TDi... disse:
A minha pergunta é se o tal shunt do fio 1 á massa lhe poe essa funçao a trabalhar (que duvido) ou se apenas lhe elimina o aviso no quadrante.
O shunt à massa serve para enganar o CB, e para todos efeitos, é como se o sensor existisse e estivesse sempre a indicar que o reservatório estava cheio...
Um carro sem CB de origem só tem a info com a autonomia e algumas funções de alerta tipo travões, pastilhas, óleo, etc... Um carro com CB de origem, além do disto, tem mais funções como as médias de velocidade e consumo, 2 memórias, aviso do nível de água no mija mija e aviso de lâmpadas fundidas.
Ao colocar CB completo num carro que vinha sem ele de origem, ganhamos todas as funções de um CB completo com 2 excepções:
- aviso de nível de água no mija mija - porque o reservatório não tem o tal sensor. Das duas uma, ou se coloca tudo o que é necessário para ter isto a funcionar, incluindo o reservatório com o tal sensor (gostaria de saber exactamente o que implica isto), ou a alternativa que todos têm usado, que é ligar o fio à massa e eliminar o erro, enganado o CB, pois para ele o reservatório estará sempre cheio.
- Aviso de lâmpadas fundidas - Esta função para todos os efeitos fica activa, mas não funciona... e porquê? Simples, porque o módulo 9 (Central electrics) que vem num carro sem CB não suporta esta função, além de que a cablagem existente num carro sem CB de origem tb não está preparada para tal...