B6 Safe-mode - Resolvido! N75 :)

Re: B6 pd130 - corta... Parece sem turbo... Ajuda

bem, as novidades são:
- não arranjei os sensores emprestados, vou ver se faço um log em andamento pra ver o problema quando entra em safe-mode;
- mas desmontei o sensor de pressão da admissão e dei-lhe uma limpadela com spray, sequei com secador cabelo a frio lol, apesar de não parecer muito sujo... acho q ficou novo de aspecto...
- desmontei caixa do filtro e desmontei a maf, e estava absolutamente NOVA, tanto as redes como o sensor... dei-lhe uma sopradela e meti ao sitio...
- tinha a abraçadeira q aperta o tubo na maf ( q vem do turbo para a maf) pois a abraçadeira estava desapertada e solta em baixo... apesar disso o tubo estava encaixado no sitio...
- dei uma limpadela/sacudidela no filtro de caixa de papel...
- aproveitei q tudo estava desmontado e dei uma vista de olhos debaixo da egr e turbo... a egr continua a babar algum oleo... o turbo estava com um pouco humido de oleo no tubo q desce... não pinga, nem está a consumir oleo, apenas está "babado"...

fui testar na esperança de ter resolvido com a limpeza do sensor de pressão ou com o aperto da abraçadeira na maf... mas estava igual: 2500 rpms em 4ª e pimba: safe-mode...

já pedi ajuda a um user para fazer um log... mas entretanto o q estava a acontecer parou de acontecer...
OU SEJA, entrava em safe em 4ª às +ou- 2500, em 3ª às +ou-3800, em 5ª não consegui testar suficiente, mas pelo menos até aos 140kmh não entrou em safe... mas de vez em quando lá puxava a 4ª até 2500 e era certinho entrar em safe... mas hoje já fiz o teste prai umas 10 vezes e não entra em safe, nem em 4ª nem 3ª... a utilização do carro tem sido normalissima, sem viagens grandes nem nada, gasoleo é o mesmo...
Já não percebo nada disto...
se não entrar em safe a fazer o log é mais dificil ver o problema não?
 
Re: B6 pd130 - corta... Parece sem turbo... Ajuda

Um problema em tudo parecido com o meu, o meu em 5 não acontece, dá a velocidade máxima normal, dá a sensação que apenas acontece quando o carro desenvolve de esticão, e o safe mode sucede um poço de potencia segundos depois...
 
Re: B6 pd130 - corta... Parece sem turbo... Ajuda

Um problema em tudo parecido com o meu, o meu em 5 não acontece, dá a velocidade máxima normal, dá a sensação que apenas acontece quando o carro desenvolve de esticão, e o safe mode sucede um poço de potencia segundos depois...

não percebi as ultimas palavras... ao entrar em safe ficas sem potência (poço de potência) mas depois só desligando e ligando normaliza certo?

o q acho é q se começar a puxar por ele aos poucos, depois isso não acontece, ou tipo começar a puxar das 2000 pra cima...

penso q a maioria das vezes q entrou em safe, ia tipo nas calmas, e lembrava-me ou aparecia uma recta/subida e vamos lá puxar... e começava tipo das 1400/1500 rpms.... e pimba safe-mode....

pois as vezes chateava-me com isso, e ia testar o carro, e aí começava a puxar 1 2 3 vezes... 2ª 3ª 4ª e já não acontecia nada... tal e qual como ontem aconteceu...
 
Re: B6 pd130 - corta... Parece sem turbo... Ajuda

Bem, finalmente arranjei um vag-com 10.6.4 e pesquisando lá consegui ver algumas coisa...

achei estranho ter dado informação q nao tinha o canbus, ou estava desactivado... uma coisa assim... :S o canbus é um tipo de ficha?? o meu b6 tem isso?? desculpem lá a ignoracia...

1º fui ver os kms reais, e diferença de 3.000 kms! Sem martelada :lol:

2º fiz um auto-scan e já nao me apareceu o erro de sensor de pressao no colector admissao, apesar de nos ultimos dias ter feito safe-mode algumas vezes...
aparece novamente o erro do sensor de temperatura... isso é algo de relevante?
e na parte em q o cb começa a fazer o check, dava um erro na parte dos travões... E aparecia no visor algo relacionado com o abs/esp... mas "no fault code found"... vou copiar:

"Data version: 20110418

--------------------------------------------------------------------------------
--------------------------------------------------------------------------------

Chassis Type: 8E - Audi A4 B6/B7
Scan: 01 02 03 08 09 0F 11 15 16 17 18 36 37 45 46 55 56 57 65 67
69 75 76 77

-------------------------------------------------------------------------------
Address 01: Engine Labels: 038-906-019-AVF.lbl
Part No: 038 906 019 CG
Component: 1,9l R4 EDC 0000SG 1366
Coding: 00002
Shop #: WSC 63351
VCID: 5EB79A4BF0A7
WAUZZZ8EZ1A067602 AUZ6Z0A0090717

1 Fault Found:
17664 - Engine Coolant Temp Sensor (G62): Open or Short to Plus
P1256 - 35-10 - - - Intermittent
Readiness: 0 0 X X X

-------------------------------------------------------------------------------
Address 03: ABS Brakes Labels: 8E0-614-517.lbl
Part No: 8E0 614 517
Component: ABS/ESP front D1320
Coding: 04255
Shop #: WSC 06435
VCID: E5C535A755F1

No fault code found."

