Chamada à marca na sequência da correção das emissões CO2

Tópico em 'Consultório Jurídico' iniciado por fpintodias, 15 Fev 2016.

  1. fpintodias

    fpintodias

    Desde:
    10 Jan 2016
    Mensagens:
    2
    Gostos Recebidos:
    1
    Olá boa tarde.

    Alguém sabe se somos obrigados a ir à marca para fazermos a correção do software na sequência do problema das emissões CO2 caso o nosso carro for chamado???
    O que acontece se tiver sido feita ou quiseremos fazer uma reprogramação? Fazemos por cima da correção de novo?

    Obrigado.
     
  2. ASantos007

    ASantos007

    Desde:
    12 Mai 2015
    Mensagens:
    192
    Gostos Recebidos:
    64
    Se fizeste a reprogramação não convém ir. O que eles vão fazer é uma reprogramação, ou seja, vão-te alterar os valores que já alteraste quando fizeste a reprogramação, por isso se fores é deitares o dinheiro da repro ao lixo.

    Teoricamente não somos obrigados a ir, até porque em portugal não há legislação para o NOX, ou seja, em portugal nós andamos todos legais.

    Eu tenho é dúvidas para os carros que têm ainda garantis (tipo eu) se somos obrigados a ir ou não (o não ir implica a perca de garantia).. :S

    É esperar para ver até porque os audis ainda nem começaram a ser chamados
     
  3. pedrogbranco

    pedrogbranco

    Desde:
    22 Ago 2010
    Mensagens:
    2 131
    Gostos Recebidos:
    783
    Podes sempre perguntar o que eles fazem se após a actualização o carro não tiver a performance de acordo com o acordado aquando a compra.
     
  4. ASantos007

    ASantos007

    Desde:
    12 Mai 2015
    Mensagens:
    192
    Gostos Recebidos:
    64

    Pois, esse é o meu grande problema (e de quase toda a gente).. Estou com receio de responder à chamada porque não quero que o carro perca rendimento por causa do Nox.. Quero esperar que saiam mais noticias e testes independentes de carros com o novo software para depois tomar uma decisão.. Mas caso seja obrigado pela marca a reprogramar o carro, terei de o fazer senão, no caso de ter algum problema dentro da garantia eles podem-se 'deitar fora' (julgo ser a única maneira de obrigar o pessoal a fazer o update ao software)..

    Se fizer um software que esteja testado ao mais ínfimo pormenor para o hardware que tenho, é difícil (não impossível porque a tecnologia vai evoluindo) daqui a 6 anos melhorar, daí estar com muitas dúvidas sobre isto tudo.. Caso mudassem alguma peça do carro acreditava que fosse melhorar, mas com apenas um update ao software, não me parece que melhorem nada.. Alias vão melhorar num sitio e estragar no outro..
     
  5. fpintodias

    fpintodias

    Desde:
    10 Jan 2016
    Mensagens:
    2
    Gostos Recebidos:
    1
    Boa noite a todos.
    Afinal temos mesmo que ir à marca fazer a atualização. Hoje enviaram-me este texto que fui confirmar em Portal do Consumidor da Direção Geral do Consumidor:

    CASO VOLKSWAGEN

    A Autoridade dos Transportes da Alemanha (KBA) dirigiu ao IMT - Instituto da Mobilidade e dos Transportes uma comunicação sobre as não conformidades detetadas nos veículos do Grupo Volkswagen, dando nota do procedimento que deve ser adotado pela VW relativamente aos veículos modelo AMAROK.

    Nesta sequência a SIVA - Sociedade De Importação De Veículos Automóveis, S.A, distribuidora portuguesa das marcas do Grupo Volkswagen, informou as autoridades portuguesas de que as soluções para repor a conformidade dos veículos afetados pelo NOx vão ser implementadas em Portugal, começando pelo modelo AMAROK.

    INFORMAÇÃO AOS CONSUMIDORES PROPRIETÁRIOS DOS VEÍCULOS AFETADOS

    • Todos os veículos afetados com matrícula portuguesa, incluindo os importados usados, devem ser submetidos aos procedimentos acima descritos com o objetivo de garantir a conformidade com as emissões de NOx constantes da sua homologação, o que significa que o procedimento de recolha abrange todos os veículos afetados quer estejam, ou não, abrangidos pela garantia legal dos dois anos.

    • Os procedimentos de atualização do software não comportam quaisquer custos para os proprietários dos veículos abrangidos.

    • O consumidor proprietário do veículo afetado deve aguardar o contacto do(s) Concessionário(s) da Volkswagen, Audi e Skoda com vista à realização do(s) procedimento(s) de atualização do software.

