Condução de carro estrangeiro em pt é legal?

Em resposta a pergunta do topico, pode-se conduzir carro estranjeiro (*estrangeiro) em Portugal e como ja disse em cima tem de se dar o nome de quem o conduz a seguradora o teu neste caso ha no emtanto outras coisas a fazer para tares cem por cento legal, mas sim podes conduzir sem problemas e tendo o carro em nome do teu tio.

Ainda, caso seja possível, explicar-me, quer seja aqui quer seja por PM, como é que um cidadão Português, Com carta Portuguesa, com IRS/remuneração nacional, pode conduzir a 100% uma viatura estrangeira e cujo o proprietário não é o condutor. Estou curioso...
 
Ainda, caso seja possível, explicar-me, quer seja aqui quer seja por PM, como é que um cidadão Português, Com carta Portuguesa, com IRS/remuneração nacional, pode conduzir a 100% uma viatura estrangeira e cujo o proprietário não é o condutor. Estou curioso...

Na França fazem uma coisa muito "Simples"...Vi isto numa reportagem de um canal Francês!
Mandam os carros para a Lituânia, La compram uma sociedade Anónima , e matriculam o carro em nome da "Sociedade Anónima" (Fazem isso para fugir as multas dos radares fixos em Particular) e o carro volta para França com matriculas de la e andam "normalmente"
Mas a policia como é lógico não gosta dessa cena...
https://www.youtube.com/watch?v=_SJI02fUdF4
Esta aqui...
Minuto 31.15 até 39.08
E se entenderem um bocado de francês vejam a reportagem...
 
Épa tenho andado só a ler e as ideias de cada um são muitas, mas a lei é bem explicita quanto a este assunto e o que está na lei "Fiscal e Aduaneira" não pode conduzir um carro com matricula estrangeira e ponto, mas isso já ouve quem o dissesse aqui no topico, e não tentem inventar porque não vai dar resultado.

Abraço.
 
Na França fazem uma coisa muito "Simples"...Vi isto numa reportagem de um canal Francês!
Mandam os carros para a Lituânia, La compram uma sociedade Anónima , e matriculam o carro em nome da "Sociedade Anónima" (Fazem isso para fugir as multas dos radares fixos em Particular) e o carro volta para França com matriculas de la e andam "normalmente"
Mas a policia como é lógico não gosta dessa cena...
https://www.youtube.com/watch?v=_SJI02fUdF4
Esta aqui...
Minuto 31.15 até 39.08
E se entenderem um bocado de francês vejam a reportagem...

Não vejo onde me respondes a ...

Ainda, caso seja possível, explicar-me, quer seja aqui quer seja por PM, como é que um cidadão Português, Com carta Portuguesa, com IRS/remuneração nacional, pode conduzir a 100% uma viatura estrangeira e cujo o proprietário não é o condutor. Estou curioso...

caso não me tenha expressado o mais correctamente, quando falo 100% refiro-me a 100% legal..

- - - - - - - - - -

Não vale a pena inventar muito, não é legal e ponto.
 
Olá, legalizei cá o meu inglês, sem custos porque tinha estatuto de emigrante, o carro em meu nome em Inglaterra e porque fechei actividade fiscal quando regressei a Portugal. Só assim se legaliza sem custos, ou mmelhor, 150€ de papeladas e muitas viagens entre fisco e aduaneira. Contudo informei-me sobre tudo antes, na Alfêndega de Matosinhos, onde todo o processo decorria na altura. Tudo o que leias diferente do que te digo abaixo, é tange, não entres em Histórias porque arriscas-te a ficar sem carrito! Em último caso vai à Alfândega da tua região e questiona. Têm material informativo muito claro.

Há 4 impeditivos:
1 - os carros de matrícula estrangeira podem circular em Portugal durante 6 meses no espaço de um ano. Ou seja, este espaço de tempo não pode ser alternado, não dá para estares 5 meses ires a Espanha abastecer e teres o recibo comprovativo e ficares mais meio ano. Neste âmbito o ônus de prova é do proprietário, não das autoridades... é uma área cinzenta, mas o resultado é que se não existirem provas muito claras da data de entrada em Portugal ou saída do país de origem, então as autoridades podem pegar contigo. Na verdade se encanzinarem é uma situação muito complicada de provar a não ser que proves claramente a propriedade do carro com morada activa no estrangeiro que tem ser a tua... que nos leva oa ponto 2
2 - Um carro estrangeiro só pode ser conduzido em Portugal pelo proprietário, mais ninguém. Isto é uma máxima, a mulher não pode conduzir, nem o irmão, o filho, o tio, o que quer que seja. Na verdade o carro é apreendido e, em caso de acidente, o seguro não assume responsabilidades, pelo menos no caso inglês. Leva-nos ao ponto 3...
3 - Não sei como funciona em França, mas em Inglaterra o seguro fora do país é limitado a 30 dias. Teres seguro Português num carro de matrícula estrangeira é possível (tive o meu durante 6 meses assim), mas necessitas de comprovar que já iniciaste o processo de legalização que penso que pode ser protelado entre entre 6 meses a 1ano a contar da data de entrada do registo. Fazeres isto e não legalizares o carro invalida a questão de prova e pode trazer outros problemas como fraude fiscal... oq ue na verdade é o grande problema no meio disto tudo...
4 - Ter um carro alemão, com proprietário residente em França, não funciona para as autoridades, nem para seguros em parte nenhuma, ou seja, só se comprares na Alemanha, legalizares em França e utilizares cá. Acordo de Schengen, mas cada propriedade registada no país de "origem" do proprietário por motivos de impostos.