E o erro "This function requires a licensed interface"... isto tem solução?? :
3499t9t.jpg


3º fui fazer os logs... logo no 1º puxanço em 3ª entra em safe mode por volta das 3800 rpms com anteriormente:
kby3qh.jpg

2comz4o.jpg


depois parei, desliguei e voltei a arrancar... tentei em 4ª até 3200 rpms (fazia safe as 2500 em 4ª) e não fez safe... a seguir tentei novamente em 3ª... só consegui puxar até 4200 rpms... (um gajo meteu-se à minha frente) mas já não fez safe... não percebo... quando está bem quente nao entra em safe... cá está o log da tereceira até às 4200 rpms:
fp3r7k.jpg

260zat0.jpg


Pelo que vejo a MAF tem valores altos e a pressão de admissão tambem... na 2ª vez já não estão tão altos e já nao fez safe-mode...
PRECISO DE AJUDA A DETECTAR O PROBLEMA!
 
Last edited:
Re: B6 Safe-mode - AGORA COM LOGS

boas pelo que li um colega meu teve o mesmo problema mas o dele so tinha uma diferença entra va em safe em 3º mas foi a varias pessoa que diziam que era maf pos se a maf igual, disseram que era a n75 pos uma igual, disseram que era a geometria presa mandou revisionar o turbo e ficou igual, dava o mesmo erro que esse teu o problema na dele era apenas a valvula de pressao na admiçao andamos nisto quase 2 semana a por peças e a tirar, e atentar em varias maquinas de diagnostico pelos sintomas sera isso

cumprimentos
 
Re: B6 Safe-mode - AGORA COM LOGS

Quando puxas-te em 3ª e fez safe ás 3800rpm o turbo estava a fazer 2bar de pressão !! É incrivel como esse turbo ainda está inteiro...

Vê isso quanto antes pk depois a despesa é maior. Manda fazer uma limpeza ao turbo, revisão ao circuito de vacuo, etc..
 
Re: B6 Safe-mode - AGORA COM LOGS

boas pelo que li um colega meu teve o mesmo problema mas o dele so tinha uma diferença entra va em safe em 3º mas foi a varias pessoa que diziam que era maf pos se a maf igual, disseram que era a n75 pos uma igual, disseram que era a geometria presa mandou revisionar o turbo e ficou igual, dava o mesmo erro que esse teu o problema na dele era apenas a valvula de pressao na admiçao andamos nisto quase 2 semana a por peças e a tirar, e atentar em varias maquinas de diagnostico pelos sintomas sera isso

cumprimentos

logo na 1ª vez q aconteceu, fui ao mecanico fazer o teste na máquina, tinha um erro do sensor de pressao na admissão, e o mecanico disse que seria isso o problema... mas como me disseram q esse erro tb é sintoma de geometria presa, não sei se troco o sensor ou não...
o que é certo é que se fosse apenas o sensor avariado (a dar leituras erradas) fazia o safe-mode, mas a maf tb tem valores altos a acompanhar a pressão... e quando testei em 4ª e 3ª novamente q nao fez safe, os valores de pressão e maf mantiveram-se mais baixos, excepto uma vez as 2000-2300 maf e pressao com maf de 1249,5 e pressao de 2819,7

não sei o q fazer... não posso gastar tanto dinheiro a mudar tudo sem necessidade... queria descobrir a fonte do problema, fosse o q fosse... mas é certo q em qualquer das vezes q fez safe, quando testei novamente logo de seguida deixou de fazer safe... e a prova está nos logs com a 1ª vez a fazer sempre 1249 de maf, e com pressoes de 2983!!! e depois com valores mais normais... isso é q é estranho... :(

mas obrigado pela ajuda...
 
Re: B6 Safe-mode - AGORA COM LOGS

Quando puxas-te em 3ª e fez safe ás 3800rpm o turbo estava a fazer 2bar de pressão !! É incrivel como esse turbo ainda está inteiro...

Vê isso quanto antes pk depois a despesa é maior. Manda fazer uma limpeza ao turbo, revisão ao circuito de vacuo, etc..

pois... andei a ver alguns logs e não vi nenhuns com pressoes destas!!...
mas é assim tão grave!? pode partir o turbo? não devia entrar em safe mais cedo neste caso?
 
