bp visco 7000c 5w40 vs bp visco 7000 sport 5w40

Roger1995,

não leves a mal a correcção mas os numeros não estão relacionados com a protecção do motor. O nº do lado esquerdo é a viscosidade do óleo a frio, e o nº do lado direito é a viscosidade a quente. Em ambos os casos, quanto menor for o numero, menos viscoso o óleo é.

Boas eu não levo a mal ;) cada um tem a sua opinião já por isso isto aqui é um forum :D informa-te melhor sobre o que eu escrevi e depois diz-me alguma coisa ;) Até a pouco tempo o melhor óleo 0w40 era o melhor! Como os motores são cada vezes mais ajustados não tem a necessidade de ter tão viscoso, por isso o óleo 5w30 ;) Mas se perguntares qual é o melhor entre o óleo 5w30 ou 0w30 verás que a resposta será 0w30 isto claro para os novos motores ;) Abraço

P.S. - A Audi usa o 5w30 para novos motores é caro e pagam-se bem ;) Se perguntares se podes colocar um 0w30 verás que te dizem logo que ainda é melhor ;)
 
Boas eu não levo a mal ;) cada um tem a sua opinião já por isso isto aqui é um forum :D informa-te melhor sobre o que eu escrevi e depois diz-me alguma coisa ;) Até a pouco tempo o melhor óleo 0w40 era o melhor! Como os motores são cada vezes mais ajustados não tem a necessidade de ter tão viscoso, por isso o óleo 5w30 ;) Mas se perguntares qual é o melhor entre o óleo 5w30 ou 0w30 verás que a resposta será 0w30 isto claro para os novos motores ;) Abraço

P.S. - A Audi usa o 5w30 para novos motores é caro e pagam-se bem ;) Se perguntares se podes colocar um 0w30 verás que te dizem logo que ainda é melhor ;)

Oh roger1995, não é uma questão de opinião, são factos. Os numeros indicam unica e exclusivamente a viscosidade.

E a questão viscosidade não é uma cena de ser melhor ou pior, é uma questão de necessidade do motor e/ou temperatura ambiente. Por exemplo, um óleo 0W30 ou 0W40 se for utilizado em em países muito quentes como no continente africano, vai dar cabo do motor num instante porque o óleo vai ficar fluído demais, não assegurando uma lubrificação correcta.

Num país de clima moderado como o nosso, podes utilizar praticamente qualquer viscosidade. Tendo em conta o nosso clima e o meu motor, eu opto por usar um 5W-40.

Mais uma vez não leves a mal. Eu não estou a mandar palpites infundamentados, eu tenho um licenciatura em engenharia mecanica automovel e estudei lubrificantes e suas propriedades. Como tal, só quero partilhar o que aprendi aqui com o pessoal do forum para que escolham um óleo baseados em informação precisa.
 
Oh roger1995, não é uma questão de opinião, são factos. Os numeros indicam unica e exclusivamente a viscosidade.

E a questão viscosidade não é uma cena de ser melhor ou pior, é uma questão de necessidade do motor e/ou temperatura ambiente. Por exemplo, um óleo 0W30 ou 0W40 se for utilizado em em países muito quentes como no continente africano, vai dar cabo do motor num instante porque o óleo vai ficar fluído demais, não assegurando uma lubrificação correcta.

Num país de clima moderado como o nosso, podes utilizar praticamente qualquer viscosidade. Tendo em conta o nosso clima e o meu motor, eu opto por usar um 5W-40.

Mais uma vez não leves a mal. Eu não estou a mandar palpites infundamentados, eu tenho um licenciatura em engenharia mecanica automovel e estudei lubrificantes e suas propriedades. Como tal, só quero partilhar o que aprendi aqui com o pessoal do forum para que escolham um óleo baseados em informação precisa.

Boas ;) é a tua opinião, mas isto as vezes é como os Juizes :D cada um entende a sua maneira ;) Meu caro o tal 5w40 deve-se ao facto do nosso país não ter grandes temperaturas negativas! O que protege o teu motor em quente é w40 o 5w é só para o óleo ser mais diluído no arranque ;) Quanto o motor atinge a temperatura ideal o óleo já ficou em w40 ;) acho que não tem a ver com estudar ou não, até pk tb sou Engº Mecânico ;) Tu tens de falar com os produtores do óleo e esse também é o meu trabalho, visita o meu perfil :) Como te disse, cada um tem a sua opinião e ninguém está aqui para se zangar, mas sim para tirar duvidas ;) abraço
 
