Como Optimizar a MAF

Ora bem, o título pode ser um pouco estranho, mas vou aqui relatar a minha experiência do fim de semana :)

Após ter lido alguns tópicos http://www.seatcupra.net/forums/showthread.php?t=101577 na sequência deste link, e ter conversado com diversos técnicos de lojas de informática, decidi experimentar na MAF do meu LEON.

Convém dizer que aproveitei estar a mexer na MAF e que a limpei com spray
PKC3%20KontaktWL.jpg
:arrow: Clickar AQUI para mais informações sobre KONTAKT WL

tal como já o tinha feito outras vezes antes desta, a última das quais à cerca de 5000km.



Agora o que realmente interessa: desliguei a maf, retirei-a do suporte do tubo, limpei o filamento interior com o spray que atrás indiquei e depois limpei os pinos do conector exterior com
PKC3%20Kontakt60.jpg
:arrow: Clickar AQUI para mais informações sobre KONTAKT 60

Depois de deixar actuar este produto (que é um solvente de óxidos) voltei a limpar com o spray com que limpei o filamento (desengordurante e agente de lavagem) e deixei secar tudo.

Após estar seco, apliquei
PKC3%20Silicone72.jpg
:arrow: Clickar AQUI para mais informações sobre SILICONE 72

este spray tanto nos pinos que estão do lado da MAF, bem como nos conectores fêmea que estão na cablagem da electrónica do motor. Deixei secar um pouco conforme instruções na embalagem.

Resultados: Motor arranca muito mais suavemente, principalmente no arranque matinal a frio, está com um trabalhar mais suave ao ralenti depois de quente, e principalmente, voltei a ter um tdi 150cv pujante em toda a faixa de rotações, e até em mais algumas, pois ele agora tá a passar alegremente das 4000rpm mesmo em 5ª (em 6ª ainda não experimentei), o que ele nunca fez, mesmo quando o comprei :D

Relembro que já por mais que uma vez tinha limpo a MAF utilizando os mesmo produtos e métodos, excepto esta parte do spray nos conectores, e que nunca tinha obtido resultados tão bons com essa limpeza.

Agora, como é que funciona o spray nos conectores: ao que li e consegui apurar junto de técnicos de electrónica, este spray de silicone age como protector de contactos, ao impedir oxidação provocada por humidades, bem como impede o designado efeito de arco, presente em contactos que transmitam corrente eléctrica (mesmo que de baixa voltagem) e que estejam demasiado próximos entre eles, levando a que o sinal transmitido não sofra interferências do pino vizinho. Ao mesmo tempo, serve de agente lubrificante dos contactos devido às trepidações do motor.

Depois de ter feito esta experiência inicial, estou a chegar a algumas conclusões:
- este tipo de spray é efectivo durante alguns dias, até secar por completo. Após estar seco, não volta a ficar como antes de ter feito a experiência, mas também não resulta tão bem. Os resultados pelo menos até agora têm sempre uma margem de melhoria em relaçao ao que estava;

- O pessoal do TDI Club e do SeatCupraNet usam massa de silicone dieléctrica, e agora começo a percebr porquê: não seca! O problema é encontrar massa de silicone dieléctrica aqui pela minha zona, mas já ando a ver se o consigo... :)
 
Eu uso esses produtos no meu serviço à largos anos e posso confirmar que são excelentes e a tua explicação não podia ser melhor :wink:
 
que tipo de chave usastes para remover a MAf os meus sao parecidos com torx mas nao sao sao mais arredondados alguem sabe o nome da chave indicada tb queria fazer uma limpeza a mesma mas para ja estou com essa dificuldade
 
neljoe disse:
Paulo Almeida disse:
que tipo de chave usastes para remover a MAf os meus sao parecidos com torx mas nao sao sao mais arredondados alguem sabe o nome da chave indicada tb queria fazer uma limpeza a mesma mas para ja estou com essa dificuldade

Nada disso. Tu referes-te ás TORX-FURADA... mas não é preciso desapertar isso... uma vulgar chave de fendas faz-te o trabalho todo:

http://audipt.com/forum/viewtopic.php?t=6671&start=0

:wink:

estou a usar a tua foto espero que nao te importes

maffl5.jpg



estes dois parafusos nao sao precisos tirar ???? consegue se limpar pleo meio ?
 
