Carro vendido entre particulares, garantia??

Vamos ver se ajudo.

A questão da venda de bem com defeito só se põe se conseguir demonstrar que o defeito já existia à data da venda, ou se do estado do bem à data da venda era espectável a consequência - leia-se avaria. Nestas condições o vendedor é responsável pois estava a par, era conhecedor da anomalia excepto se a deu a conhecer ao comprador e este aceitou o bem e o preço nessas condições. Logo, tal como o comprador conseguir provar que a anomalia existia à data da venda também pode o vendedor provar que o comprador aceitou o preço considerando e aceitando a anomalia.

Por isso isto não é bem uma garantia, é sim uma tentativa de equilibrar as partes (a quem melhor conhece o bem e a que menos conhece) para que nenhuma seja defraudada...

E caso o comprador tenha conhecimento que existia essa avaria e mesmo assim se lembra de chatear como te safas? Como provas que o comprador sabia dos defeitos na altura da compra?

Há uns tempos atrás vendi um carro que tinha um problema nos rolamentos da caixa de velocidades, era um carro que no mercado andava à venda entre os 7 e os 8000€ na altura e que ainda hoje anda à venda por esses valores.

Devido a esse problema e alguns riscos de pintura vendi o carro por 4000€, referi o problema ao comprador e mesmo assim ele fez um excelente negócio.

Por acaso nunca mais me disse nada mas caso se lembrasse de embirrar como é que eu provava que tinha vendido o carro por praticamente metade do preço? O negócio foi em dinheiro.
 
E caso o comprador tenha conhecimento que existia essa avaria e mesmo assim se lembra de chatear como te safas? Como provas que o comprador sabia dos defeitos na altura da compra?

Há uns tempos atrás vendi um carro que tinha um problema nos rolamentos da caixa de velocidades, era um carro que no mercado andava à venda entre os 7 e os 8000€ na altura e que ainda hoje anda à venda por esses valores.

Devido a esse problema e alguns riscos de pintura vendi o carro por 4000€, referi o problema ao comprador e mesmo assim ele fez um excelente negócio.

Por acaso nunca mais me disse nada mas caso se lembrasse de embirrar como é que eu provava que tinha vendido o carro por praticamente metade do preço? O negócio foi em dinheiro.
Ora lá está...
Mesmo caso que o meu. Também vendi a stand por esse preço. Tive compradores a oferecerem 5000 euros e eu... mandei dar uma curva. Disse-lhes que por mais 1000 euros preferia vender a stand "sem espinhas".

- - - - - - - - - -

Mas a última decisão é sempre nossa - vossa.
 
E caso o comprador tenha conhecimento que existia essa avaria e mesmo assim se lembra de chatear como te safas? Como provas que o comprador sabia dos defeitos na altura da compra?

Há uns tempos atrás vendi um carro que tinha um problema nos rolamentos da caixa de velocidades, era um carro que no mercado andava à venda entre os 7 e os 8000€ na altura e que ainda hoje anda à venda por esses valores.

Devido a esse problema e alguns riscos de pintura vendi o carro por 4000€, referi o problema ao comprador e mesmo assim ele fez um excelente negócio.

Por acaso nunca mais me disse nada mas caso se lembrasse de embirrar como é que eu provava que tinha vendido o carro por praticamente metade do preço? O negócio foi em dinheiro.

Convem haver testemunhas, se o fizerem sózinhos é a palavra de um contra o outro. O valor do veículo jogava a teu favor pois em casos normais não te desfazias do carro por 4000 mas pelos 7 a 8000 (a diferença mostra que reconheceste a desvalorização provocado pelo defeito que sabias que tinha e deste a conhecer, provavelmente por isso não te chateou pois tb terá achado o preço justo).

A melhor forma mesmo é colocar todos os defeitos por escrito ...
 
Caso volte a acontecer será o que farei. É certo que o que não falta por aí são "particulares" desonestos que vendem carros com problemas graves sem que isso lhes pese minimamente na consciencia, martelam km e bem. E já para não falar nos stands que anunciam como particulares...

Acho essa lei dos 3 meses muito justa mas claro que tem de haver bom senso como por exemplo no caso que me aconteceu.

Tambem não me parece justo que uma pessoa que compre um fiat punto por 400 ou 500€ venha passado 2 meses queixar-se de uma junta da colaça estragada ou de uma embraiagem nas lonas pois facilmente a reparação é o dobro do que custou o carro.
 
Eu sei que o vendedor que comprou a minha carrinha ao stand anunciou naqueles stands que são virtuais, da moda, por mais 3000 euros que o que vendi. Preço de "revenda" segundo este. Já a despachou.
 
Back
Top