Compressor AC (A4 B6) n engata na poli da correia

Tópico em 'Eletrónica e VAG-COM' iniciado por 34skyline, 23 Jun 2018.

1. 34skyline

34skyline

11 Jun 2018
    Gostos Recebidos:
    8
    Olá a todos,

Sexta fui buscar a minha "nova" B6 e tem sido um filme. Passei o dia no mecanico hoje a desmontar o carro basicamente... e preciso de ajuda :)

Ontem à noite vi que o AC n fazia frio e n sentia as faps a mexerem ... estranho. Meti o VAG-COM e lá tive 3 erros de motores das faps. Dizia eu, deve ser isso.
    Hoje fui para o mecanico e estive a desmontar o porta-luvas e ver os motores das faps (fui fazendo eu). Aproveitei tirei os 5 motores para fora, soprei td, mexi um pouco com a mão as faps (duro, mas nd muito preso) e encontrei 1 motor que n estava bom. Troquei o motor (havia lá um motor usado) e td ficou ok. Limprei os erros e n voltaram a aparecer. Sucesso :)

Contudo, frio nem vê-lo :) Carregamos o AC, e nd de frio (tinha gas, e aceitou gas, logo nd de fugas). Fusiveis verificados, e nd de frio. Por fim, compressor. Energia chegava la, fazia massa, rodava (embraiagem n fazia barulho, correia tb n). Desmontamos a embraiagem e até estava com boa cara dentro (segundo o meu mecanico é ai q normalmente partem e fazem barulho)... conclusão, o proprio veio do compressor não faz o movimento frente/recuar para engatar/desengatar na embraiagem... a poli roda, mas na verdade o veio nunca engata.

Ainda demos umas "pancadinhas de amor" para ver se se soltava (acho que o AC n trabalha muito com o dono anterior) mas nd soltou.

O meu mecanico diz q nunca viu tal e só metendo compressor novo (ou retificado) ... alguma vez viram um compressor com este problema de n engatar na embraiagem? pode ser feito outra coisa que não tenhamos feito?

PS - o compressor é um DENSO 7SEU16C

Obrigado a todos
    Abraço

2. perkes

perkes

11 Out 2012
    Gostos Recebidos:
    160
    Esses compressores não teem embraiagem como os outros. Está sempre engatado e sempre a rodar o interior, pode ou não rodar o gaz ......
    Pesquisa por compressor de ac de agulha.....
    Pode ser que te ilicitude.....

3. perkes

perkes

11 Out 2012
    Gostos Recebidos:
    160
    Há.... A centralina que comanda todo o sistema de sofagem /ac é o próprio climatronic......

4. A4 VE

A4 VE

13 Fev 2008
    Gostos Recebidos:
    22
    Boas. Como foi dito, não tem embraiagem, apenas a polie, está sempre a rodar e a engrenagem que faz atracar é interna. Viram se o parafuso central também roda ou fica parado? Se tiver o interior da polie (borracha amortecedora) gasto não roda o veio.

5. rsr

rsr

7 Fev 2016
    Gostos Recebidos:
    79
    o teu problema deve ser as estrias moídas da tampa/embraiagem onde o veio fixa, não salta fora esta tampa quando o compressor atraca? Também tinha esse problema e diziam que tinha que meter uma polie nova, arranjei essa tampa e ficou resolvido

Ficheiros Anexados:

• 1a.JPG
      1a.JPG
      Tamanho:
      448,8 KB
      Visualizações:
      16
    • 2.JPG
      2.JPG
      Tamanho:
      387,1 KB
      Visualizações:
      15
    • 2a.jpg
      2a.jpg
      Tamanho:
      60,5 KB
      Visualizações:
      16
    Last edited: 24 Jun 2018
  6. 34skyline

34skyline

11 Jun 2018
    Gostos Recebidos:
    8
    Boas, fui eu que me expliquei mal, falei em embraiagem mas estava a referir-me a essa poli (com a borracha interna)

Nem o veio do compressor nem na engrenagem da poli (a tal tampa) têm as estrias comidas, está td ok.

O parafuso estava bem apertado, basicamente o "movimento de atracar interno" é que n está a acontecer.