Boas ;) é a tua opinião, mas isto as vezes é como os Juizes :D cada um entende a sua maneira ;) Meu caro o tal 5w40 deve-se ao facto do nosso país não ter grandes temperaturas negativas! O que protege o teu motor em quente é w40 o 5w é só para o óleo ser mais diluído no arranque ;) Quanto o motor atinge a temperatura ideal o óleo já ficou em w40 ;) acho que não tem a ver com estudar ou não, até pk tb sou Engº Mecânico ;) Tu tens de falar com os produtores do óleo e esse também é o meu trabalho, visita o meu perfil :) Como te disse, cada um tem a sua opinião e ninguém está aqui para se zangar, mas sim para tirar duvidas ;) abraço


Concordo com praticamente tudo o que disseste agora, excepto quando falas em proteger o motor a quente.
O numero a seguir ao W indica a viscosidade do óleo quando está quente, não é o nivel de protecção que confere. O facto no nº ser mais baixo não significa que seja melhor, significa é que fica mais diluido quando está quente. Se puseres um óleo W30 num motor de rally, o desgraçado do motor não vai chegar ao fim da corrida, pois são motores a gasolina sobrealimentados a trabalhar sempre em regimes muito elevados, fazendo com que o óleo atinja temperatura muito altas na ordem de 180ºC , e um W30 a 180ºC fica tipo água, ou seja, não lubrifica nada, por isso é que eles usam W50 e W60.

Eu não estou zangado, estou só a ter um debate saudavel de ideias contigo :)

Abraço
 
A malta de corridas amadoras e semi pro, que usa o 10W50 mistura quase sempre com o 10W40 ... a malta de corridas que tem carros em condicoes com um bom sistema de refrigeracao do motor (IC adequado, radiadores oleo / combustivel) usa 5W40 ... afinal quanto mais baixa for a temperatura que o motor conseguir trabalhar melhor o seu desempanho e longevidade...

O 0w40 em carro turbinados nao é o ideal pois á minima fuga no turbo, bye bye oleo e turbo ...

Mas pronto os enginheiros sao voces, eu sou apenas alguem que nao pesca nada disto... mas um dia destes podemos combinar e abrir os motores dos nossos popos e depois logo vemos quem tem razao :D
 
Pessoal no meu entender cada motor usa o óleo apropriado ou seja: Os motores recentes são mais ajustado e não necessitam de mais viscosidade, por isso ai está o w30 ;) Os carros de competição estão sujeitos a mais desgaste quer pela alta rotação quer pelo aquecimento, por isso usam um óleo mais viscoso para proteger o motor! Os motores sofrem mais desgaste no arranque em frio, por isso os manuais avisam que devemos iniciar a marcha em velocidade reduzida até atingir a temperatura normal de funcionamento! Em quente o motor já se encontra ajustado e o consumo de óleo é menor! Para um motor que gaste óleo não é aconselhado o 0w40 pois em frio o óleo vai sumir pelas folgas ;) vocês sabiam que os emblos (pistões) só se tornam redondo completamente quanto estão na temperatura normal? Por isso alguns mecânicos falam em 5w40 ou 10w40 e as vezes 15w40 para motor que já se encontre gastos e deixem passar óleo pelas válvulas de escape ;) E bom trocar opiniões torna o forum mais interessante :D abraços
 
A malta de corridas amadoras e semi pro, que usa o 10W50 mistura quase sempre com o 10W40 ... a malta de corridas que tem carros em condicoes com um bom sistema de refrigeracao do motor (IC adequado, radiadores oleo / combustivel) usa 5W40 ... afinal quanto mais baixa for a temperatura que o motor conseguir trabalhar melhor o seu desempanho e longevidade...

O 0w40 em carro turbinados nao é o ideal pois á minima fuga no turbo, bye bye oleo e turbo ...

Mas pronto os enginheiros sao voces, eu sou apenas alguem que nao pesca nada disto... mas um dia destes podemos combinar e abrir os motores dos nossos popos e depois logo vemos quem tem razao :D

Se de facto o motor tiver um bom arrefecimento do óleo já não precisa de um W50 ou W60, o W40 torna-se de facto a melhor opção. Mas sabes que na verdade é o contrário, quanto mais quente está o motor (atenção, o motor, não é o óleo) mais eficiente ele se torna e dura mais. Fica mais eficiente porque existem menos perdas de calor para o bloco durante a combustão/expansão, e dura mais porque quanto mais quente, menor é o atrito. Só que devido a limitações do material, fixou-se que a temperatura ideal de funcionamento seria com o liquido de refrigeração a 90ºC (embora o liquido esteja a 90º, o motor está mais quente do que isso).

