Barra estabilizadora ``racing``

Isso são barras AA (anti aproximação), servem para manter a estrutura do carro em apertos mais pesados (condução agressiva, curvas e por ai).

De facto tem melhoras no comportamento do carro, estruturalmente fica mais rijo.

As estabilizadoras, essas são barras que vão de uma parte da suspensão a outra, e nessas sim, notas grandes diferenças, como o adornar do carro.

Resumindo, essas AA só compensa no estilo de condução que tens.
 
- Vai ficar bem mais rijo
- Vai ficar mais estavel a grandes velocidades, especialmente quando for necessario travar...
- Ter atencao depois em subir passeios altos, pode danificar o chassi caso o mesmo cruze pois o carro nao vai conseguir torcer tanto.
 
Atenção tambem que se nao for homologada é para causar chatices que a policia anda em cima disso e em caso de acidente isso pode correr mal porque batendo num lado pode afectar o outro, principalmente a frente...
 
- Vai ficar bem mais rijo
- Vai ficar mais estavel a grandes velocidades, especialmente quando for necessario travar...
- Ter atencao depois em subir passeios altos, pode danificar o chassi caso o mesmo cruze pois o carro nao vai conseguir torcer tanto.
Sim convem, caso nao sejam, pintar as barras de preto, para ficarem despercebidas...

Estás doente? Fonix por momentos pensei que não eras tu.
 
barras aa ajudam sempre pra curvar mais "à séria".
quantas mais colocares mais rijo fica, por isso ganha-se grip (convem ter a suspensão boa e bons pneus) mas tb se perde alguma progressividade no oversteer/understeer... principalmente em piso molhado, o carro fica mais imprevisivel...
no meu antigo carro tinha as 2 barras aa de trás (topos dos amortecedores e a do sub-frame inferior), e a da frente superior nos topos, em conjunto com uns koni sport com regulação, mais barras estabilizadoras nos 2 eixos, e uns Bridgestone potenza /50... e aquilo a curvar era um espectáculo :D

quanto à legalidade, segundo sei, não existe proibição a esse tipo de alterações, e desde q não impeça o normal funcionamento e segurança do veiculo, a autoridade nada pode fazer... mas lá está, não custa pintá-las de preto ou à cor da carroçaria pra não ir a uma ipo B...
 
View attachment 1092

Portugal tem uma lei bastante abrangente quanto as alterações as características originais do veiculo lol

pois... mas como diz no inicio, não existe leis para as chamadas barras de ligação...
mas as ditas barras vem montadas de origem em muitos carros, inclusivé quem me instalou a barra da frente nos topos dos amortecedores foi na marca mesmo, e desse mesmo chassi existe uma versão mais desportiva com a barra de origem...

outro exemplo, o M3 E46 vem com barra de origem, e as restantes motorizações do mesmo chassi vem sem barra... e se meteres é ilegal?

estas leis de "qualquer alteração às caracteristicas" é só pra chular o povinho...

PS: ah, e com essas barras todos no meu veiculo, nunca tive problemas na ipo, nem nunca sequer comentaram...
 
Opa, ha de tudo infelizmente.

Um colega meu ja viu documentos apreendidos, multa de 250€ e inspecção B por ter barra. Se quiser pegam e acabou.

Tens algum documento que diga que o carro vem de origem com a barra ? É aquela base percebes ?
 
Mesmo os carros que as trazem de origem não vem nada descrito no DU...

pois... como podem multar uma coisa q "não existe"/não é descriminada, nem há legislação q controle...

eu há tempos quando meti, mostraram-me um texto em q dizia q se as barras de ligação se estivessem devidamente fixas/apertadas, e q se não afectassem o funcionamento do veiculo, podiam ser colocadas à vontade... o senão de levar uma pancada de um lado e afectar do outro é subjectivo, isso pode acontecer de inumeras maneiras e é imprevisivel...
 
Back
Top