Consumo de oleo em tdi 110 exagerado?

Eu ja fiz uma pesquisa mas em relaçao ao meu caso em particular nao obtive respostas.

nos ultimos 20 mil km ou seja 2 mudas de oleo, a cada muda ele aos 6 mil km tocava no minimo e eu punha até ao nivel maximo e até aos 10 mil nao tinha que por mais nada, pensei eu " bem... nao é muito, mas tambem podia beber menos oleo " e deixei andar, o oleo que tinha levado era 10w40 shell helix 505.00 etc...

Bem a ultima muda de oleo levou oleo e filtro de oleo , o oleo Motul 10w40 a respeitar a norma tambem e reparei que apos 1200 km feitos a vareta ( que tinha ficado a tocar no max ou seja os tracejados todos preenchidos de oleo, estava com 4 tracejados a menos do maximo.

Acho estranho pois se isso continuar assim daki a 1500 km ou 2000 km toca no minimo e isso nao acho normal.

Gostaria de ouvir as vossas opinioes, ou possiveis sintomas de carro a comer oleo pois nao sei quais sao ou se há. ;)
 
Last edited:
Isso é +- o que o meu motor novo esta a fazer mas com 5w40. Mudo o oleo e passados 5mil kms +- esta mesmo no minimo. Na ultima muda em 12mil kms gastei 3L lol
Mas pronto , o meu caso nao conta.

Cm motor de origem , mudava o oleo e ao fim de 10mil kms metia 0,5L e depois entre os 12 e 15mil kms ele batia no fim e eu mudava o oleo.
Isto tudo cm 5w40 BP 7000 Sport.

Nesse caso cm 10w40 que é bastante menos fino penso que nao devia estar a gastar tanto. Pelo que dizes gasta +- 1L a cada 6mil kms o que ainda é aceitavel mas ,repito , em 10w40 ja nao é tao normal.
O turbo como esta? O consumo pode ser sinal do turbo a dar as ultimas.

Cumps
 
Isso é +- o que o meu motor novo esta a fazer mas com 5w40. Mudo o oleo e passados 5mil kms +- esta mesmo no minimo. Na ultima muda em 12mil kms gastei 3L lol
Mas pronto , o meu caso nao conta.

Cm motor de origem , mudava o oleo e ao fim de 10mil kms metia 0,5L e depois entre os 12 e 15mil kms ele batia no fim e eu mudava o oleo.
Isto tudo cm 5w40 BP 7000 Sport.

Nesse caso cm 10w40 que é bastante menos fino penso que nao devia estar a gastar tanto. Pelo que dizes gasta +- 1L a cada 6mil kms o que ainda é aceitavel mas ,repito , em 10w40 ja nao é tao normal.
O turbo como esta? O consumo pode ser sinal do turbo a dar as ultimas.

Cumps

O turbo deverá estar sem problema algum... foi reparado duma ponta a outra em setembro.

Engraçado que com o oleo que levou antes deste so aos 6 mil tocava no minimo , e depois punha no maximo talvez com nem 0.5l e até aos 10 mil nao tinha problemas , ficava a meio da vareta.

Será do oleo? embora com a mesma graduaçao , mas com materias e definicoes diferentes na sua composiçao? é que 1200 km ja desceu o que desceu e antes nao acontecia da mesma forma.


Estou tentado a trocar o oleo por um igual ao que la tava.
 
Oi.

De facto eu também acho que é um consumo exagerado e acho que o problema não deve ser do tipo de óleo. Verifica se existem fugas de óleo, é vulgar existirem fugas por cima do motor no bloco 1.9, e tenta perceber se pelo fumo do escape o motor está a queimar óleo. Se o fumo for azulado é sinal que está a queimar óleo. E aí os problemas podem ser sérios.

Abraços
 
Oi.

De facto eu também acho que é um consumo exagerado e acho que o problema não deve ser do tipo de óleo. Verifica se existem fugas de óleo, é vulgar existirem fugas por cima do motor no bloco 1.9, e tenta perceber se pelo fumo do escape o motor está a queimar óleo. Se o fumo for azulado é sinal que está a queimar óleo. E aí os problemas podem ser sérios.

Abraços


No bloco nao noto oleo em lado nenhum. ta sequinho mesmo. No fumo... nao noto nada anormal, nem no cheiro do mesmo.
Pergunto me a mim mesmo se nao será o oleo que ainda nao tinha chegado a todas as partes do motor e agora começou a chegar...
é estranho é ser com a troca de marca de oleo.
Tou a pensar trocar o oleo daqui a mais mil ou dois mil km e até la ver o consumo de oleo, se estabilizar, nao troco, se vir que continua troco.
 
Back
Top