Não. Não precisas de desapertar esse parafusos... sacas a ficha. Depois limpas apenas o "interior do canudo" dos 2 lados, apontando o Spray lá para dentro. Pelo menos foi assim que fiz... e é assim que está no DIY da Limpeza da MAF que o Artur fez, sendo por aí onde me guiei.

8)
 
Ora bem, como este post já tem uns reply's, acrescento aqui mais umas ideias:
- Tal como já o disse, este spray de silicone permite melhorias notórias até secar (ou evaporar) por completo. Depois disso, continua-se a notar diferenças para melhor, como por exemplo um ralenti mais regular, mas por exemplo a esticar rotações, nota-se que o silicone já não está a fazer o seu efeito, pois o motor já não estica tão bem para lá das 4.000rpm.

- Nesta altura, ando a tentar encontrar massa de silicone dieléctrica (uma espécie de vaselina), que será mais resistente às temperaturas e permitirá manter o efeito pretendido por mais tempo. Volto a dizer, esta massa tem de ser dieléctrica, para evitar passagem de energia entre pinos.

- Se não lerem os tópicos no TDIClub ou no SeatCupraNet, e se tentarem fazer isto, se usarem massa de silicone não usem demasiada se não tiverem a certeza que não vai escorrer, pois se entrar dentro do corpo da MAF o efeito será o contrário ao que se pretende...

Assim que conseguir a dita massa e experimentar volto a relatar aqui as novidades :)
 
bem hj desmontei a minha maf tava todo equipado para a limpar mas surprise a minha maf nao e igual as antigas e em frente do sensor tem o genero de um deflector que faz com que o sensor na seja atingido directamente pelo ar e o que a torna (impossivel de limpar ) sem desmontar aqueles dois famosos parafusos tenho mm de arranjar uma chave tipo torx perfurada ( eu tenho ca chave dessas mas nao dao nao encaixam) para retirar o sensor de resto detectei que a maf em vez de estar na admissao parecia ter estado no escape :):) esta preta da poluiçao do proprio ar poluido

de qualquer maneira limpei os contactos exteriores com o kontact 60 e depois coloquei o Silicone :) vamos agora a ver as melhorias
 
Paulo Almeida disse:
bem hj desmontei a minha maf tava todo equipado para a limpar mas surprise a minha maf nao e igual as antigas e em frente do sensor tem o genero de um deflector que faz com que o sensor na seja atingido directamente pelo ar e o que a torna (impossivel de limpar ) sem desmontar aqueles dois famosos parafusos tenho mm de arranjar uma chave tipo torx perfurada ( eu tenho ca chave dessas mas nao dao nao encaixam) para retirar o sensor de resto detectei que a maf em vez de estar na admissao parecia ter estado no escape :):) esta preta da poluiçao do proprio ar poluido

de qualquer maneira limpei os contactos exteriores com o kontact 60 e depois coloquei o Silicone :) vamos agora a ver as melhorias

Em relação á Torx Furada... também pensei que tinha que desapertar os parafusos... e lá procurei uma... 50€ :shock: ... depois disseram-me que não precisava... era só sacar a ficha... aínda bem.

Em relação ao limpar a MAF... se tiveres valores MUITO baixos ao fazeres um LOG, não te metas a limpá-la... vais deitar os €€€ ao lixo porque não te vai fazer nada significativo... já comprovado por mim e pelo Xsport... além do Artur dizer o mesmo.

:wink:
 
Back
Top