Consome-se mais engrenado ou em ponto morto?

A quem diz que um motor engatado a descer consome "zero" expliquem-me uma coisa:
Imaginem que vou a descer com o carro engatado, no cb tenho consumo 0, se calco a embraiagem, o consumo passa por exemplo para 2l/100. Ou seja o pedal da embraiagem é que vai fazer com que passe a haver debito de gasoleo quando calco a embraiagem??? E se o pedal não tiver switch como é que a centralina sabe que estou a calcar a embraiagem ou não?
Desculpem mas não faz sentido ser o pedal da embraiagem a abrir/cortar o debito de combustivel.
Na minha opinião, o carro mesmo engatado a descer continua a consumir, apenas por algum motivo esse consumo não é contabilizado..
Esta história já tem barbas e começou quando começaram a aparecer as injeções comandadas por centralinas,mas sim é verdade que em descida engatado e com o pé fora do acelerador a injeção de combustivel é cortada.
Não tem a ver com sensor do pedal de embraiagem,não te esqueças que por ser eletronico também tens sensor de posição do acelerador e sensor de rotação do motor.
A centralina está encarregue de não deixar o motor ir abaixo quando tiras o pé fora do acelerador,se tiras o pé do acelerador ela vai receber um sinal do sensor do pedal em como está em posição de ralenti e mantem apenas o combustivel necessário a manter o motor a rodar na casa das 800/900rpm por ex:,rotação essa que ela sabe através do sensor de rotação que mede a velocidade do motor na cambota.
Ora numa descida tu tiras o pé mas o peso do carro "empurra" o motor por assim dizer,o que é que acontece,através do pedal do acelerador informaste a centralina que estava em posição de ralenti,as tais 800/900 rpm,mas como o motor vai a ser empurrado as rotações não baixam,antes pelo contrario tem tendencia a aumentar,então a centralina como é "cega" não vê inclinações no terreno,só reage aos sinais que lhe são fornecidos pelos sensores do motor, faz o que lhe compete,tenta forçar o motor a diminuir as rotações retirando combustivel á injeção
 
OMG, de novo essa historia? atão e tenho uma duvida também LOL
imaginemos, vou na auto estrada sempre a uma velocidade constante e ja me esta a doer o pé direito e coloco o Cruise Control a 120km/h. O carro gasta mais com Cruise Control sempre a 120km/h ou é o meu pé sempre a carregar no pedal para o carro ir sempre a 120km/h? Eishh agora é que é essa! :lol:
 
A quem diz que um motor engatado a descer consome "zero" expliquem-me uma coisa:
Imaginem que vou a descer com o carro engatado, no cb tenho consumo 0, se calco a embraiagem, o consumo passa por exemplo para 2l/100. Ou seja o pedal da embraiagem é que vai fazer com que passe a haver debito de gasoleo quando calco a embraiagem??? E se o pedal não tiver switch como é que a centralina sabe que estou a calcar a embraiagem ou não?
Desculpem mas não faz sentido ser o pedal da embraiagem a abrir/cortar o debito de combustivel.
Na minha opinião, o carro mesmo engatado a descer continua a consumir, apenas por algum motivo esse consumo não é contabilizado..


é simples amigo...
quando o motor chega as 1100RPM mais ou menos, o mapa de injecção passa a fazer debitos... por isso temos relanti... ate se reparares, se fores as 1500RPM e vais travando suavemente, ele quando chega as 1100RPM mais ou menos manda-te um solavanco... esse solavanco é o ponto em que passa a injetar combustivel para nao ir abaixo o motor...

por isso.. tendo switch na embraiagem ou nao... o que comanda é a RPM para injetar combustivel de forma a fazer relanti...
 
OMG, de novo essa historia? atão e tenho uma duvida também LOL
imaginemos, vou na auto estrada sempre a uma velocidade constante e ja me esta a doer o pé direito e coloco o Cruise Control a 120km/h. O carro gasta mais com Cruise Control sempre a 120km/h ou é o meu pé sempre a carregar no pedal para o carro ir sempre a 120km/h? Eishh agora é que é essa! :lol:

Isso nao tem nada a ver com que estamos aqui a discutir...

caso nao saibas.. o Cruse Control tem um mapa de centralina especifico para este efeito... o CC ligado pode consumir um pouco mais comparativamente a quem saiba fazer uma boa media.. porque o CC nao "levanta pé nas descidas"... a funçao é manter a velocidade memorizada... nem que tenha de acelerar a fundo para o conseguir
 
Isso nao tem nada a ver com que estamos aqui a discutir...

caso nao saibas.. o Cruse Control tem um mapa de centralina especifico para este efeito... o CC ligado pode consumir um pouco mais comparativamente a quem saiba fazer uma boa media.. porque o CC nao "levanta pé nas descidas"... a funçao é manter a velocidade memorizada... nem que tenha de acelerar a fundo para o conseguir
o que ele não faz é acelerar em descidas quando gasta menos para depois subir com menos acelerador. se mantivermos a velocidade com o pé a qualquer custo deve gastar o mesmo. o problema é que essa não é a melhor forma de poupar combustível, mas sim ganhar mais velocidade na descida para depois subir praticamente sem acelerador
 
