Ora.. passo a explicar o que realmente disso é verdade... Um catalisador é parte fundamental para regras ambientais tal que passou a ser obrigatorio no equipamento de escape dos automoveis a partir de um certo ano.. Portanto, um catalisador tem a funçao de eliminar particulas perigosas à saude publica assim como ao meio ambiente, esse processo é feito a temperaturas elevadas, ou seja, na casa dos 600º a 900º.. O catalisador aquece com a temperatura de gases de escapes e depois de ter a temperatura ideal faz esse processo sempre que passa gases atraves dele usando para isso muita ceramica dentro dele que vai realmente impedir um pouco a circulaçao dos gases... Na IPO, é obrigatorio (depende do ano do carro) o uso do catalisador, e é aqui que passo a explicar como fazer um contorno a essa questao.. Se o carro sem o catalisador conseguir estar dentro dos niveis de poluiçao é um passo dado, depois com o catalisador fora, abre-lo pela parte de cima (afim que da parte de baixo do carro nao se veja a solda, que é debaixo do carro que a IPO olha para o carro) e tiras tudo que tem la dentro, nem que seja a martelada mas sem danificar a estrutura de fora.. Depois de tudo fora, basta soldar um pequeno tubo recto desde a entrada do catalisador ate a saida (isto por dentro do catalisador claro). Assim tem um catalisador para passar na inspecao e sabes que tens mais rendimento sem o "MIOLO" lá dentro.... Por isso... segue em frente.. Mas para o resto do ppl, ha situaçoes que tirar o catalisador nao vai dar rendimento esperado, mas sim perder binario... se alguem quiser tambem posso explicar...