Can-bus em b6

neljoe disse:
@El_Furacon

A minha B5 tem Can-Bus... certo?

Depende do ano. Consegue-se saber a olho pelo tipo de quadrante.

É preciso ver que existem 3 tipo de Can: Powertrain (locomoção do veiculo), Convenience (tudo o que tem a ver com iluminação interior, conforto, fecho, etc) e infotainment (informação no display e dispositvos de radio, navegação, telefone, etc).

No principio, começou por existir apenas o powertrain pq era o mais importante, dados do motor, combustão, etc. ESP, travoes etc.

Mas o pessoal só quer é saber do Infotainment (Radio, RNS-E).
 
josebrites disse:
Disse isto porque tive à dias com um rapaz numa Bosch Car Service a instalar um RNS-E numa B6 de 2002 e não tinha CAN no rádio. Tiveram de ir buscar ao quadrante.

PS: o rádio que ele tinha era aftermarket. Mas mesmo assim não justifica não ter os fios do can, mesmo que desligados. (não sei se a Audi equipou todas as B6 com rádio de série :S)

O facto de não ter os fios no sitio do radio pode significar 1 de 2 coisas:
1-O carro não tinha radio de origem e na audi não gastam fios para nada.
2-Ou tinha navegação no quadrante (BNS) ou RNS-D (pq o sistema de navegação está na mala e aí sim estão os fios CAN).

Quando assim é, para ter CAN junto do radio tem de se ir buscar á ficha (ou fios) do quadrante na ficha azul (fios laranja-castanho e laranja-lilas) nos pinos 19 e 20.
 
ELFuracon disse:
O facto de não ter os fios no sitio do radio pode significar 1 de 2 coisas:
1-O carro não tinha radio de origem e na audi não gastam fios para nada.
2-Ou tinha navegação no quadrante (BNS) ou RNS-D (pq o sistema de navegação está na mala e aí sim estão os fios CAN).

Quando assim é, para ter CAN junto do radio tem de se ir buscar á ficha (ou fios) do quadrante na ficha azul (fios laranja-castanho e laranja-lilas) nos pinos 19 e 20.

Este homem parte a loiça toda :twisted: :twisted: :twisted:
Abraço da MAdeira.
 
Curioso, não sou grande especialista na matéria, mas na minha B6 de 2003, segundo o VagCom não tenho nada com CAN BUS no meu carro.....
 
ELFuracon disse:
Depende do ano. Consegue-se saber a olho pelo tipo de quadrante.

É preciso ver que existem 3 tipo de Can: Powertrain (locomoção do veiculo), Convenience (tudo o que tem a ver com iluminação interior, conforto, fecho, etc) e infotainment (informação no display e dispositvos de radio, navegação, telefone, etc).

No principio, começou por existir apenas o powertrain pq era o mais importante, dados do motor, combustão, etc. ESP, travoes etc.

Mas o pessoal só quer é saber do Infotainment (Radio, RNS-E).

Amigo ELFuracon,

segundo a seguinte imagem, que ficha escolherias para uma A4 B6 2001/11 tinha um choursII??

audiconnector.jpg


AC2 correcto??

Então a info dessa imagem está toda trocada, no que consta a anos!!
 
No vosso caso, para o que pretendem fazer, a ficha correcta (que "simula" o receptáculo traseiro das 3 fichas dos radios OEM), é:

1- Para todos os modelos A4 8E - B6 e B7 (2001 a 2007) e A3 8P:

a) Que tenham tido de origem o radio chorus II, concert II (Ambos 1DIN) ou Symphony II (2DIN) é a DVN-AC2

b) Que tenham tido de origem o radio concert II+ (2DIN) é a DVN-AC1


2- Para todos os modelos A3 e A4 anteriores a 2001 (regra geral... "sem CD"):
É a ficha DVN-AC3 (presumo...e já explico porquê a seguir)


3-Erros da foto com os modelos de radio
a) Fisicamente as fichas DVN-AC2 e DVN-AC3 são iguais (na foto - não percebo pq), porque a DVN-AC2 deveria ter 2 pinos no segmento de pinos do meio (precisamente os CAN)

b) Os Anos dos modelos associados a cada tipo de ficha e aos modelos de radio estão errados e induzem em erro.
O radio associado á AC3 só foi instalado até 2001 (Modelos 8D) e não 2004.
O radio associado á AC2 foi instalado de 2001 a 2007 (modelos 8E B6 e B7).
O radio associado á AC1 nunca aceitaria a respectiva ficha....
A AC1 só encaixa nos Concert II+ (nao existe sequer na foto), instalado a partir de 2007 e em alguns A3 8P e A4 B7.
 
Miguel028 disse:
Curioso, não sou grande especialista na matéria, mas na minha B6 de 2003, segundo o VagCom não tenho nada com CAN BUS no meu carro.....

