Carro vendido entre particulares, garantia??

Bem o caso é o seguinte:

Um anterior carro meu foi vendido, o comprador andou nele antes de o comprar, foi comunicado todos os pontos fortes e fracos do carro, assim como problemas que já tinha dado, foi dito qual era o mecanico que tratava do carro etc, tudo ok.
O negocio foi celebrado e claro como é entre particulares não foi falado nada em garantias.

Agora passado uns meses o carro anda a falhar, desliga-se etc, provavelmente filtro de partículas nas couves..

Há algum tipo de garantia que o men possa ter de me exigir?

Wtf já anda a falar em DECO ao barulho e a mandou-me um mail com este link:

Como acionar a garantia automóvel - DECO PROTESTE

Preciso que me indiquem os iluminados do forum qual o artigo que possa mostrar ao men em como nao celebrámos garantia nenhuma e que não tenho de assumir nenhumas despesas com o carro.

desde já muito obrigado!
 
Duvido que isso seja possível. Como é que ele vai provar que já tinha o problema quando o comprou se só agora é que reparou nele?
 
@vsantos69 podes indicar qual o artigo em concreto que posso mostrar ao comprador.
@wikase exactamente e ele andou varias vezes no carro e falou com o meu mecanico, etc.
andou atras de mim para comprar o carro, comprou-o pelo preço que quis e agora isto...
 
Last edited by a moderator:
@vsantos69 podes indicar qual o artigo em concreto que posso mostrar ao comprador.

o Artigo 1-A , n. 1 ´´O presente decreto -lei é aplicável aos contratos de compra e venda celebrados entre profissionais e consumidores´´ e depois o artigo 1-B, onde define consumidor e vendedor mas o 1-A chega.
 
Last edited by a moderator:
o Artigo 1-A , n. 1 ´´O presente decreto -lei é aplicável aos contratos de compra e venda celebrados entre profissionais e consumidores´´ e depois o artigo 1-B, onde define consumidor e vendedor mas o 1-A chega.

Thanks!! basta só indicar esse artigo certo? É bom quando temos a lei do nosso lado e acima de tudo a moralidade também!
 
Particulares também são obrigados por lei a dar garantia. Mas a mesma só é aplicável em casos em que quem vende o bem, vende o mesmo com um defeito que retire a segurança e/ou não permita sua utilização normal. Se defeito (não tenho a certeza, mas penso que são 3 meses) for ocultado ao comprador, o vendedor particular devera proceder a reparação/anulação da venda ou indemnização.

Claro, deverão existir provas concretas para provar a má fé do vendedor.
Não pensem que por serem particulares, que a lei não prevê este tipo de coisas.
 
Thanks!! basta só indicar esse artigo certo? É bom quando temos a lei do nosso lado e acima de tudo a moralidade também!

Naturalmente, o gajo está a ver se se aproveita de ti. As garantias são só para quem exerce actividade e faz vendas nessa condição, logo, entre particulares só se se tivessem viculado a uma garantia por escrito...

- - - - - - - - - -

Particulares também são obrigados por lei a dar garantia. Mas a mesma só é aplicável em casos em que quem vende o bem, vende o mesmo com um defeito que retire a segurança e/ou não permita sua utilização normal. Se defeito (não tenho a certeza, mas penso que são 3 meses) for ocultado ao comprador, o vendedor particular devera proceder a reparação/anulação da venda ou indemnização.

Claro, deverão existir provas concretas para provar a má fé do vendedor.
Não pensem que por serem particulares, que a lei não prevê este tipo de coisas.

Isso decorre da lei civil, se fores enganado de forma intencional, por quem te vendeu roça a burla (se é que não é mesmo) e por esse facto anulável desde que invocada a anulabilidade (e provada) em tribunal: Artigo 287.º do Código Cívil - (Anulabilidade) - 1. Só tem legitimidade para arguir a anulabilidade as pessoas em cujo interesse a lei a estabelece, e só dentro do ano subsequente à cessação do vício que lhe serve de fundamento.´´
 
Passo a dar um exemplo:
Um sr vende um Toyota corola 1,4 a um outro sr. O carro tem óptimo aspecto. É falado que o carro tem 232000kms, mas esta em condições. azem o negocio. Passado 1 semana, o comprador ficou a estrada sem caixa de velocidades. Depois de uma ida ao mecânico, descobre que puseram serrim a caixa para ocultar o seu mau estado. Aqui aplica se a má fé ou burla de quem vendeu.

Outro exemplo:
Um vende outro compra, bla , bla , só que desta vez, passado 20 dias, o comprador descobre que ficou com o óleo no mínimo com apenas 500klms. Atesta e depois de mais 500kms fica de novo com o óleo no mínimo. Vai ao mecânico e descobre ué tem segmentos nas urtigas e que tem de reparar o motor por consumir muito óleo e tr rendimento reduzido face ao normal.

Situações em que o vendedor particular é o responsável.

- - - - - - - - - -

Vsantos, estou na tua onda, apenas sempre soube de responsabilidade a nível de garantia como referi acima.
Neste caso concreto, acredito que o homem se esteja a querer aproveitar. Nada mais.
 
Zero de preocupaçao amigo, primeiro como foi a um particular nao pode fazer nada, segundo nao existe papel nenhum assinado (digo eu pelo que descreves) que comprometa garantias por isso tranquilo.

Abraço
 
Passo a dar um exemplo:
Um sr vende um Toyota corola 1,4 a um outro sr. O carro tem óptimo aspecto. É falado que o carro tem 232000kms, mas esta em condições. azem o negocio. Passado 1 semana, o comprador ficou a estrada sem caixa de velocidades. Depois de uma ida ao mecânico, descobre que puseram serrim a caixa para ocultar o seu mau estado. Aqui aplica se a má fé ou burla de quem vendeu.

Outro exemplo:
Um vende outro compra, bla , bla , só que desta vez, passado 20 dias, o comprador descobre que ficou com o óleo no mínimo com apenas 500klms. Atesta e depois de mais 500kms fica de novo com o óleo no mínimo. Vai ao mecânico e descobre ué tem segmentos nas urtigas e que tem de reparar o motor por consumir muito óleo e tr rendimento reduzido face ao normal.

Situações em que o vendedor particular é o responsável.

- - - - - - - - - -

Vsantos, estou na tua onda, apenas sempre soube de responsabilidade a nível de garantia como referi acima.
Neste caso concreto, acredito que o homem se esteja a querer aproveitar. Nada mais.

Percebi que estavas a avisar que também há situações em que o particular se ´´chega à frente´´ e aproveitei para detalhar como, pois não decorre da garantia mas na prática é próximo...
 
Last edited:
Mesmo sendo uma venda particular tem que se dar 3 meses de garantia...se já passou os 3 meses esquece que não dá em nada ;)
 
Back
Top