Uma nota final, em tom de conselho, este truque de ir andando e ter sorte com as autoridades, normalmente falha no verão quando numa Operação Stop são todos parados. Aí a caça à multa ao emigrante dificilmente se ultrapassa. Em último caso, se estiverem para aí virados, para além de apreensão de livrete há lugar à apreensão de viatura.
O melhor é mesmo legalizar, porque se fores a pensar bem, com os impostos que pagamos, se isto fosse viável andava tudo com matrícula estrangeira e grandes maquinões... :)

Boa Sorte!
 
Last edited:
Olá, legalizei cá o meu inglês, sem custos porque tinha estatuto de emigrante, o carro em meu nome em Inglaterra e porque fechei actividade fiscal quando regressei a Portugal. Só assim se legaliza sem custos, ou mmelhor, 150€ de papeladas e muitas viagens entre fisco e aduaneira. Contudo informei-me sobre tudo antes, na Alfêndega de Matosinhos, onde todo o processo decorria na altura. Tudo o que leias diferente do que te digo abaixo, é tange, não entres em Histórias porque arriscas-te a ficar sem carrito! Em último caso vai à Alfândega da tua região e questiona. Têm material informativo muito claro.

Há 4 impeditivos:
1 - os carros de matrícula estrangeira podem circular em Portugal durante 6 meses no espaço de um ano. Ou seja, este espaço de tempo não pode ser alternado, não dá para estares 5 meses ires a Espanha abastecer e teres o recibo comprovativo e ficares mais meio ano. Neste âmbito o ônus de prova é do proprietário, não das autoridades... é uma área cinzenta, mas o resultado é que se não existirem provas muito claras da data de entrada em Portugal ou saída do país de origem, então as autoridades podem pegar contigo. Na verdade se encanzinarem é uma situação muito complicada de provar a não ser que proves claramente a propriedade do carro com morada activa no estrangeiro que tem ser a tua... que nos leva oa ponto 2
2 - Um carro estrangeiro só pode ser conduzido em Portugal pelo proprietário, mais ninguém. Isto é uma máxima, a mulher não pode conduzir, nem o irmão, o filho, o tio, o que quer que seja. Na verdade o carro é apreendido e, em caso de acidente, o seguro não assume responsabilidades, pelo menos no caso inglês. Leva-nos ao ponto 3...
3 - Não sei como funciona em França, mas em Inglaterra o seguro fora do país é limitado a 30 dias. Teres seguro Português num carro de matrícula estrangeira é possível (tive o meu durante 6 meses assim), mas necessitas de comprovar que já iniciaste o processo de legalização que penso que pode ser protelado entre entre 6 meses a 1ano a contar da data de entrada do registo. Fazeres isto e não legalizares o carro invalida a questão de prova e pode trazer outros problemas como fraude fiscal... oq ue na verdade é o grande problema no meio disto tudo...
4 - Ter um carro alemão, com proprietário residente em França, não funciona para as autoridades, nem para seguros em parte nenhuma, ou seja, só se comprares na Alemanha, legalizares em França e utilizares cá. Acordo de Schengen, mas cada propriedade registada no país de "origem" do proprietário por motivos de impostos.

Uma nota final, em tom de conselho, este truque de ir andando e ter sorte com as autoridades, normalmente falha no verão quando numa Operação Stop são todos parados. Aí a caça à multa ao emigrante dificilmente se ultrapassa. Em último caso, se estiverem para aí virados, para além de apreensão de livrete há lugar à apreensão de viatura.
O melhor é mesmo legalizar, porque se fores a pensar bem, com os impostos que pagamos, se isto fosse viável andava tudo com matrícula estrangeira e grandes maquinões... :)

Boa Sorte!

Foi assim mesmo que os meus pais fizeram ha uns anos atras quando foram para Portugal...
 