Um exemplo disto são as motas, que como tem o motor a fazer rotações muito elevadas, é importante que o atrito seja o minimo possivel, por isso é que a temperatura ideal do liquido de refrigeração delas é na ordem dos 100ºC.

Mas sim, um óleo 0W40 (enquanto está frio, porque a quente tanto faz que seja 0W40, 5W40, 10W40, etc..) à minima fuga ou folga, o óleo desaparece que é um instante, e sim, o turbo é o 1º a ir conforme disseste. Fica aqui uma curiosidade: Um turbo a trabalhar em carga máxima, basta que lhe falte o óleo por 2 segundos e já está condenado à morte.

Que óleo usas Santinhos? Quando abrirmos os motores e se o meu não estiver em condições, eu já não digo mais nada :p

- - - - - - - - - -

Pessoal no meu entender cada motor usa o óleo apropriado ou seja: Os motores recentes são mais ajustado e não necessitam de mais viscosidade, por isso ai está o w30 ;) Os carros de competição estão sujeitos a mais desgaste quer pela alta rotação quer pelo aquecimento, por isso usam um óleo mais viscoso para proteger o motor! Os motores sofrem mais desgaste no arranque em frio, por isso os manuais avisam que devemos iniciar a marcha em velocidade reduzida até atingir a temperatura normal de funcionamento! Em quente o motor já se encontra ajustado e o consumo de óleo é menor! Para um motor que gaste óleo não é aconselhado o 0w40 pois em frio o óleo vai sumir pelas folgas ;) vocês sabiam que os emblos (pistões) só se tornam redondo completamente quanto estão na temperatura normal? Por isso alguns mecânicos falam em 5w40 ou 10w40 e as vezes 15w40 para motor que já se encontre gastos e deixem passar óleo pelas válvulas de escape ;) E bom trocar opiniões torna o forum mais interessante :D abraços

Já posso dizer que concordo com tudo o que disseste :)

Isto é, quase tudo :D No rally usam óleo mais viscoso a quente porque o óleo trabalha a temperaturas muito elevadas. Se se usar um óleo de rally num carro normal, quando o motor estiver quente, o óleo vai estar viscoso demais, ao passo que o mesmo óleo num motor de rally quando já está quente, o óleo vai ficar na viscosidade correcta. :)
 
Uso o 5w40, ja usei 2 ou 3 vezes o 0W40 e sempre deu asneira... (em carros diferentes 2 comprados novinhos 1 usado). embora no livro viesse anotado que podia levar o 0W40 o motor ficava com um trabalhar mais estranho e perdiam oleo em 5mil kms ia 1 litro á vida... no usado foi o turbo po galheiro :D

outros carros ca da casa que so levaram 5w40 nunca gastou uma gota e problemas zero (carros novos e ja vao com 300mil kms).

Isto claro estou a falar de carros a diesel motores 1.9tdi e motor 2.2 cdi
 
Uso o 5w40, ja usei 2 ou 3 vezes o 0W40 e sempre deu asneira... (em carros diferentes 2 comprados novinhos 1 usado). embora no livro viesse anotado que podia levar o 0W40 o motor ficava com um trabalhar mais estranho e perdiam oleo em 5mil kms ia 1 litro á vida... no usado foi o turbo po galheiro :D

outros carros ca da casa que so levaram 5w40 nunca gastou uma gota e problemas zero (carros novos e ja vao com 300mil kms).

Isto claro estou a falar de carros a diesel motores 1.9tdi e motor 2.2 cdi

Então não vale a pena abrirmos os nossos motores para comparar, eu tambem sou apologista de usar o 5W-40 ;)

Uso 5W-40 no meu 1.8T AEB e tambem no 1.9TDI AFN do da minha mãe.
 
Bom eu uso Castro 0w40 pk o meu motor tem 138.000 km apesar de este ano fazer 18 anos :D Sabes muita gente muda o óleo pelos km, mas acontece que o fabricante manda mudar aos 15000km ou um ano e pk!? Exp: tem muita gente que faz 10km por dia e acontece que no final do ano só fez 3650km! Ao fim de um ano de arranca e para o óleo já não se encontra nas melhor condições! Claro que o óleo sintético já tem aditivos próprios para uma limpeza melhor do motor! O motor ganha humidade e o óleo tem de ser capaz de a assimilar ;) As vezes os motores ganham borras e entopem as passagens dos pontos de lubrificação! Por isso é importante usar sempre óleo recomendado ou superior para manter o motor limpo ;)
 
Já agora, uma curiosidade para quem quiser ver, estão aqui umas tabelas que mostram a viscosidade do óleo conforme a sua graduação.

