comportamente estranho na direcao

Tópico em 'Chassis' iniciado por blackibiza, 31 Jan 2020.

1. blackibiza

blackibiza

19 Set 2010
    Gostos Recebidos:
    284
    Apareceu um rato que ainda não dei com ele.

A minha direcção tem um comportamento estranho apenas enquanto o motor está frio (não está obrigatoriamente ligado a isso - digamos que desaparece ao fim de uns 5min/10km +/-) e apenas quando deixo o carro estacionado à chuva por longos períodos.

O que sinto é sempre que rodo o volante é como estivesse a espremer borracha molhada... ouço um barulho desse género (como se tivéssemos as mãos molhadas e estivéssemos a pressionar uma camera de ar cheia - é +/- esse o barulho). E dependendo do dia, hj por exemplo esteve bastante chuva, alem do barulho, passa essa "vibração" para o volante.

O que poderá estar a causar isto? Pedi ao mecânico para ver (ainda não consegui demonstrar isto ao vivo pois só acontece nestas circunstâncias) e ele não viu nenhuma folga em braços, apoios, casquilhos.

Serão sinoblocos que estão a deixar entrar água? Alguém já passou por isto?

2. LuísMarinho

LuísMarinho

9 Out 2013
    Gostos Recebidos:
    109
    Bomba direcao nao?

Enviado do meu SM-A405FN através do Tapatalk

3. nuno.ribeiro977

nuno.ribeiro977

24 Nov 2014
    Gostos Recebidos:
    2 350
    Já viste o nível do óleo da direção?
    Faz barulho quando não está no nível pode ser por aí
    Se for o óleo respeita a cor da tampa não te esqueças

Enviado do meu ZTE Blade A522 através do Tapatalk

4. blackibiza

blackibiza

19 Set 2010
    Gostos Recebidos:
    284
    A minha direção já é uma electromecânica, salvo erro (não tem bomba de óleo). Tem o código QZ7 para ser mais especifico.

nuno.ribeiro977 gostou disto.
  5. madlima29

madlima29

6 Jul 2009
    Gostos Recebidos:
    6 035
    Isso é da caixa de direção mesmo.
    Com a humidade, faz esse som estranho, mais audivel quando faz esforço. Depois de aquecer o motor elétrico, a condensação dissipa, e o ruido desaparece, mas parcialmente. So passa de vez quando o tempo voltar a ficar seco.

blackibiza gostou disto.
  6. blackibiza

blackibiza

19 Set 2010
    Gostos Recebidos:
    284
    Ok, não fazia ideia disso.
    Já tinha explicado este comportamente na Audi e eles desconheciam.

Afinal é feitio? Sim, só me acontece quando está muito húmido e a chover bastante. Tirando isso não se passa nada.

7. blackibiza

blackibiza

19 Set 2010
    Gostos Recebidos:
    284
    Actualização do tópico!!

Já dei com o rato, finalmente. E era uma coisa tãaaaaaao simples! E a AUDI tinha a obrigação de saber pois existe um TSB #481566 !!!!

A lista de carros afectados ainda é extensa (A4, A5, A6, A7 Q5 mais os S e RS dos modelos mencionados): https://www.cars.com/articles/2009-2015-audi-a4-a5-a6-a7-q5-steering-column-issue-1420682548245/

O procedimento para resolver é na coluna da direcção (eles chamam firewall - a borracha que fica próximo dos pedais) deitar um liquido recomendado pela Audi.
    Eu usei um spray em vaselina, que para já resolveu!
    Pelos vistos essa borracha, com o tempo fica mais rija e faz um barulho chato nos primeiros quilometros enquanto não aquece.

Last edited: 19 Ago 2020
  8. lx_gadjet

lx_gadjet

2 Mai 2011
    Gostos Recebidos:
    82
    obrigado pelo feedback :)

9. Black Drako

Black Drako

27 Nov 2011
    Gostos Recebidos:
    2 494
    Olha, desconhecia, acho que ainda nao apanhei nada assim, mas se apanhar ja sei como resolver. Obrigado pelo feedback! ;)

10. madlima29

madlima29

6 Jul 2009
    Gostos Recebidos:
    6 035
    É estranho, mas bom saber.

11. robie25

robie25

24 Out 2012
    Gostos Recebidos:
    101
    Vinha a correr a pensar que era esse o problema que tenho no A5, mas nada a ver.

12. blackibiza

blackibiza

19 Set 2010
    Gostos Recebidos:
    284
    É muito simples identificar este problema.
    Com uma mão no volante, aproximam a vossa cabeça até aos pedais e enquanto vão mexendo ligeiramente no volante, imediatamente ouvem o barulho na tal borracha.

O procedimento da Audi, o TSB (Technical Service Bulletin - Directiva da Audi HQ) é lubrificar e caso não resolva trocar essa parte da coluna da direcção.

Basicamente com uma mão fui mexendo no volante e com a outra atirava spray de vaselina para a borracha e ia massajando até o barulho desaparecer totalmente. Se isso não resolve-se possivelmente trocaria essa parte da direcção (não deve ser muito caro e aparentemente bastante simples de se trocar já que é apenas um ferro com a borracha para fazer a transição da coluna da direcção do interior para o exterior).

Fico surpreendido como é que já tinha falado várias vezes desta situação na Audi PT (Porto) e não houve um que tivesse proposto esta solução.

Só demonstra que boa parte da malta anda nas suas profissões por obrigação e não por gosto, o que é uma pena.

ACTUALIZAÇÃO
    Informei-me sobre esta peça no balcão de peças da Audi.
    Eles chamam-lhe "árvore de direcção". A minha referência foi descontinuada e neste momento é uma nova versão.
    Significa que em principio terão resolvido o problema na sua totalidade.

Fica a dica para quem um dia passar por isto.

Last edited: 20 Ago 2020
    lx_gadjet e Black Drako gostam disto.

Partilhar esta página