O VAG-Com nos modelos B6, apenas faz diagnostico na ficha ODB, através de linha KKL, com diversos protocolos (KW2001, por exemplo na ECU) mas nenhum com Can directamente.
O que não invalida que a linhas de comunicação (fios) CAN existam na rede electrica da viatura de modo a que os modulos comuniquem entre si.

Diagnostico directo com linha CAN, só em modulos CAN (muitos admitem CAN e K-line simultaneamente) e para os modelos que têm um gateway (endereço 19).
 
ELFuracon disse:
Depende do ano. Consegue-se saber a olho pelo tipo de quadrante.

É preciso ver que existem 3 tipo de Can: Powertrain (locomoção do veiculo), Convenience (tudo o que tem a ver com iluminação interior, conforto, fecho, etc) e infotainment (informação no display e dispositvos de radio, navegação, telefone, etc).

No principio, começou por existir apenas o powertrain pq era o mais importante, dados do motor, combustão, etc. ESP, travoes etc.

Mas o pessoal só quer é saber do Infotainment (Radio, RNS-E).

Pelo facto dos dados do RNS-E aparecer no meu LCD do CB confirma-se que tenho o INFOTAINMENT... tanto que tive que colocar um "5" no Canal 62 do Instruments para tal ficar a funcionar.

Pelos "stresses" que tive com o carro a detectar portas_abertas ao instalar um Alarme, desconfio que tenho o CONVENIENCE.

No POWERTRAIN não faço a mínima... mas explica lá como confirmo isso "a olho pelo tipo de quadrante" :?:

8)
 
neljoe disse:
No POWERTRAIN não faço a mínima... mas explica lá como confirmo isso "a olho pelo tipo de quadrante" :?:

8)

Então esse tens de certeza, porque é o principal nas comunicações entre modulos na locomoção e segurança do veiculo (ECU, ABS, AIRBAGS, quadrante, etc).

Esse (Powertrain) é o que os utilizadores menos "mexem" a não ser por acidente (fios laranja/castanho + laranja/preto).

O convenience são os fios Laranja-castanho e laranja-verde.

Normalmente em modelos mais antigos ou em anos proximos da mudança para CAN (infotainment), detecta-se "a olho" pelos quadrante que têm o relogio digital.
 
ELFuracon disse:
Então esse tens de certeza, porque é o principal nas comunicações entre modulos na locomoção e segurança do veiculo (ECU, ABS, AIRBAGS, quadrante, etc).

Esse (Powertrain) é o que os utilizadores menos "mexem" a não ser por acidente (fios laranja/castanho + laranja/preto).

O convenience são os fios Laranja-castanho e laranja-verde.

Normalmente em modelos mais antigos ou em anos proximos da mudança para CAN (infotainment), detecta-se "a olho" pelos quadrante que têm o relogio digital.

Então confirma-se, tenho Can-Bus na minha B5.

8)
 
ELFuracon disse:
O VAG-Com nos modelos B6, apenas faz diagnostico na ficha ODB, através de linha KKL, com diversos protocolos (KW2001, por exemplo na ECU) mas nenhum com Can directamente.
O que não invalida que a linhas de comunicação (fios) CAN existam na rede electrica da viatura de modo a que os modulos comuniquem entre si.

Diagnostico directo com linha CAN, só em modulos CAN (muitos admitem CAN e K-line simultaneamente) e para os modelos que têm um gateway (endereço 19).

Ok, obrigado pelo esclarecimento.
 
ELFuracon disse:
No vosso caso, para o que pretendem fazer, a ficha correcta (que "simula" o receptáculo traseiro das 3 fichas dos radios OEM), é:

1- Para todos os modelos A4 8E - B6 e B7 (2001 a 2007) e A3 8P:

a) Que tenham tido de origem o radio chorus II, concert II (Ambos 1DIN) ou Symphony II (2DIN) é a DVN-AC2

b) Que tenham tido de origem o radio concert II+ (2DIN) é a DVN-AC1


2- Para todos os modelos A3 e A4 anteriores a 2001 (regra geral... "sem CD"):
É a ficha DVN-AC3 (presumo...e já explico porquê a seguir)


3-Erros da foto com os modelos de radio
a) Fisicamente as fichas DVN-AC2 e DVN-AC3 são iguais (na foto - não percebo pq), porque a DVN-AC2 deveria ter 2 pinos no segmento de pinos do meio (precisamente os CAN)

b) Os Anos dos modelos associados a cada tipo de ficha e aos modelos de radio estão errados e induzem em erro.
O radio associado á AC3 só foi instalado até 2001 (Modelos 8D) e não 2004.
O radio associado á AC2 foi instalado de 2001 a 2007 (modelos 8E B6 e B7).
O radio associado á AC1 nunca aceitaria a respectiva ficha....
A AC1 só encaixa nos Concert II+ (nao existe sequer na foto), instalado a partir de 2007 e em alguns A3 8P e A4 B7.

OBRIGADO ;)

fou postar esta info no outro tópico....
 
Back
Top