Aqui é a quente, ou seja, o numero depois do W
14226d1267629229-daft-guide-oil-viscosity-grades-sae.jpg


E aqui é a frio, o numero antes do W

14227d1267629229-daft-guide-oil-viscosity-grades-sae-w.jpg


Espero que achem as tabelas esclarecedoras ;)
 
Então não vale a pena abrirmos os nossos motores para comparar, eu tambem sou apologista de usar o 5W-40 ;)

Uso 5W-40 no meu 1.8T AEB e tambem no 1.9TDI AFN do da minha mãe.

Bom rapazes o meu motor é a gasolina ;) não queima tanto como o vosso! O que faz sujar o óleo não é só o motor mas sim o combustível! as partículas queimadas nos cilindros vão aos poucos passando para o óleo! Por exp: Se tu meteres óleo novo num motor diesel, andas umas voltas e fica logo escuro, enquanto o motor a gasolina acaba por ser mais limpo ficando com o tempo meio acastanhado ;) falo bem :D
 
Bom eu uso Castro 0w40 pk o meu motor tem 138.000 km apesar de este ano fazer 18 anos :D Sabes muita gente muda o óleo pelos km, mas acontece que o fabricante manda mudar aos 15000km ou um ano e pk!? Exp: tem muita gente que faz 10km por dia e acontece que no final do ano só fez 3650km! Ao fim de um ano de arranca e para o óleo já não se encontra nas melhor condições! Claro que o óleo sintético já tem aditivos próprios para uma limpeza melhor do motor! O motor ganha humidade e o óleo tem de ser capaz de a assimilar ;) As vezes os motores ganham borras e entopem as passagens dos pontos de lubrificação! Por isso é importante usar sempre óleo recomendado ou superior para manter o motor limpo ;)

Agora sim concordo plenamente :D :p

É por causa disso que eu só uso óleo 100% sintético. E é tambem um dos motivos pelo qual faço questão do carro a dormir na garagem, para manter a contaminação de humidade no óleo ao minimo possivel.

- - - - - - - - - -

Bom rapazes o meu motor é a gasolina ;) não queima tanto como o vosso! O que faz sujar o óleo não é só o motor mas sim o combustível! as partículas queimadas nos cilindros vão aos poucos passando para o óleo! Por exp: Se tu meteres óleo novo num motor diesel, andas umas voltas e fica logo escuro, enquanto o motor a gasolina acaba por ser mais limpo ficando com o tempo meio acastanhado ;) falo bem :D

Tambem concordo :D Falas bem sim senhor :) Experimenta ver a cor do óleo de um motor a trabalhar a GPL. Como o pessoal todo sabe ( :D ) eu tenho o carro a GPL, e mudei o óleo está a fazer 3000km. Vais ver a cor dele, e está NOVO!

True story :D
 
Agora sim concordo plenamente :D :p

É por causa disso que eu só uso óleo 100% sintético. E é tambem um dos motivos pelo qual faço questão do carro a dormir na garagem, para manter a contaminação de humidade no óleo ao minimo possivel.

O meu está parado na rua por motivos de só ter 1 lugar de garagem ;) mas o que faz o motor ganhar humidade não é ficar na rua mas sim aquecer e arrefecer ;) Mas digo-te que o meu motor esta bem protegido :) tem forra de capo, é um 1.6 bem estimado :D

- - - - - - - - - -

Agora sim concordo plenamente :D :p

É por causa disso que eu só uso óleo 100% sintético. E é tambem um dos motivos pelo qual faço questão do carro a dormir na garagem, para manter a contaminação de humidade no óleo ao minimo possivel.

- - - - - - - - - -



Tambem concordo :D Falas bem sim senhor :) Experimenta ver a cor do óleo de um motor a trabalhar a GPL. Como o pessoal todo sabe ( :D ) eu tenho o carro a GPL, e mudei o óleo está a fazer 3000km. Vais ver a cor dele, e está NOVO!

True story :D

Eu trabalho com motores ;) por isso tenho alguns conhecimentos :) mas nunca sei tudo e vou morrer a aprender ;)
 
Back
Top