Catalisador

Bem haja a todos os AUDIpendentes.
Caros,um amigo meu disse-me que se tirar o catalisador,não implicam na IPO(desde que seja bem feito) e ganha mais uns cavalinhos.A ser verdade alguem me poderá dar um tópico como se efectua esta operação?Preciso faze-lo pois o miolo do meu segundo o meu mecanico,está solto,e um novo custa cerca de €350.
Um abraço a todos.
 
o Catalisador tem que ter algum efeito, por isso esta la, nao acredito que quando fores a IPO que na leitura dos gases ele nao acuse a falta do catalisador, mas tambem podes sempre fazer uma IPO a TUGA.

Por isso.....

Quanto ao retirar o catalisador numa casa de escapes fazem-te esse serviço melhor do que ninguem
 
Tirar o KAT no IPO chumba de certeza, agora podes é tentar disfarçar, alguns carros têm uma protecção para o mesmo que se pode manter e assim tapar algo que lá já não esteja :wink: , agora isso de dar mais uns cavalos isso é mais para carros já com Repro e outras preparações a nível de motor, eu se fosse a ti não tirava e isto por experiência propria.
 
galriça disse:
Bem haja a todos os AUDIpendentes.
Caros,um amigo meu disse-me que se tirar o catalisador,não implicam na IPO(desde que seja bem feito) e ganha mais uns cavalinhos.A ser verdade alguem me poderá dar um tópico como se efectua esta operação?Preciso faze-lo pois o miolo do meu segundo o meu mecanico,está solto,e um novo custa cerca de €350.
Um abraço a todos.

Amigo isso quase que podes fazer em cassa, basta retirares o catalizador e com um ferro comprido e forte, metes dentro do catalizador e picas, com quem está a picar gelo, vais ver como o miolo sai todinho e não fica nada.

Custa menos que cozinhar.

Abraço
 
Ora.. passo a explicar o que realmente disso é verdade... Um catalisador é parte fundamental para regras ambientais tal que passou a ser obrigatorio no equipamento de escape dos automoveis a partir de um certo ano.. Portanto, um catalisador tem a funçao de eliminar particulas perigosas à saude publica assim como ao meio ambiente, esse processo é feito a temperaturas elevadas, ou seja, na casa dos 600º a 900º.. O catalisador aquece com a temperatura de gases de escapes e depois de ter a temperatura ideal faz esse processo sempre que passa gases atraves dele usando para isso muita ceramica dentro dele que vai realmente impedir um pouco a circulaçao dos gases... Na IPO, é obrigatorio (depende do ano do carro) o uso do catalisador, e é aqui que passo a explicar como fazer um contorno a essa questao.. Se o carro sem o catalisador conseguir estar dentro dos niveis de poluiçao é um passo dado, depois com o catalisador fora, abre-lo pela parte de cima (afim que da parte de baixo do carro nao se veja a solda, que é debaixo do carro que a IPO olha para o carro) e tiras tudo que tem la dentro, nem que seja a martelada mas sem danificar a estrutura de fora.. Depois de tudo fora, basta soldar um pequeno tubo recto desde a entrada do catalisador ate a saida (isto por dentro do catalisador claro). Assim tem um catalisador para passar na inspecao e sabes que tens mais rendimento sem o "MIOLO" lá dentro.... Por isso... segue em frente.. Mas para o resto do ppl, ha situaçoes que tirar o catalisador nao vai dar rendimento esperado, mas sim perder binario... se alguem quiser tambem posso explicar...
 
Pois gosto da tua explicação, mas para quê abrir a parte de cima, isso era o que se fazia antes, como eu disse dois posts acima, destrois o miolo com uma vara de ferro, picas de um lado e o miolo vai-se desfazendo e sai tudo cá para fora, depois é só montar novamente o catalizador mas sem o miolo.

Abraço
 
infelizmente um TDI nao passa na IPO sem cat.. mesmo que la esteja a caixa sem miolo chumba nos testes dos gases :?
 
Não quero contrariar ninguem, mas um diesel é muito dificil chumbar na inspecção, eu diria quase impossivel.

Um carro a gasolina, é testado o CO, basta estar desafinado para chumbar, um diesel não é testado nenhum gas, apenas é feito um teste de opacidade, ou seja é prescisso cagar muito fumo para chumbar.

abraço
 
sergiorod disse:
Pois gosto da tua explicação, mas para quê abrir a parte de cima, isso era o que se fazia antes, como eu disse dois posts acima, destrois o miolo com uma vara de ferro, picas de um lado e o miolo vai-se desfazendo e sai tudo cá para fora, depois é só montar novamente o catalizador mas sem o miolo.

Abraço
sim, tens toda a razao.. mas o facto é que depois os gases nao circulam de forma recta como num tubo, sendo o catalisador maior, os gases entram e podem fazer curvas mesmo ate girar.. assim tendo um tubo seguem sempre em linha recta sem dificuldade e ai sim... mais rendimento...
 
n sei como é agora..mas na altura k tinha a ibiza passou sempre sem o catalizador....tinha um tubo directo nem sequer tava disfarçado...mas penso k a lei dos gases ja foi alterada...agora n sei se depende do ano do carro ou da data a partir da qual isso entrou em vigor... :?
 
wochi disse:
n sei como é agora..mas na altura k tinha a ibiza passou sempre sem o catalizador....tinha um tubo directo nem sequer tava disfarçado...mas penso k a lei dos gases ja foi alterada...agora n sei se depende do ano do carro ou da data a partir da qual isso entrou em vigor... :?

Segundo sei o catalizador é obrigatório de 94 pra cima, execpto em certos carros que a marca tem que passar um papel como aconteceu a um honda concert 130cv do pai de um amigo meu.

Epa pra meter potencia troquem de carro como wochi :p depois não digam é que não vão aos encontros porque o carro bebe muito :p
 
isso foi uma piada oh proboarder??desde k aki ando fui a todos... :roll:

quanto ao catalizador a minha era de 2000 e passava sempre e n era com cunhas...simplesmente n havia limite de gases para carros a diesel
 
wochi disse:
isso foi uma piada oh proboarder??desde k aki ando fui a todos... :roll:
SIM FOI :D mas é pra não servir de desculpa pros outros eu não te critikei :)
wochi disse:
quanto ao catalizador a minha era de 2000 e passava sempre e n era com cunhas...simplesmente n havia limite de gases para carros a diesel

Isso já não sei como é ;)

Mexi no gasoleo do meu golf fazia uma nada mais de fumo e eles nunca me disseram nada ;) só lá fui um ano lol
 
Boas

Pelo que sei e por se ter passado com o carro do meu colega que é um ibiza de 98, ele está sem catalizador e passa nas inspeções. Nos carroa a gasóleo qo que medem é a opacacidade do fumo , se for muito e mtpreto chumba caso contrário passa!

Qt a dar cavalos o meu está sem miolo e n notei diferênça nenhuma qd estava stock mas...tb n fui medir o antes e o depois mas segundo o meu mecânico dá cv mas quase nada!uma mod que se alguém quiser notar diferênça n vale a pena!

Eu daqui a 2 semanas vou tirar o meu e depois digo se notei diferênça assim como o flexivel tb vai ser de 60mm, fico com a linha toda de 60mm com uma panela final de 2 saidas!

Abraços
 
ai o teste é à opacidade do fumo? n sabia.. é que ha uns anos o meu tio foi com um A4 à IPO sem cat e xumbou.. seria devido à repro? ficou a fazer muito fumo :evil:
 
Back
Top