede por cima das estradas todas se evitava esses casos, o que não é possivel.

- - - - - - - - - -

Bom DIa!
Apesar de ser um tópico antigo, acho que é importante esclarecer aqui algumas questões.
Detritos na estrada que provoquem um acidente - sim, a potencial culpada é a concessionária, com a excepção de os danos serem provocados por um outro acidente no momento (ou seja, onde seja possível identificar a viatura que provocou o acidente, mas aí vale o regulamento geral de acidentes).
É importante esclarecer que detritos que sejam deixados na estrada por acidentes que ocorreram (bem como animais mortos, ramos, pneus, pedras) são sempre imputáveis à concessionária dado que é sua responsabilidade garantir a limpeza da estrada e as condições para circulação a velocidade considerada legalmente elevadas, (70km, 90km ou 120km/h) - é para isso que se pagam portagens, para suportar os custos de construção e manutenção.
É responsabilidade das concessionárias a garantia de isolamento das vias (autoestradas) que permita a circulação de forma segura a velocidades elevadas. É responsabilidade das concessionárias garantir a manutenção das vias com circulação através de mecanismos para o efeito, sendo eles: equipas de manutenção que circulam na estrada, vigilância através de câmaras, activação da sinalização automática para avisar os condutores, colaboração com as autoridades. A única excepção poderá ser a existência de um avisos e o condutor desrespeitar os mesmos não acautelando as indicações como redução da velocidade, interrupção da marcha. Mas mesmo nestas situações caberá a um tribunal decidir.
Obviamente que os profissionais das concessionárias não dominam, nem têm de o fazer, as condicionantes legais. Não é essa a sua função. É sim, intervir quando solicitados e proceder em conformidade para garantir as condições de segurança na circulação, mas tal não isenta a concessionária de responsabilidades.

Quanto ao comentário da bomba, vai-me desculpar mas é das coisas mais descabidas que já ouvi... Mas para falar de explosões, você compra uma botija de gás, ela vem com defeito e explode-lhe a casa. Pela sua lógica a responsabilidade é sua porque você é que não se aperceber que a válvula tinha defeito...? Não me parece, mas cada qual com a sua... é à custa dessas percepções que as seguradoras têm dos melhores negócios do mundo...
Eu percebo que até, se calhar, está a vestir a camisola, e acho muito bem, agora usar este discurso pouco decoroso, agressivo a questionar tudo e todos quando na verdade a regulamentação não está inegavelmente do seu lado...

e se a concessionária lhe disser que faz a limpeza das vias e que por exemplo 5 minutos antes passou uma carrinha a limpar a zona !! como fazem ?

não visto camisolas nenhumas meu caro amigo, só interpreto é as leis de forma diferente.

voçê paga o selo do carro e se lhe atirarem por exemplo uma pedra num viaduto ou passar por cima de um obstáculo numa via nacional, acha que alguem lhe paga alguma coisa ?,... não , ou se pagam é raro e salvo excessões onde se encontra o culpado como disse e bem, e mesmo quando se encontra culpados ( exemplo das tampas de esgoto), é uma carga de trabalhos para reaver o prejuizo.

voçê disse que é obrigação cameras de vigilância e sinalização automática para avisar condutores?
Certissimo, desde que existam meios para o fazer e conhecimento da ocorrência.
è que sinalização automática e cameras de vigilância não são uma obrigação existirem.

disse tambem que a concessionária deve garantir que os condutores circulem a velocidades elevadas ? errado ! circular a 120 km com condições metereológicas adversas ou com muito tráfego ir colado ao da frente e não guardar a distância de segurança é velocidade excessiva ( não interpretem como excesso de velocidade que é diferente).

Não percebeu o exemplo da bomba...ok talvez não me tenha explicado bem , lamento o exemplo que referi..
Então vamos supor que eu sou um maluquinho que vai de carro pela A1 com o carro cheio de calhaus da calçada, e a cada 5 km mando um calhau para as vias.
pergunto o seguinte a culpa é da concessionária ou da BT ???
óbvio que não !! a culpa é de quem atira os calhaus.
A BT e a concessionária só têm de provar que patrulham as vias.
 
Last edited:
das duas uma, ou és dono ou tens sociedade, só pode ... com um comentário destes

....sou uma pessoa que conheçe as leis, não defendo empresas nenhumas

- - - - - - - - - -

foi na A1 pouco depois de ter entrado em Coimbra Norte em direção ao Porto...
Não foi ninguém que ia na minha frente pois não estava ninguém parado na berma..
Vou mandar carta para a Brisa pois eles tem o dever de ter as Auto-Estradas limpas para podermos viajar em segurança,,,se me aparece um pneu na faixa da esquerda do nada,,a culpa não será minha de certeza né?..

Abraço

Obrigado pela resposta.
Sim infelizmente a culpa pode não ser sua.

Mas a lei diz-lhe que o senhor " não parou no espaço livre e visivel á sua frente e logo é 100% culpado"...lamento , mas é a lei e aprende-se isso quando se tira a carta de condução.

cabe tambem á concessionária da AE e das camaras municipais ,limpar as vias e fazer visionamentos nessas vias pelas autoridades....impossivel é fazê-lo minuto a minuto e essa situações que refere acontecem por minutos..
Chame sempre a BT e um elemento da Auto-estrada para confirmar os danos na sua viatura, pois como já referi, até pode ser que a BT tenha identificado o causador.( carros com pneus furados não vão longe)...

exprimente dizer isto que voçê disse a um juiz;

""se me aparece um pneu na faixa da esquerda do nada,,a culpa não será minha de certeza né?..""

Cumprimentos

- - - - - - - - - -

acho que n se concorda é com o xoninhas...

como me desejas-te mal , no post anterior.....
afirmo que já passei por cima de um cão e tambem por cima de pneus, tomei o procedimento correcto e chamei as autoridades.

não concordarem comigo, é-me indiferente, só vos estou a alertar para os procedimentos correctos, alertar não é concordar, ....pois estas situações acontecem a todos e com o estado actual do país, temos de tomar os procedimentos correctos.
 
Last edited:
Back
Top