    • Os proprietários que, após terem sido contactados pelos concessionários, não apresentarem os veículos para a necessária intervenção, constarão de comunicação mensal ao IMT que promoverá a convocação dos mesmos para inspeção extraordinária para comprovar a regularização da situação do veículo. A falta a esta inspeção determina o cancelamento da matrícula do veículo.

    • Nos sítios da internet das marcas Volkswagen, Audi e Skoda, é possível consultar quais os chassis dos veículos abrangidos, bem como registar e atualizar, através de formulário disponível, os dados dos respetivos proprietários para efeitos de contacto posterior.

    CALENDARIZAÇÃO PREVISTA – MODELO AMAROK

    A partir da semana 5 de 2016 – atualização de software dos veículos com motores de 2,0 litros (procedimento que será faseado em função das diversas versões de software a atualizar). O tempo de trabalho real será de pouco menos de meia hora.


    A intervenção aos restantes veículos com os motores de 1,2 litros e 1,6 litros está prevista para junho e outubro de 2016, respetivamente, e será atempadamente divulgada pelo Instituto da Mobilidade e dos Transportes e pela Direção-Geral do Consumidor.


    A Direção-Geral do Consumidor
     
    1 pessoa gostou disto.
  6. helioafonso

    helioafonso

    Desde:
    25 Jan 2016
    Mensagens:
    18
    Gostos Recebidos:
    6
    Quer dizer que no final de contas vai ser obrigatório ir la fazer a dita atualização?? já no caso dos 1.6Tdi pelo que li e necessário também um "transformador de fluxo de ar" isso não vai afetar o rendimento do carro?

    cumps
     
  7. pedrogbranco

    pedrogbranco

    Desde:
    22 Ago 2010
    Mensagens:
    2 131
    Gostos Recebidos:
    783
    Podes smp fazer um backup da versao actual ou fazer remap dps mal acabe a garantia
     
  8. helioafonso

    helioafonso

    Desde:
    25 Jan 2016
    Mensagens:
    18
    Gostos Recebidos:
    6
  9. vrj12

    vrj12

    Desde:
    23 Jul 2015
    Mensagens:
    9
    Gostos Recebidos:
    3
    Interessante. Não percebo é para que serve mandar os veículos para a inspecção se os centros de inspecção de Portugal não fazem testes de NOX. Kkkkk

    Alguém já fez esta atualizacao? Alguma diferença na eficiência do veículo?
     
  10. Crazy Inside

    Crazy Inside

    Desde:
    3 Dez 2008
    Mensagens:
    759
    Gostos Recebidos:
    600

    Boas... Aqui tens feedback de quem ja fez. -> http://www.audipt.com/f83/ve%EDculo...mpedia-medi%E7%E3-correcta-emiss%F5es-129697/


    Cumprimentos, Nuno
     
  11. iestulan

    iestulan

    Desde:
    16 Mar 2015
    Mensagens:
    66
    Gostos Recebidos:
    10
    Boa tarde malta, já recebi a carta em casa para ir à Audi.
    Fiz uma repro mas o pior é que retirei o miolo da FAP e colocaram lá o ficheiro para a anular, agora a minha duvida é se eles lá conseguem ver isso e devido a isso não me actualizarem o software e posteriormente não me passarem a folha a dizer que está tudo ok.
    :|
     
  12. pratinhol

    pratinhol

    Desde:
    16 Jun 2009
    Mensagens:
    9 337
    Gostos Recebidos:
    13 330
    Tens um AMAROK ?
     
  13. iestulan

    iestulan

    Desde:
    16 Mar 2015
    Mensagens:
    66
    Gostos Recebidos:
    10
    Tenho um A5 2.0 tdi de 2009...
    Para a semana tenho que lá ir e estou com receio que nao me façam isso e que me mandem por uma FAP nova
     
  14. PCOSTA

    PCOSTA

    Desde:
    3 Dez 2008
    Mensagens:
    2 739
    Gostos Recebidos:
    408
    A mim disseram-me que se o carro tivesse o filtro de partículas retirado que não faziam a alteração.
    Também disseram que nos casos que o cliente não quisesse fazer a actualização que teriam de comunicar a entidade competente.
    Info: BL Motor em V.N. Famalicão.
     
  15. FAST A4

    FAST A4

    Desde:
    21 Jul 2016
    Mensagens:
    43
    Gostos Recebidos:
    11
    Parece-me que a marca vai cancelar muita matricula tendo em conta o que eu estou a ver. Uma vez que a Audi está a enviar cartas a ameaçar que vai cancelar a matricula para quem não fizer o update do software no espaço de 15 dias! Isto está lindo!
     

Partilhar esta página