B6 Safe-mode - Resolvido! N75 :)

Re: B6 Safe-mode - AGORA COM LOGS

Ele entrava em safe por fazer os picos altos e mater durante algum tempo
Por a n75 não estar a controlar a pressão dai dizer se trocares a n75 isso passa

Ó Mestre :D, então achas q a hipótese da geometria presa deve estar fora de equação?... dantes mantinha os picos porq o sensor tava meio marado... costumava entrar em safe logo na 1ª vez q começava a puxar, talvez com o puxanço limpasse um pouco o sensor map e começava a contar melhor...
agora com sensor map novo, os picos são nas 1800-2100 rpms... se fosse geometria presa fazia em qualquer rotação certo? e não apenas quando o turbo "enche"...
Tem lógica, a n75 não dá conta do recado no 1º impacto do turbo.... só depois...
a n75 custa à volta de 50 euros com iva certo?

MUITO OBRIGADO pela ajuda ;)
 
Last edited:
Re: B6 Safe-mode - AGORA COM LOGS

mas na tua opinião o q devo fazer?
1 - não preciso descarbonizar o turbo?
2 - é melhor ficar com o sensor map novo?
3 - a n75 é pra mudar, está decidido.
 
Re: B6 Safe-mode - AGORA COM LOGS

É isso q vou fazer!
Obrigado mais uma vez pela ajuda... estava a precisar de ver a luz ao fundo do tunel :)
 
Re: B6 Safe-mode - AGORA COM LOGS

Estou a acompanhar este topico e a aprender !

Embora não perceba nada disto vou dar uma opinião que me parece apropriada para o "nosso" caso e até é barata...mudar os tubos de vacuo. Vou trocar os meus no Sabado...
 
B6 Safe-mode - Afinal era geometria presa! Resolvido ;)

Tenho novidades acerca deste assunto:
pensava estar resolvido o problema do safe mode, até andei 2 semanas a puxar pelo carro e nunca mais fez...
até há uns dias atrás, em q nas mesmas condições (4ª às 2800 rpms) volta a entrar em safe-mode...
como o carro ia fazer a revisão na semana seguinte mandei fazer descarbonização ao turbo e geometria...
e ia mudar tb a n75, mas o mecanico ao tirar o turbo viu logo q a geometria ou o mecanismo q abre e fecha a geometria estava um pouco presa e possivelmente seria mesmo daí o problema... e então nao mudou a n75...
ele faz mts descarbonizaçoes a turbos, caso contrário não o faria lá, e sinceramente fez um optimo trabalho...
acompanhei parte do processo, e vi sair do turbo, mas pricipalmente do tubo da admissão umas boas 3 mãos cheias de "carvão"...
meti castrol edge 5w40 505.01 e filtro de oleo, gasoleo, ar e polen... paguei 200 euros por tudo (o oleo era meu) e ficou pronto pra mais 15.000 kms...

ao sair de lá notei logo o motor mais silencioso, mas o turbo tb... a puxar nada de barulhos ou grilos, e sempre certinho a puxar... e noto q esta a puxar melhor um pouco, como se dantes andasse com o carro com 5 pessoas e agora ficasse vazio... sinto-o mais leve... logico q a dif nao é so da descarbonizaçao mas tb do oleo e fitros novos... mas noto q ficou outro...

mas quis testar se a descarbonização resolveu realmente o problema, e então fiz loggs antes de ir à revisão com um safe mode registado às 2800 rpms... e depois da revisão...
quanto ao diagnostico anterior, o q aconteceu foi q como andei a puxar durante alguns dias seguidos devo ter limpo um pouco a geometria, e então pensava q o sensor havia resolvido (se bem q continuava com uns picos às 1800-2000)... mas bastou andar umas semanas nas calmas e quando vou puxar por ele puff safe-mode outra vez...
por isso aconselho: dêem calor ao vosso argolas 1 vez por dia :D
bem aqui estão os loggs antes e depois. vejam as diferenças... agora nem picos faz :D

oqxcp4.jpg


2u4n5ar.jpg


vwydly.jpg
 
Last edited:
Re: B6 Safe-mode - AGORA COM LOGS

A4 130 em bom estado cm mapa original nao fazem picos de pressao a n ser a vir a pisar abaixo das 2000rpm.

Parece que esta resolvido pelos logs ;)
 
bem, o 1º episodio foi o sensor de pressão, melhorou mas pouco, começou a fazer menos devido a dar calor diariamente pra testar... :roll:
o 2º episodio foi a descarbonização do turbo e geometria e da admissão e egr, melhorou, mas por pouco tempo... (começou a fazer picos pelas 1800-2100)
3º troca hoje da n75, e notei logo q o carro estava diferente, com mais andamento e a subir rpm mais rapido... fiz loggs mesmo há pouco e picos nem vê-los, alias o mais alto é 2457 mbar...
espero q desta fique resolvido, pois a maf está boa, tubagens todas em ordem, se não resolver em definitivo vou ao bruxo :D
loggs fresquinhos:
31696dl.jpg


2md2gr9.jpg


- - - - - - - - - -

e já q o sensor de pressão estava bom, vou colocá-lo à venda :)
 
Last edited:
amigo xavi, resolves-te mesmo de vez esse problema?? :D

o meu A3 130cv, anda com uns sintomas iguaizinhos aos que tiveste.. :roll: ligado à máquina (launch), penso que dá o mesmo erro.. :roll:

bom no meu caso, tenho já um problema à frente dos olhos, pois o tubo quem vem do turbo já deve ter aqueles encaixes na braçadeira marados, pois quando lhe dou carga e entra em safe (também em 3ª / 3800 rpm), vou ver o tubo e ele tá quase a sair fora, originando fuga... vou começar por ai a tentar resolver o problema, caso não resolva já sei que provavelmente será a N75... ;)

no teu caso pelo menos, parece que o mestre Rafael sempre tinha razão... :D


cumps.. 8)
 
Last edited:

pudera, é o mestre :D

- - - - - - - - - -

amigo xavi, resolves-te mesmo de vez esse problema?? :D

o meu A3 130cv, anda com uns sintomas iguaizinhos aos que tiveste.. :roll: ligado à máquina (launch), penso que dá o mesmo erro.. :roll:

bom no meu caso, tenho já um problema à frente dos olhos, pois o tubo quem vem do turbo já deve ter aqueles encaixes na braçadeira marados, pois quando lhe dou carga e entra em safe (também em 3ª / 3800 rpm), vou ver o tubo e ele tá quase a sair fora, originando fuga... vou começar por ai a tentar resolver o problema, caso não resolva já sei que provavelmente será a N75... ;)

no teu caso pelo menos, parece que o mestre Rafael sempre tinha razão... :D


cumps.. 8)

o tubo pode não precisar de ser mudado, pode apenas saltar fora pelo excesso de pressão.
muda a N75 e depois testas o tubo ;)
 
pudera, é o mestre :D

- - - - - - - - - -



o tubo pode não precisar de ser mudado, pode apenas saltar fora pelo excesso de pressão.
muda a N75 e depois testas o tubo ;)

o "normal" é o dito tubo andar ligeiramente saído ( 1 / 1,5 cm +/-)... ao que já nem ligo...

mas agora ele aparece saído prai uns 3 cm... :s daí pensar que seja esse o problema.. ;)


mestre rafael, já agora, alguma opinião? :D apostas na N75 tb? :roll:
 
Foram à audi ou mecânicos cá de fora?
Desde que fui a um mecanico ca de fora para arranjar as correias dos acessórios a minha allroad está com sintomas parecidos. Cheira-me que ficou algum tubo solto.
 
Back
Top