Re: B6 Safe-mode - AGORA COM LOGS

No final de fazer estes loggs não fui ver qual o erro q tinha ficado na centralina por fazer safe em 3ª às 3800, pois pensei q seria o mesmo erro q tinha na 1ª vez "Intake Manifold Pressure Sensor"...
Acontece q esse erro nao apareceu mais... em vez desse tinha um "novo" que já muda o caso de figura... :(
O erro e significado do wiki.ross-tech.com é:

"17965/P1557/005463 - Charge Pressure Control: Positive Deviation

Possible Symptoms
Reduced power output
Limp mode

Possible Causes
Boost Pressure too High
Hoses/Pipes incorrect connected, disconnected, blocked or leaking
Charger Pressure Control defective VNT (variable nozzle turbo): nozzles stuck

Solenoid Valve for Boost Pressure Control (N75) defective

Possible Solutions
Check Hoses/Pipes to/between Components
Check Solenoid Valve for Boost Pressure Control (N75)
Check / Clean / Replace Charge Pressure Control Check / Clean mechanism for variable nozzles"


Este erro foi certamente pelo excesso de pressão como mostra o log.
E calculo q o erro do sensor de pressão foi esporádico ou, a limpeza q fiz ao mesmo resultou...

Após ver o erro eliminei-o, fiz a "limpeza da geometria" pelo vag conforme manual do vag do brunoalmeid e fui dar calor, progressivamente, até puxar bem pelo motor... e nao fez safe... fui ver com o vag e continua limpo...

CONCLUSÃO: a minha ideia é na revisão no proximo mes mandar verificar todas as tubagens, e caso não haja nenhuma fuga, mudar a N75... caso não resolva, vou mandar fazer uma limpeza ou descarbonização do turbo e geometria... e deve ficar resolvido... ou acham q devo limpar logo o turbo?
 
Re: B6 Safe-mode - AGORA COM LOGS

hoje fui ao meu mecanico e mostrei-lhe os logs e o erro... ele continua a achar q é o sensor de pressão, visto q se fosse geometria presa devia acontecer sempre, e até o carro a seguir pegar mal... e não acontecer o q acontece, ou seja à depois de fazer safe uma vez e depois de ligar novamente não fazer mais safe... diz q isso é mais de "problema electrico" do q mecanico...
de qualquer das maneiras pra tirar as teimas ele "empresta-me" um sensor novo pra experimentar, se não for disso volta a meter o meu sensor, e depois descarboniza o turbo...
 
Re: B6 Safe-mode - AGORA COM LOGS

bem pessoal, ando com um sensor map novo (sensor de pressão do colector de admissão) já há alguns dias...
apenas entrou em safe 1 hora após ter trocado o sensor, q o mecanico disse ser normal por ter o erro em memória...
fora essa vez não entrou mais sem safe, e tenho testado todos os dias... ainda agora fiz uma série de testes e não fez safe... normalmente fazia-me safe em 3ª ás 3800 rpms e em 4ª às 2500 rpms... puxei isso, e muito mais e não fez safe...
fiz loggs aos testes de hoje, e parece continuar com alguns picos entre as 1800/2100 e estabiliza a seguir... quando faz as pressoes maximas é quando a maf faz o valor máximo de 1249,5 como podem ver... não sei se isso é normal?! mesmo os picos de 2500-2700 Mbar não sei s é normal, e suponho q esses picos é quando o turbo enche 1800--> e temos o binario maximo (neste motor o binario maximo é entre 1750-2500)
Coloco aqui os loggs E PEÇO AJUDA A QUEM POSSA DAR A SUA OPINIÃO se acham q o problema era do sensor, visto já não fazer safe... pois o raio do sensor não é tão barato quanto isso... e pelo preço do sensor quase q faço uma descarbonização ao turbo...
OBRIGADO!

se7x1j.jpg

244qsxv.jpg

23k4y9t.jpg

1hdvlu.jpg

21n130p.jpg
 
Re: B6 Safe-mode - AGORA COM LOGS

Acho que o teu problema esta apenas na n75

pois... é provavel... o erro q dava "Charge control pressure: Positive DEviation" indica isso: tubagens obstruidas, ou n75 ou geometria presa...
mas tb é verdade q ao mudar o sensor deixou de fazer safe... mas continua com uns picos altos, q nao devem dar mt saude ao turbo... certo?
mas antes com o sensor map velho quando subiam os valores fixava-se no máximo de 2983,5 e repetia este valor de pressão algumas vezes... agora chega quase aos 2700 de pressão mas baixa logo de seguida...
será seguro/saudavel andar assim?
 
Re: B6 Safe-mode - AGORA COM LOGS

Ele entrava em safe por fazer os picos altos e mater durante algum tempo
Por a n75 não estar a controlar a pressão dai dizer se trocares a n75 isso passa
 
Back
Top