Aviso Nível Óleo no Mínimo

Caros Membros,

Hoje aconteceu-me algo pela qual não esperava (antigamente tinha o VW Golf II e a constante inserção de óleo no motor deu comigo em doido, motivo pelo qual me decidi a trocar).
Tenho um Audi A3 Sportback 2.0 TDI S-Line, de Julho de 2006, com cerca de 170000km.
Acontece que a última revisão foi há sensivelmente 10000km atrás (portanto aos 160000km), e supostamente terei um serviço de revisão com mudança de óleo para 15000km, aliás o que está descrito no livro de revisões, com kilómetragem apontada para nova revisão, aos 175000 e qualquer coisa (não me recordo com exactidão dos números pois não tenho os documentos comigo neste momento).
Ia muito bem no meu trajecto de auto-estrada a cerca de 130km/h, após ter puxado um pouco por ele anteriormente, mas nada de exagerado, quando de repente acende a Luz Amarela de Aviso de Óleo no Mínimo.
Ligo de imediato ao meu mecânico, que me diz que devo parar na área de serviço mais próxima e meter 1L de óleo para compensar, dando-me a referência de 5W30 ou 5W40 e que era normal acontecer, por vezes o Óleo não dura o intervalo de tempo necessário entre cada revisão. Assim fiz, só havia 5W40 que foi o que meti e despejei o Litro todo e verifiquei a vareta e ficou no máximo do limite. Chegando de viagem, deixei o carro descansar umas horas e a frio voltei a verificar a vareta, e mantem-se como estava, quando meti o litro.
A minha dúvida é a seguinte, após ler alguns comentários de malta que teve problemas idênticos, será que o meu Argolas está a beber óleo (não deveria ele injectar o óleo, mas este ficar na mesma no motor, embora queimado?), poderá haver alguma problema do tal sensor que falam, poderá ter a ver com o turbo? Ou isto é normal. Foi a 1ª vez que me aconteceu desde que o tenho.
Para o meter na VAG-COM, alguém tem noção dos custos?
Será que alguém me pode esclarecer?
Desde já Obrigado pela atenção.
Bruno Santos
 
É por isso que gosto do meu, 85.000kms e não bebe nem ponta de oleo... Por enquanto :D

- - - - - - - - - -

É normal com o desgaste haver um pequeno consumo através de segmentos e sobretudo o turbo que vai babando algum oleo com o uso. Desde que não te ultrapasse muito mais do que isso, podes ficar descanssado. Caso venha a beber acima de 1 litro por cada 10000kms, verifica se o turbo não está a deixar passagem. Até o intercooler costuma ficar cheio de oleo.

- - - - - - - - - -

É normal com o desgaste haver um pequeno consumo através de segmentos e sobretudo o turbo que vai babando algum oleo com o uso. Desde que não te ultrapasse muito mais do que isso, podes ficar descanssado. Caso venha a beber acima de 1 litro por cada 10000kms, verifica se o turbo não está a deixar passagem. Até o intercooler costuma ficar cheio de oleo.
 
Isso é perfeitamente normal o motor 2.0tdi pode beber 1lt de oleo a cada 5000km isso esta no livro
tudo depende da tua condução mais nada o motor esta de boa saude

abraços
qualquer coisa apita
 
Malta Obrigado, já me deixaram mais descansado!
Agora nova viagem a abrir, para testar realmente! Vamos lá ver...
Mais uma vez obrigado!
 
Atenção ao oleo que metes... não basta ser 5w40.. tem de cumprir a norma 505.01 ou podes vir a ter problemas...
O meu consome meio litro de 4 em 4 mil kms...
enquanto o numero é constante não há preocupações...
 
Back
Top