centralinas

filipemonteiro disse:
sendo assim pergunto quais os aumentos de potencia possiveis para o meu audi a3 1.8t. quattro?
essa pergunta deverá ser feita a pessoas k estejam ligadas a esse assunto, bem como no lugar respectivo.

aqui tinhas uma dúvida de caracter juridico, e que já foi respondida!

tentemos manter as coisas organizadas para o bom funcionamento do forum! 8)
 
Ora bem um caso de um amigo meu, um A3 de 2003, reprogramado ai numa empresa, sofria de um problema, pegava mal em frio. Levou o á audi e o que acoonteceu, detectaram que a centralina tinha sido mexida pois na altura que o reprogramaram a centralina tinha que sair ca fora, ao ligarem os cabos a centralina entrou em safe mode e xau. Eles acharam muito estranho e entraram em contacto com a Audi Alemanha e lá eles assumiram a responsabilidade de uma centralina nova mas com uma condiação, a centralina nova era colocada, a velha iria para lá para eles verem o que aconteceu e esse meu amigo teria que deixar um cheque caução do valor da nova centralina. Resumindo????? Passado uns dias levantarm lhe o dinheiro da conta e ele???? Nem sequer lá foi reclamar porque sabia que o que tinha feito não o devia ter feito,
 
Makaveli disse:
Vocês estão a complicar. Estão a confundir a legalidade do acto com garantias. :roll:

Mas a garantia não faz parte de um contrato legal e que se rege por normas comunitárias?

Ora se eu fizer uma repro no Zé da esquina não estou a violar um contrato legal?


Isto sou eu a falar que não percebo nada disto :roll:

Provavelmente aquilo que estamos a discutir e só agora pensei nisso é se alguma vez um chipador poderá ser punido legalmente por pura e simplesmente alterar centralinas ou os mapas ou lá como se chama :roll:
 
Paiol disse:
Mas a garantia não faz parte de um contrato legal e que se rege por normas comunitárias?

Ora se eu fizer uma repro no Zé da esquina não estou a violar um contrato legal?


Isto sou eu a falar que não percebo nada disto :roll:

Provavelmente aquilo que estamos a discutir e só agora pensei nisso é se alguma vez um chipador poderá ser punido legalmente por pura e simplesmente alterar centralinas ou os mapas ou lá como se chama :roll:



Exactamente.
 
Ah, então peço desculpa. É que eu alterei a suspensão e fiquei sem garantia, se calhar vou-me esconder debaixo dos lençois porque afinal sou um ilegal.
 
Paiol disse:
Mas a garantia não faz parte de um contrato legal e que se rege por normas comunitárias?

Ora se eu fizer uma repro no Zé da esquina não estou a violar um contrato legal?


Isto sou eu a falar que não percebo nada disto :roll:

Provavelmente aquilo que estamos a discutir e só agora pensei nisso é se alguma vez um chipador poderá ser punido legalmente por pura e simplesmente alterar centralinas ou os mapas ou lá como se chama :roll:

penso k n pode...assim como quem vende molas pra rebaixar, barras anti aproximaçao, farois "lexus" etc etc n pode ser punido pq paga IVA sobre os produtos k compra e vende e é legal a venda desses mesmos produtos embora seja ilegal usa-los na via publica
 
mnuno_oliveira disse:
Ora bem um caso de um amigo meu, um A3 de 2003, reprogramado ai numa empresa, sofria de um problema, pegava mal em frio. Levou o á audi e o que acoonteceu, detectaram que a centralina tinha sido mexida pois na altura que o reprogramaram a centralina tinha que sair ca fora, ao ligarem os cabos a centralina entrou em safe mode e xau. Eles acharam muito estranho e entraram em contacto com a Audi Alemanha e lá eles assumiram a responsabilidade de uma centralina nova mas com uma condiação, a centralina nova era colocada, a velha iria para lá para eles verem o que aconteceu e esse meu amigo teria que deixar um cheque caução do valor da nova centralina. Resumindo????? Passado uns dias levantarm lhe o dinheiro da conta e ele???? Nem sequer lá foi reclamar porque sabia que o que tinha feito não o devia ter feito,

Podem ser dois problemas distintos,

Como não mencionas se o carro estava ou não na garantia:

1- Se estava na garantia, obviamente que a reprogramação leva à perda da mesma (a não ser que seja efectuada pela marca), mas isto é igual a qualquer acto mecânico efectuado fora da marca durante este periodo, com excepção das oficinas reconhecidas pela marca, em que as revisões podem ser efectuadas sem perda de direitos.

2- O que me parece ter acontecido foi existir um problema em consequência da reprogramação OU não. Aliás, o facto de terem assumido a mudança da centralina e posterior verificação da avaria na Alemanha, leva-me a crer que pensaram ter sido eles a avariarem a centralina...caso contrário não fazia sentido assumirem o custo da nova. Mal detectaram que existia reprogramação, foi esta que levou as culpas, bem...ou mal.
 
Esta é facil...

Tem que estr de acordo com as normas do fabricante...

Tal como os pneumáticos, não está regulamentado -> ILEGAL ;)


digo eu
 
Senna disse:
Esta é facil...

Tem que estr de acordo com as normas do fabricante...

Tal como os pneumáticos, não está regulamentado -> ILEGAL ;)


digo eu

Seria óptimo que numa secção jurídica se apresentassem argumentações jurídicas.

Não vejo qualquer semelhança entre o que se discute aqui e o exemplo que acabas de dar.
Além de que, a falta de regulamentação não implica a ilegalidade de algo. Ilegal significa que vai contra a lei, ou melhor dito, contra o direito normativo positivado.

Não existe nenhum normativo legal a impedir a modificação dos mapas de gestão do motor. "A contrario" até existe legislação que permite a alteração das características técnicas dos motores ou a sua substituição por outros mais ou menos potentes, prevendo-se a respectiva homologação.
 
Back
Top