Consultório sentimental da troca de carro

Boas pessoal,

sou o dono de um VW Golf VI de 2009, motor 2.0 tdi Common Rail, versão Trendline (menos equipada).

Pago de prestação do carro 251.12 euros, tendo dado por ele 21000 certos, numa compra em 2ª mão.

Hoje ocorreu-me uma ideia, a qual venho expôr e pedir que me digam a vossa opinião no sentido de me dizerem se é, ou não, uma asneira.

O meu ordenado anda à volta dos 900 euros, dos quais desconto imediatamente os 251.12 do carro, ficando portanto com cerca de 650 euros.

Hoje ocorreu-me trocar de carro aproveitando o valor comercial do que tenho, para liquidar o empréstimo e depois comprar um carro fiavel mais barato, mesmo que de uns anos anteriores... (contraindo novo empréstimo).

O Golf VI nunca me deu problemas, à excepção de um sensor dos gases no motor, de resto, tem sido impecavel quer em consumos quer em fiabilidade, acontece no entanto que o selo que pago é brutal, cerca de 200 euros/ano. Tenho algum receio que mais cedo ou mais tarde o Filtro de Partículas comece também a dar problemas pois o carro é usado na esmagadora maioria das vezes na cidade em percursos pequenos e por isso tenho receio que esta fiabilidade da qual não me queixo, venha a desaparecer, sendo que com o que me sobra de ordenado seria complicado resolver esses problemas.

Como disse, a minha ideia seria comprar um carro mais barato, tipo um Audi A3 8P 1.9 (embora de ano anterior ao meu) mas com fiabilidade conhecida, e que me permitia ter mais margem de ordenado e ao mesmo tempo, melhorar o nivel de equipamento interior, enquanto pagaria menos nas despesas como Selo, etc...

O que me aconselham? Estarei a precipitar-me?

Digam de vossa justiça e desde já obrigado.
 
Last edited:
Eu acho que estás a pensar isso numa altura errada....

já que expuseste tanta info, ainda te faltam quantos anos para acabar o emprestimo?
 
Boas amigo.
Tens que fazer bem contas de quanto deves ainda do carro para veres se com o valor comercial consegues pagar o empréstimo.
Mas olha que isto agora anda tudo em crise.
 
Ainda faltam cerca de 6 (longos) aninhos...

dass...

pois.... se calhar.. não fizeste grande negócio na altura....

mas pronto... se conseguires um bom negócio com esse.... mas... ainda te faltam dar 18000€ de empréstimo.... esse valor é mais do que ele já custa quase... ou seja o melhor que consegues será uma cedência de crédito...


isso dos créditos automóveis... para abandonares a meio a coisa... nunca dá grande negócio... começa-se... acaba-se e pronto :p
 
Se calhar a percepitação não é agora ao quereres vender, foi na altura que o compras-te ...

Eu percebo o que estás a dizer, mas na altura tinha um A3 1.6 8L que me levava só em idas à oficina muito mais do que a prestação do meu carro actual, além disso não adivinhava que o custo de vida ia subir tanto. Por enquanto, o carro que tenho é so colocar gasoleo e andar. O meu receio é que isto mude a médio prazo...

De resto, a questão de fundo de tudo isto é apenas o "aliviar" da mensalidade.
 
amigo eu tando tambem a pagar emprestimo de carro e por mes ate pago bem mais mas na diferença de que so me falta um ano eu se fosse a ti já que o carro nao me dá chatice deixava-me era estar sossegado ate porque penso que esse tipo de trocas com credoras e coisas do genero é sempre complicado
 
O título fala em "sentimental" mas a minha resposta é 100% racional:
1. O seu carro foi comercializado assim porque o lançamento do motor 1.6 se atrasou. Desta forma o motor que o equipa é um 143 com programação conservadora (com uma repro pode ter disponíveis cerca de 180cv fiáveis).
2. Não são conhecidos, até esta data problemas crónicos no Golf VI nem neste motor (como os sobejamente relatados na versão que o atecede de injector-bomba.
3. O FAP pifa tradicionalmente por utilização de óleo que não cumpre a norma (no seu caso a VW507.00) e o facto dos percursos serem tradicionalmente citadinos não são graves desde que semanalmente se faça um trajecto de pelo menos 25 a 30 minutos para regeneração.

Em resumo, tem um bom carro, para mais uns anos.

4. A aquisição de um A3 8P 1.9 significará uma redução de encargo inferior a 50%. O seu carro deverá valer cerca de 15000 e A3 8P 1.9 ficam em cerca de 10000 ou 11000. Dificilmente terá a correspondente redução na renda, por 3 motivos:
a) as condições de financiamento bancário agravaram-se muito, pelo que a taxa de novo empréstimo será superior
b) no início do empréstimo de prestação constante paga-se mais juros do que se amortiza, passando-se progressivaemnte o contrário ao longo da vida do empréstimo. Começar novo empréstimo resultará num valor menor de amortização mensal, para pagamento de quase o mesmo juro.
c) as despesas de contratação de novo crédito não são desprezíveis, possivelmente dão para dois anos de selo do seu actual carro

5. Os A3 8P 1.9 são fiáveis e económicos, mas desgastam-se como os outros. Um carro com mais anos tem habitualmente mais desgaste, que depende de quem o conduziu. Não deixa de ser um tiro no escuro. Se precisar de por uma bateria e uma embraiagem, lá se foi a poupança nas prestações de um ano (ou mais).