Ainda, caso seja possível, explicar-me, quer seja aqui quer seja por PM, como é que um cidadão Português, Com carta Portuguesa, com IRS/remuneração nacional, pode conduzir a 100% uma viatura estrangeira e cujo o proprietário não é o condutor. Estou curioso...


Posso te explicar de duas maneiras diferentes e que se passaram comigo, a primeira que já faz alguns anitos, Trabalhava numa firma Portuguesa e tive um ano na Alemanha a trabalhar conduzia um carro que não era meu Matricula ALEMA e fazia cerca de duas viagem por mês. nunca me apreenderam nadinha e com varias operações stops pelo caminho. E outra em 2005 depois de ter aqui voltado outra vez comprei carro as coisas não correram como eu queria regressei com um carro com Matricula ESTRANGEIRA sem AINDA ter descontos aqui.

No primeiro caso não era proprietário.
no segundo ja o era, mas olha oseguinte aqui o carro pode ter o meu nome no livrete e eu não ser o verdadeiro dono dele ou seja tenho dois livretes um dos quais se o tiveres em teu poder ele e teu.

Tenho uma filha em franca ela e portuguesa o meu genro tb andam com o meu carro em Portugal legalmente a única coisa que tenho a fazer dar conhecimento a seguradora.

- - - - - - - - - -

E Alex falo no meu caso porque tento andar sempre legal se as leis são diferentes ai paciencia, mas tenho que andar pelas leis daqui se quiseres posso te enviar por PM papelada que te comprva o que te disse e tens livre circulação pela Europa podes ser PORTUGUES ter residência na Alemanha e trabalhar na Franca. E acima de tudo tares e andares sempre LEGAL.

OS erros Ortográficos escusas de corrigir, tenho os dedos maiores que as teclas...... ;)
 
Last edited:
janm uma coisa é teres parado em x operações STOP e não terem embirrado, sim que muitas das vezes os GNR locais ou outros quando vêm um carro de matricula estrangeira mandam logo seguir.. :tiwsted: sim que se lhes apresentas um livrete em alemão 99% não sabe traduzir.. daí muitas das vezes é "siga siga, vá lá embora" mas a lei aqui em Portugal é clara não permite tal situação.
 
tanto paleio que nao serve para nada... voces brincam com a sorte so pode!

bari o melhor e mesmo comprares o carrinho legalizares em PT e andares descansado. paga-se muito? e verdade mas depois nao tens surpresas... ainda por cima um gajo como tu que deve ter muito "amigos", são gajos para se chibarem e depois corre te mal a brincadeira...
 
Eu da minha experiência posso contar 2 situações.

A primeira é que tenho Licença de condução internacional, que me permite conduzir carros no estrangeiro, nomeadamente carros alugados e até de outras pessoas.

A segunda é que o ano passado fui passar as minhas férias à Suiça, onde moram os meus sogros e como fui de avião, andei no carro dos sogros. Era eu que o conduzia. A caminho de Lausanne fui mandado parar numa operação stop, e pediram os meus documentos. Viram que era português, e eu expliquei que estava de férias e que o carro era do meu sogro e que tinha sido emprestado. No entanto a policia para confirmar pediu-me os documentos do carro, os quais eu dei e fizeram-me confirmar o nome do titular do veiculo e a morada a que estava associada a matricula.

Segui sem mais problema nenhum, mas o policia até foi bastante gentil e informou-me apenas que os meus sogros teriam de avisar a seguradora que durante x dias o veiculo tinha outro condutor, pois caso eu tivesse algum acidente em que fosse considerado culpado, a seguradora não se responsabiliza e teria de ser o condutor a assumir os custos.

Cá em Portugal, já andei com o carro do meu avô que tinha matricula belga, e como tinha a carta internacional não disseram nada. Mas desconheço que não possa andar com qualquer carro.
 
Eu da minha experiência posso contar 2 situações.

A primeira é que tenho Licença de condução internacional, que me permite conduzir carros no estrangeiro, nomeadamente carros alugados e até de outras pessoas.

A segunda é que o ano passado fui passar as minhas férias à Suiça, onde moram os meus sogros e como fui de avião, andei no carro dos sogros. Era eu que o conduzia. A caminho de Lausanne fui mandado parar numa operação stop, e pediram os meus documentos. Viram que era português, e eu expliquei que estava de férias e que o carro era do meu sogro e que tinha sido emprestado. No entanto a policia para confirmar pediu-me os documentos do carro, os quais eu dei e fizeram-me confirmar o nome do titular do veiculo e a morada a que estava associada a matricula.

Segui sem mais problema nenhum, mas o policia até foi bastante gentil e informou-me apenas que os meus sogros teriam de avisar a seguradora que durante x dias o veiculo tinha outro condutor, pois caso eu tivesse algum acidente em que fosse considerado culpado, a seguradora não se responsabiliza e teria de ser o condutor a assumir os custos.

