Ora bem, o título pode ser um pouco estranho, mas vou aqui relatar a minha experiência do fim de semana
Após ter lido alguns tópicos http://www.seatcupra.net/forums/showthread.php?t=101577 na sequência deste link, e ter conversado com diversos técnicos de lojas de informática, decidi experimentar na MAF do meu LEON.
Convém dizer que aproveitei estar a mexer na MAF e que a limpei com spray
:arrow: Clickar AQUI para mais informações sobre KONTAKT WL
tal como já o tinha feito outras vezes antes desta, a última das quais à cerca de 5000km.
Agora o que realmente interessa: desliguei a maf, retirei-a do suporte do tubo, limpei o filamento interior com o spray que atrás indiquei e depois limpei os pinos do conector exterior com
:arrow: Clickar AQUI para mais informações sobre KONTAKT 60
Depois de deixar actuar este produto (que é um solvente de óxidos) voltei a limpar com o spray com que limpei o filamento (desengordurante e agente de lavagem) e deixei secar tudo.
Após estar seco, apliquei
:arrow: Clickar AQUI para mais informações sobre SILICONE 72
este spray tanto nos pinos que estão do lado da MAF, bem como nos conectores fêmea que estão na cablagem da electrónica do motor. Deixei secar um pouco conforme instruções na embalagem.
Resultados: Motor arranca muito mais suavemente, principalmente no arranque matinal a frio, está com um trabalhar mais suave ao ralenti depois de quente, e principalmente, voltei a ter um tdi 150cv pujante em toda a faixa de rotações, e até em mais algumas, pois ele agora tá a passar alegremente das 4000rpm mesmo em 5ª (em 6ª ainda não experimentei), o que ele nunca fez, mesmo quando o comprei
Relembro que já por mais que uma vez tinha limpo a MAF utilizando os mesmo produtos e métodos, excepto esta parte do spray nos conectores, e que nunca tinha obtido resultados tão bons com essa limpeza.
Agora, como é que funciona o spray nos conectores: ao que li e consegui apurar junto de técnicos de electrónica, este spray de silicone age como protector de contactos, ao impedir oxidação provocada por humidades, bem como impede o designado efeito de arco, presente em contactos que transmitam corrente eléctrica (mesmo que de baixa voltagem) e que estejam demasiado próximos entre eles, levando a que o sinal transmitido não sofra interferências do pino vizinho. Ao mesmo tempo, serve de agente lubrificante dos contactos devido às trepidações do motor.
Depois de ter feito esta experiência inicial, estou a chegar a algumas conclusões:
- este tipo de spray é efectivo durante alguns dias, até secar por completo. Após estar seco, não volta a ficar como antes de ter feito a experiência, mas também não resulta tão bem. Os resultados pelo menos até agora têm sempre uma margem de melhoria em relaçao ao que estava;
- O pessoal do TDI Club e do SeatCupraNet usam massa de silicone dieléctrica, e agora começo a percebr porquê: não seca! O problema é encontrar massa de silicone dieléctrica aqui pela minha zona, mas já ando a ver se o consigo...

Após ter lido alguns tópicos http://www.seatcupra.net/forums/showthread.php?t=101577 na sequência deste link, e ter conversado com diversos técnicos de lojas de informática, decidi experimentar na MAF do meu LEON.
Convém dizer que aproveitei estar a mexer na MAF e que a limpei com spray

tal como já o tinha feito outras vezes antes desta, a última das quais à cerca de 5000km.
Agora o que realmente interessa: desliguei a maf, retirei-a do suporte do tubo, limpei o filamento interior com o spray que atrás indiquei e depois limpei os pinos do conector exterior com

Depois de deixar actuar este produto (que é um solvente de óxidos) voltei a limpar com o spray com que limpei o filamento (desengordurante e agente de lavagem) e deixei secar tudo.
Após estar seco, apliquei

este spray tanto nos pinos que estão do lado da MAF, bem como nos conectores fêmea que estão na cablagem da electrónica do motor. Deixei secar um pouco conforme instruções na embalagem.
Resultados: Motor arranca muito mais suavemente, principalmente no arranque matinal a frio, está com um trabalhar mais suave ao ralenti depois de quente, e principalmente, voltei a ter um tdi 150cv pujante em toda a faixa de rotações, e até em mais algumas, pois ele agora tá a passar alegremente das 4000rpm mesmo em 5ª (em 6ª ainda não experimentei), o que ele nunca fez, mesmo quando o comprei

Relembro que já por mais que uma vez tinha limpo a MAF utilizando os mesmo produtos e métodos, excepto esta parte do spray nos conectores, e que nunca tinha obtido resultados tão bons com essa limpeza.
Agora, como é que funciona o spray nos conectores: ao que li e consegui apurar junto de técnicos de electrónica, este spray de silicone age como protector de contactos, ao impedir oxidação provocada por humidades, bem como impede o designado efeito de arco, presente em contactos que transmitam corrente eléctrica (mesmo que de baixa voltagem) e que estejam demasiado próximos entre eles, levando a que o sinal transmitido não sofra interferências do pino vizinho. Ao mesmo tempo, serve de agente lubrificante dos contactos devido às trepidações do motor.
Depois de ter feito esta experiência inicial, estou a chegar a algumas conclusões:
- este tipo de spray é efectivo durante alguns dias, até secar por completo. Após estar seco, não volta a ficar como antes de ter feito a experiência, mas também não resulta tão bem. Os resultados pelo menos até agora têm sempre uma margem de melhoria em relaçao ao que estava;
- O pessoal do TDI Club e do SeatCupraNet usam massa de silicone dieléctrica, e agora começo a percebr porquê: não seca! O problema é encontrar massa de silicone dieléctrica aqui pela minha zona, mas já ando a ver se o consigo...