Problema de compressor sem duvida, correct?

7. 34skyline

34skyline

11 Jun 2018
    Gostos Recebidos:
    8
    Ola a todos,

Estou a pensar mandar vir este compressor, mas tenho receio pq n é de uma marca conhecida:
    https://www.autopecasonline24.pt/nrf/2387793

O da DENSO custa quase o dobro, e o meu mecanico só arranja um da DYNE por 290€, este sempre é mais em conta mas n sei se tem qualidade.
    Isto já vem com oleo correct?

Estou tb a tentar entender qual a referencia para o "filtro secador", alguem me pode ajuda?
    Obrigado a todos

8. madlima29

madlima29

6 Jul 2009
    Gostos Recebidos:
    3 776
    O oleo é comocado no carregamento de gaz.

9. rsr

rsr

7 Fev 2016
    Gostos Recebidos:
    79
    Qual é a referência do compressor? Tens empresas que vendem originais usados com garantia de cerca de 6meses

10. 34skyline

34skyline

11 Jun 2018
    Gostos Recebidos:
    8
    Segue foto para a referencia ... não é a melhor foto, mas é a melhor que tenho :-(

Tens alguma de confiança na zona por Porto? recomendas alguma?
    Obrigado

IMG-5103.JPG

11. rsr

rsr

7 Fev 2016
    Gostos Recebidos:
    79

penso que essa referência seja difícil de arranjar ainda por cima na altura do verão, na altura que precisei comprei com garantia em Aveiro na VDA peças, no norte é só sucateiros malabaristas não querem dar garantia, mas pesquisa podes encontrar algum de confiança...

12. 34skyline

34skyline

11 Jun 2018
    Gostos Recebidos:
    8
    Olá a todos
    Vou mandar vir um compressor pelo site q disse acima... ia tb encomendar um "filtro secador" mas n sei a referência correcta (vi que o diametro do tubo de input/output difere de modelo para modelo, 20,5/20,5, 19,5/19,5, etc) ... alguem me pode ajudar?

Alias, nem sei onde raio o filtro está no carro (fisicamente) se não até já tinha ido confirmar ... alguem? :)
    Obrigado

Last edited: 2 Jul 2018
  13. 34skyline

34skyline

11 Jun 2018
    Gostos Recebidos:
    8
  14. 34skyline

34skyline

11 Jun 2018
    Gostos Recebidos:
    8
    Olá a todos,

Para dar seguimento e ajudar outros no futuro, segue como se resolveu o problema:

Acabei por meter um compressor novo da NRF (DENSO-EQUIVALENT - 7SEU16C) pois ficava muito mais em conta que da marca Denso. Espero que dure (AUDI 8E0260805AB).
    https://www.autopecasonline24.pt/nrf/2387793

Filtro Secador para o meu carro tem tubo in e out de 19,5mm (ano de 2003 já é diferente, é 20.5mm), é o um AUDI 8E0820193C.
    https://www.autopecasonline24.pt/nrf/2388386

Saber qual era a Válvula de Expansão a meter foi mais difícil, mas consegui confirmar com alguma certeza que era a de cor LARANJA (ainda n tinha aberto o circuito, por isso foi às cegas), quando abri ontem confirmei que era mesmo a de cor LARANJA é a AUDI 8E0820177A.
    https://www.autopecasonline24.pt/nrf/2389334

Td metido no sitio ontem e a funcionar. O filtro velho n tinha limalhas à vista, mas a valvula de expansão estava muito suja.
    Andei à procura mas não encontrei o Plano de Manutenção para estas peças, nomeadamente:
    - quando mudar o Filtro Secador
    - quando mudar o oleo do compressor
    - quando mudar a válvula de expansão
    Parece que td isto só se muda quando o compressor é substituido... corrijam-me se estiver enganado pff.

Espero que este post ajude outros. Obrigado pela ajuda de todos os que responderam.
    Abraço

Last edited: 19 Jul 2018
    teix.bruno e ptfuzi gostam disto.
  15. pratinhol

pratinhol

16 Jun 2009
    Gostos Recebidos:
    13 095
    Verificaram o nível do óleo do compressor novo ??

Partilhar esta página