Em resumo, se a troca fosse de forma a ficar sem crédito, por um carro de valor inferior, faria sentido. Menos encargos, menos responsabilidades. Se é para constituir novo encargo, sob o risco de despesas inesperadas, mais vale estar quieto.

Espero ter ajudado
M
 
Tal como o CutKiller te disse, ainda tens de pagar 6*12*251,12€ = 18080,64€ (e tens de ver as penalizações por cessação antecipada do contrato de crédito), fazendo uma pesquisa rápida no stand virtual ( VW Golf, Volkswagen - Carros VW Golf no Standvirtual ) chegas rapidamente à conclusão que dificilmente conseguirás vender o carro de forma a conseguires saldar a divida.

Por isso, não tens grande alternativa... é continuar a pagar até ao fim.

Opinião pessoal e sem querer ofender, não percebo como é que se compram carros a pagar em praí 8 anos. Eu, se não tenho dinheiro para pagar a pronto, não compro o carro... ou compro um mais "fraco" mas que o possa pagar a pronto.

Boa sorte com isso.
 
O título fala em "sentimental" mas a minha resposta é 100% racional:
1. O seu carro foi comercializado assim porque o lançamento do motor 1.6 se atrasou. Desta forma o motor que o equipa é um 143 com programação conservadora (com uma repro pode ter disponíveis cerca de 180cv fiáveis).
2. Não são conhecidos, até esta data problemas crónicos no Golf VI nem neste motor (como os sobejamente relatados na versão que o atecede de injector-bomba.
3. O FAP pifa tradicionalmente por utilização de óleo que não cumpre a norma (no seu caso a VW507.00) e o facto dos percursos serem tradicionalmente citadinos não são graves desde que semanalmente se faça um trajecto de pelo menos 25 a 30 minutos para regeneração.

Em resumo, tem um bom carro, para mais uns anos.

4. A aquisição de um A3 8P 1.9 significará uma redução de encargo inferior a 50%. O seu carro deverá valer cerca de 15000 e A3 8P 1.9 ficam em cerca de 10000 ou 11000. Dificilmente terá a correspondente redução na renda, por 3 motivos:
a) as condições de financiamento bancário agravaram-se muito, pelo que a taxa de novo empréstimo será superior
b) no início do empréstimo de prestação constante paga-se mais juros do que se amortiza, passando-se progressivaemnte o contrário ao longo da vida do empréstimo. Começar novo empréstimo resultará num valor menor de amortização mensal, para pagamento de quase o mesmo juro.
c) as despesas de contratação de novo crédito não são desprezíveis, possivelmente dão para dois anos de selo do seu actual carro

5. Os A3 8P 1.9 são fiáveis e económicos, mas desgastam-se como os outros. Um carro com mais anos tem habitualmente mais desgaste, que depende de quem o conduziu. Não deixa de ser um tiro no escuro. Se precisar de por uma bateria e uma embraiagem, lá se foi a poupança nas prestações de um ano (ou mais).

Em resumo, se a troca fosse de forma a ficar sem crédito, por um carro de valor inferior, faria sentido. Menos encargos, menos responsabilidades. Se é para constituir novo encargo, sob o risco de despesas inesperadas, mais vale estar quieto.

Espero ter ajudado
M
eu não diria melhor :palmas:
 
Acho que o problema é ter sido mesmo 7/8 anos.. acho que é demasiado para um carro...

Dificilmente alguém aguenta um carro tanto tempo :p
 
olá , a unica coisa que podes fazer é perder dinheiro e algum, lamentalvemente o mercado está mesmo assim em baixa ! no entanto mais vale perde uma parte que tudo e melhores dias não vêm ai ! o que podes fazer é vender esse o melhor possivél pagares o que puderes da divida deixando uma parte para compra de um carro mais barato.
sim podes pagar parcilamente o emprestimo sempre que quiseres ou seja fazer entregas, a assim ficas com uma prestação mais baixa é uma questão de contas veres o teu limite.
fala com o teu banco e vê esta possibilidade ! pois se tens boas condições de crédito um novo só te ia agravar neste momento .
carros é sempre a perder dinheiro e então agora upa upa !

só para saberes: olha o que perdi numa passat compra em 2010 22.500€ venda em 2012 13500€ tás aver em dois anos a lambada !
se podes pagar continua, se não podes resolve o quanto antes !
é a minha opinião !
abraço e boa sorte !
 
Back
Top