centralinas

que eu saiba nao, dede que nao seja feita alteraçoes de forma a prejudicar o ambiente.
mas queremos lá saber disso, queremos é carga nisso e cavalos para cima!!!!!!
e senao como é que eu fazia umas repros????
 
filipemonteiro disse:
é legal alterar centralinas?

Refaz lá a pergunta: alterar o quê na centralina?....
Mapas - Legal
Kms- Legal (desde que numa futura venda informes da alteração, que até pode ser efectuada por motivos técnicos)
 
mas isso n se enquadra nas alteraçoes ás caracteristicas dos veiculos??é k tb ha marcas a por pelicula e n é legal :S
 
Não altera as características de segurança activa e passiva das viaturas, logo é legal. Basta ver as vezes que as marcas chamam vários modelos pra reprogramação...desde Peugeots, Audis, Mercedes...até a Kia está a reprogramar as centralinas do novo Cee'd por causa de um poço de potência em baixas nos motores 1.6 cdri de 115 cavalos...
Quanto à película já dei a minha opinião várias vezes e se a marca põe está na mesma situação do particular: sujeita-se!
Mas se vierem vidros escuros de origem já tá tudo bem....
 
cuto disse:
Não altera as características de segurança activa e passiva das viaturas, logo é legal. Basta ver as vezes que as marcas chamam vários modelos pra reprogramação...desde Peugeots, Audis, Mercedes...até a Kia está a reprogramar as centralinas do novo Cee'd por causa de um poço de potência em baixas nos motores 1.6 cdri de 115 cavalos...
Quanto à película já dei a minha opinião várias vezes e se a marca põe está na mesma situação do particular: sujeita-se!
Mas se vierem vidros escuros de origem já tá tudo bem....

mas as "reprogramaçoes" que as marcas fazem por norma sao pra corrigir defeitos e actualizaçoes na electronica, pelo que os valores serao semelhantes aos declarados...agora uma reprogramaçao aftermarket é para aumentar consideravelmente a cavalagem de um carro logo penso eu que é uma alteraçao as caracteristicas tecnicas de um veiculo. N é necessario ser a segurança activa ou passiva pq nesse artigo so fala em alteraçoes..n especifica de que tipo e serve para eles multarem por tudo e por nada...
 
O aumento de potência através da reprogramação electrónica da gestão do motor é legal. Pode ser feita na própria marca sem perda de garantia. As características técnicas do motor não são afectadas.

No nosso país tudo se passa na obscuridade, contudo vais a Espanha e passam-te factura com IVA e tudo.

Para alterar as características técnicas do veículo (alteração de motor, ex: aumento de cilindadra) também se pode "andar" legal:
V15 - Substituição de motor

Sem alteração das características técnicas (por motor igual ao de origem)

Documentos necessários:

- Impresso modelo 1402
- Documento comprovativo da origem e propriedade do motor
- Documento de identificação do veículo (Livrete+Título de Registo de Propriedade ou Certificado de Matrícula)
- Documento de identificação do requerente (ou fotocópia)
- Taxa: € 46


Com alteração das características técnicas

Documentos necessários:

- Impresso modelo 1402
- Documento comprovativo da origem e propriedade do motor
- Documento alfandegário (DAV) comprovativo da regularização do imposto automóvel (só aplicável nos automóveis ligeiros quando se verifique um aumento de cilindrada)
- Documento de identificação do veículo (Livrete+Título de Registo de Propriedade ou Certificado de Matrícula)
- Documento de identificação do requerente (ou fotocópia)
- Taxa: € 150



O veículo será inspeccionado pelos serviços da DGV

Mais dúvidas?
 
sim...sem duvida que seguindo esse procedimento podes legalizar....mas penso k a pergunta do user e o que 99% dos users faz é reprogramar e deixar ficar assim. e isso sim é ilegal mesmo k te passem factura do serviço.
por tas passarem n quer dizer k estejas legal. Esse sempre foi o problema do "tuning" em portugal. Podes comprar as peças, pagas IVA sobre elas mas depois n as podes usar nem montar no carro para uso na via publica.
 
Repito: a reprogramação da gestão electrónica do motor não é ilegal. Se continuas com dúvidas procura um advogado (mas parece que tens certezas ...logo, não procures).

O que o user perguntou não implica a modificação das características técnicas do motor (o motor é exactamente o mesmo...Caso contrário a reprogramação na marca tb. seria ilegal). Agora...se quiseres aumentar/ou diminuir a cilindadra ou mudar a caixa de velocidades, para isso já é necessária a legalização.

Mas pegas no teu carro...vais à marca e pedes para te fazerem uma repro de aumento de potência, falas com o engenheiro e com o departamento jurídico deles e logo vês.
A tua próxima dúvida não leva resposta, pq já sei onde isto vai parar....
 
Eu conheço um.

Mas por acaso tambem tinha essa ideia de que seria ilegal, ate porque uma das razoes das inpecçoes B pelo que sabia era medir a potencia do carro e se nao estivesse conforme zupa.

mas era a ideia que tinha
 
eu n tenho certezas...apenas estou a dizer o que acho perante a tal artigo que diz que é proibido qualquer alteraçao as caracteristicas tecnicas de um carro...

e como referiste é legal passando pelo tal procedimento que mencionaste em cima. aí n tenho duvidas nenhumas. So estou a dizer que o que 99% das pessoas fazem é reprogramar e pronto. e isso é uma situaçao que eu penso ser ilegal. Agora como advogado se me dizes k é legal n sou eu k vou duvidar...apenas ATE AGORA pensei k n o fosse
 
Audistore disse:
Eu conheço um.

Mas por acaso tambem tinha essa ideia de que seria ilegal, ate porque uma das razoes das inpecçoes B pelo que sabia era medir a potencia do carro e se nao estivesse conforme zupa.

mas era a ideia que tinha

Então quase nenhum carro está conforme: pega-se num Argolas Stock PD 130 e mede no banco enre 140 a 145 Cv... os exemplos são imensos! Não se esqueçam que na Alemanha, p.ex., tributa-se a cavalagem e quse todos os carros alemães tem cercade 10 a 15 cavalos a mais (isto medido num banco Maha..se forem a um vamag vai dar mais). Ou seja..os carros estão ilegais de fábrica.... 8)
 
cuto disse:
Então quase nenhum carro está conforme: pega-se num Argolas Stock PD 130 e mede no banco enre 140 a 145 Cv... os exemplos são imensos! Não se esqueçam que na Alemanha, p.ex., tributa-se a cavalagem e quse todos os carros alemães tem cercade 10 a 15 cavalos a mais (isto medido num banco Maha..se forem a um vamag vai dar mais). Ou seja..os carros estão ilegais de fábrica.... 8)

x2

tal como os particulares (nós) fazem repros de aumento de potência, também as podemos fazer na marca, sob factura e com toda a legalidade.

a SEAT, por exemplo faz isso, podes consultar as tabelas de valores no site ou em kk agente oficial.
o meu vizinho tem uma ibiza 130cv reprogramada nova por eles (SEAT) mesmo antes de lha entregarem, pois foi um requisito de compra na altura por parte dele.o valor penso que rondou os 500€ +/-

claro k estes valores sao superiores aos k arranjamos por aí, mas isso já sao outras cantigas!

;)
 
Back
Top