Cá em Portugal, já andei com o carro do meu avô que tinha matricula belga, e como tinha a carta internacional não disseram nada. Mas desconheço que não possa andar com qualquer carro.


Boas
Afinal nesse campo não tava muito enganado. Afinal existe outro tipo de carta em que penso eu se paga cerca de 50euros por ela todos os anos. Mas para muitos e vota e vira.

A cerca do seguro foi como já escrevi atras avisar o seguro e dar os nomes de quem vai conduzir o carro.
Tal como as inspeções periódicas com matriculas estrangeiras, já ligei para vários centros e nenhum me da a certeza de nada, mas sei que por estes lados se mandarem parar mesmo com o selo verde e multa em cima e so segue viagem se eles entenderem. Ate pelos pneus pegam, se tiverem no fim de vida, mesmo que tenham mais de metade do piso eles implicam.
 
A carta custa 30€ no IMTT, não mandes fazer por ninguém que pagas mais caro. Vais à página do IMTT e imprimes o formulário ou quando chegares lá pedes um e preenches. Demora 1 semana a vir.

Boas
Afinal nesse campo não tava muito enganado. Afinal existe outro tipo de carta em que penso eu se paga cerca de 50euros por ela todos os anos. Mas para muitos e vota e vira.

A cerca do seguro foi como já escrevi atras avisar o seguro e dar os nomes de quem vai conduzir o carro.
Tal como as inspeções periódicas com matriculas estrangeiras, já ligei para vários centros e nenhum me da a certeza de nada, mas sei que por estes lados se mandarem parar mesmo com o selo verde e multa em cima e so segue viagem se eles entenderem. Ate pelos pneus pegam, se tiverem no fim de vida, mesmo que tenham mais de metade do piso eles implicam.
 
A carta custa 30€ no IMTT, não mandes fazer por ninguém que pagas mais caro. Vais à página do IMTT e imprimes o formulário ou quando chegares lá pedes um e preenches. Demora 1 semana a vir.

Eu lamento ser chato, mas parece-me que há aqui confusão... a Licença de Condução Internacional, segundo o IMTT é uma coisa completamente diferente do que se está a falar aqui... pelo menos agora.
Ore vejam lá...
Licença Internacional de Condução
Mais, é referido claramente que:
"A licença internacional de condução deve ser requerida quando o titular de carta de condução tenha pedido uma revalidação ou substituição da carta de condução e pretenda conduzir no estrangeiro, por não o poder fazer com a guia de substituição que lhe é provisoriamente emitida.

A licença internacional de condução, prevista no artigo 8º do Regulamento da Habilitação Legal para Conduzir, anexo ao Decreto-Lei n.º 138/2012, de 5 de julho, pode ser solicitada nos serviços regionais e distritais do IMT por titulares com carta de condução nacional ou emitida por outros estados membros do espaço económico europeu.

A licença apenas é válida fora do território nacional, para um período máximo de um ano se período inferior não constar da carta de condução que serviu de base à respetiva emissão."

Posso estar enganado, mas é a única coisa que surge no IMTT e assim sendo nada tem a ver com a legalidade de conduzir em Portugal carros com matrícula estrangeira do qual não seé proprietário... Existe outra coisa que tem de ser emmitida de forma especial e apenas a profissionais que é o "seguro de carta", ou seja, uma credencial profissional que permite conduzir qualquer veículo, mesmo sem a respectiva documentação... mas não sei onde se tira ou pede, dado que é cadastrada.
Do que estamos a falar é simplesmente sorte, que é ilegal é, que não haja dúvida disso, mas é mais uma das leis que bem se adapta ao espírito português... se estiverem para aí virados é multa e apreensão, se não, deixam passar... estamos a falar de sorte, não de se é possível ou não. Coisas bem distinas.
 
Que confusao

Eu tenho a LIC, porque para conduzir nos estado unidos a nossa carta nao serve, mas tratei no ACP, custou-me 30 euros salvo erro, e é mesmo uma Licenca de Conduçao Internacional, ou seja é uma segunda carta, o ACP é talvez mais caro, mas é rapido, todos os anos a tenho renovado porque nunca sei quando preciso de sair do pais, muitas vezes sei no dia anterior que tenho viagem para os states

No Entanto a LIC NAO É VALIDA EM PORTUGAL, NEM SUBSTITUI A CARTA DE CONDUÇAO EM TERRITORIO PORTUGUES

AH outra coisa, tambem tenho NIF E CARTA Espanhola, como nao faço descontos em pt, posso conduzir qq carro espanhol em territorio portugues, mas isso sao outros 500 paus
 
Back
Top