Esta história já tem barbas e começou quando começaram a aparecer as injeções comandadas por centralinas,mas sim é verdade que em descida engatado e com o pé fora do acelerador a injeção de combustivel é cortada.
Não tem a ver com sensor do pedal de embraiagem,não te esqueças que por ser eletronico também tens sensor de posição do acelerador e sensor de rotação do motor.
A centralina está encarregue de não deixar o motor ir abaixo quando tiras o pé fora do acelerador,se tiras o pé do acelerador ela vai receber um sinal do sensor do pedal em como está em posição de ralenti e mantem apenas o combustivel necessário a manter o motor a rodar na casa das 800/900rpm por ex:,rotação essa que ela sabe através do sensor de rotação que mede a velocidade do motor na cambota.
Ora numa descida tu tiras o pé mas o peso do carro "empurra" o motor por assim dizer,o que é que acontece,através do pedal do acelerador informaste a centralina que estava em posição de ralenti,as tais 800/900 rpm,mas como o motor vai a ser empurrado as rotações não baixam,antes pelo contrario tem tendencia a aumentar,então a centralina como é "cega" não vê inclinações no terreno,só reage aos sinais que lhe são fornecidos pelos sensores do motor, faz o que lhe compete,tenta forçar o motor a diminuir as rotações retirando combustivel á injeção
é simples amigo...
quando o motor chega as 1100RPM mais ou menos, o mapa de injecção passa a fazer debitos... por isso temos relanti... ate se reparares, se fores as 1500RPM e vais travando suavemente, ele quando chega as 1100RPM mais ou menos manda-te um solavanco... esse solavanco é o ponto em que passa a injetar combustivel para nao ir abaixo o motor...

por isso.. tendo switch na embraiagem ou nao... o que comanda é a RPM para injetar combustivel de forma a fazer relanti...

Então porque é que se eu for a descer com o carro engatado e desligar a chave (não estou a dizer que o fiz), o carro "trava" mais que se for com a chave ligada? :S
 
Então porque é que se eu for a descer com o carro engatado e desligar a chave (não estou a dizer que o fiz), o carro "trava" mais que se for com a chave ligada? :S
Nem em todos,nos gasolina sentes um corte porque assim cortas a corrente ás velas,nos diesel mais recentes tb podes sentir alguma diferença agora nos outros mais antigos não notas diferenças
 
A quem diz que um motor engatado a descer consome "zero" expliquem-me uma coisa:
Imaginem que vou a descer com o carro engatado, no cb tenho consumo 0, se calco a embraiagem, o consumo passa por exemplo para 2l/100. Ou seja o pedal da embraiagem é que vai fazer com que passe a haver debito de gasoleo quando calco a embraiagem??? E se o pedal não tiver switch como é que a centralina sabe que estou a calcar a embraiagem ou não?
Desculpem mas não faz sentido ser o pedal da embraiagem a abrir/cortar o debito de combustivel.
Na minha opinião, o carro mesmo engatado a descer continua a consumir, apenas por algum motivo esse consumo não é contabilizado..


"... o carro não gasta gasolina enquanto engatado, porque as rotações que levava lhe chegam para continuar a "rolar" enquanto que em ponto morto tem que injectar gasolina para manter o motor a trabalhar."
 
Isso nao tem nada a ver com que estamos aqui a discutir...

caso nao saibas.. o Cruse Control tem um mapa de centralina especifico para este efeito... o CC ligado pode consumir um pouco mais comparativamente a quem saiba fazer uma boa media.. porque o CC nao "levanta pé nas descidas"... a funçao é manter a velocidade memorizada... nem que tenha de acelerar a fundo para o conseguir

É exactamente o que o rocky disse. Como eu digo "para bom espremedor, meia laranja basta" ;)
 
Não consigo entender porquê que este tópico continua a rolar, visto que a cada página há um user que dá a resposta certa e justifica de maneira correcta. Isto não é tipo religião em que cada um acredita no que quer... isto é ciência, as coisas são como são. Em suma os carros só gastam 0 ou desligados ou engatados com o pé fora do acelerador.
 
Nem em todos,nos gasolina sentes um corte porque assim cortas a corrente ás velas,nos diesel mais recentes tb podes sentir alguma diferença agora nos outros mais antigos não notas diferenças

Desculpa lá, no caso do carro a gasolina, se o carro engatado a descer está consumir "0" como dizem, quando desligo a ignição noto um solavanco porquê então? As velas antes de desligar a ignição estavam a queimar apenas ar?? :S
É que pela vossa lógica, mesmo desligando a ignição não deveria sentir solavanco nenhum nem sentir o carro a "morrer mais".

Eu tive um peugeot 306 xad (pode considerar-se um motor diesel antigo) e se desligasse a ignição com o carro engatado notava o carro a morrer bem mais.
No caso dos novos diesel, se por exemplo for 5km a descer com o carro engatado e o motor nas 3mil rpm, os injectores vão a trabalhar "a seco" esse tempo todo? É que tanto quanto sei, é o próprio gasoleo que lubrifica as partes internas dos injectores :S
 
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