Aumento do ordenado minimo como objectivo para 2011?!?!?!

As vezes penso que secalhar ter fechado a minha empresa foi realmente o melhor que eu podia ter feito , um sossego!

Vou tentar resumir resposta ao que li neste topic

1º nao adianta andar de "opel corsa" e dizer aos funcionarios que nao tenho dinheiro... ate me respondem para vender o carro e vir a pé que eles tem de sustentar o Astra deles!

2º se chegou ao "nivel" de patrao foi porque arriscou , investiu perdeu o seu tempo e dinheiro e muita da sua saude coisa que vejo que aqui ninguem tem noçao disso.

3º Se la fora ganham muito mais é porque as empresas tem muito mais facilidades desde impostos até a coisa que mais faz falta no nosso pais... a facilidade de despedir o "mau" funcionário.

Vocês não tem a mínima noção do que é ser patrão numa época de crise como esta!

Vocês tem o direito ao salario, o direito ao fundo de desemprego , ainda tem o fundo de garantia social mas os patroes é que sao o problema do pais!
Pelo vosso ponto de vista o patrao tem de pagar tudo nem que para isso tenha da passar ele fome...


E sim , infelizmente tenho de dar razao a postura do tabuas , isto esta mesmo impossivel e apesar de nao achar que este aumento seja o problema pois ja vem muito de tras , sou da mesma opiniao que assim cada vez mais empresas vao fechar.

Ou ainda pior , eu por exemplo tenho condições de abrir outra empresa mas so o risco de empregar novos funcionários de ter de pagar os impostos, dos custos de deslocações (SCUTs ao poder) e de todos os custos inerentes cada vez mais altos para ter uma empresa fazem me ficar quieto e no fundo ficar a ver o pais pegar fogo.

Imaginem a quantidade de pessoas no meu caso que podiam efectivamente produzir suficiente para 5 a 10 pessoas/familias mas que pelo risco nao o fazem?

Estamos num pais onde as leis fazem com que os funcionarios prefiram que a empresa feche para receberem certinho o subsidio todos os meses mais ainda o fundo de garantia social!

Nos pontos acima estou completamente de acordo...
Já passei por algumas empresas, e em todas elas conheci funcionários que pouco ou nada andavam lá a fazer (a não ser contribuir para a falência da empresa) e mesmo assim reclamavam por tudo e por nada... Nestes casos as empresas não podem fazer nada porque as indemnizações são elevadissimas (muitos anos de casa) e não podem despedi-los... Mas também admito que a culpa em parte era dos seus superiores que permitiram que a situação chegasse aquele ponto...
Em relação aos empresários, é óbvio que há casos e casos, para as pequenas e médias empresas, esta crise impossibilita qualquer aumento de custos fixos, mas para as grandes empresas, as coisas não são bem assim...
Uma grande lacuna no código de trabalho, é a excessiva protecção do funcionário e a reduzida protecção do empregador...

Eu trabalhei numa empresa em que se via a dar o litro apenas os estagiários, e todos os outros (à excepção de alguns) que tinham para cima de 5 anos de casa, pouco ou nada faziam, ganhavam bem, e recusavam constantemente o trabalho que lhes era atribuído... Isso é uma vergonha... Em 2008, com a crise do ramo automóvel e da banca, os estagiários foram embora (incluíndo eu), e os acomodados lá continuaram... Porquê?? Porque era mais fácil e barato despedir-nos do que despedir os outros que nada faziam...

Eu continuo a achar que o mais critico não é o aumento do salário minimo, mas sim todos os outros custos que advêm do estado e dos combustíveis...
 
As vezes penso que secalhar ter fechado a minha empresa foi realmente o melhor que eu podia ter feito , um sossego!

Vou tentar resumir resposta ao que li neste topic

1º nao adianta andar de "opel corsa" e dizer aos funcionarios que nao tenho dinheiro... ate me respondem para vender o carro e vir a pé que eles tem de sustentar o Astra deles!

2º se chegou ao "nivel" de patrao foi porque arriscou , investiu perdeu o seu tempo e dinheiro e muita da sua saude coisa que vejo que aqui ninguem tem noçao disso.

3º Se la fora ganham muito mais é porque as empresas tem muito mais facilidades desde impostos até a coisa que mais faz falta no nosso pais... a facilidade de despedir o "mau" funcionário.

Vocês não tem a mínima noção do que é ser patrão numa época de crise como esta!

Vocês tem o direito ao salario, o direito ao fundo de desemprego , ainda tem o fundo de garantia social mas os patroes é que sao o problema do pais!
Pelo vosso ponto de vista o patrao tem de pagar tudo nem que para isso tenha da passar ele fome...


E sim , infelizmente tenho de dar razao a postura do tabuas , isto esta mesmo impossivel e apesar de nao achar que este aumento seja o problema pois ja vem muito de tras , sou da mesma opiniao que assim cada vez mais empresas vao fechar.

Ou ainda pior , eu por exemplo tenho condições de abrir outra empresa mas so o risco de empregar novos funcionários de ter de pagar os impostos, dos custos de deslocações (SCUTs ao poder) e de todos os custos inerentes cada vez mais altos para ter uma empresa fazem me ficar quieto e no fundo ficar a ver o pais pegar fogo.

Imaginem a quantidade de pessoas no meu caso que podiam efectivamente produzir suficiente para 5 a 10 pessoas/familias mas que pelo risco nao o fazem?

Estamos num pais onde as leis fazem com que os funcionarios prefiram que a empresa feche para receberem certinho o subsidio todos os meses mais ainda o fundo de garantia social!

So vou comentar este ponto, porque ja tive uma empresa de distribuicao aqui na Holanda e posso comentar com toda a seguranca...
Esta afirmaca e complectamente falsa, o Art aqui falou do que nao sabe e errou, eu vivo num pais que tem uma das maiores cargas fiscais do mundo e mesmo assim tem
um nivel de vida muito acima da media, tudo se resume ao sistema, nao esquecer que
a Holanda tambem esta no top 10 dos melhores sistemas sosciais do mundo, posso vos dizer que aqui nao preciso ir ao medico para meter baixa, telefona-se a dizer que se esta doente e prontos... sem stress, mas comecemos pelo inicio.
A Holanda implementou um sistema que benefecia todos e prejudica todos, o funcionario esta sempre acima de tudo, ou seja as regras beneficiam os funcionarios
e nao os patroes, as cargas fiscais sao gigantescas, quer para as empresas quer para os funcionarios, e ainda temos de descontar para a familia real, e mesmo assim conseguem manter um nivel de vida que envergonha a maioria dos paises europeus.
Em relacao a minha empresa, o unico beneficio que tive foi no primeiro ano em que nao paguei impostos devido ao inicio de actividade, mas tambem nao recebi nenhum subsidio para comprar o que quer que fosse, tive de me desenrascar sosinho, infelizmente parei porque a empresa que me fornecia trabalho foi comprada por outra e acabou por ser fechada...
Posso-vos dizer que ganhei algum dinheiro, nao dava para enriquecer mas ganhei algum dinheiro e paguei fortunas em impostos, simplesmente o que aqui se faz e o dinheiro circular, e em Portugal o dinheiro fica estagnado nos bolsos de alguem...

Nao estou a por em causa o ART como Patrao, so estou a dizer para nao pegarem nessa de que la fora e melhor porque isto ou porque aquilo porque nao e verdade, como ja disse anteriormente o grande problema em portugal e o sistema, que nao consegue criar regras que beneficie a entidade patronal, a entidade operaria e a entidade governamental, e e aqui que o sistema colapsa e provoca a estagnacao economica, e um autentico caos ....
 
Pois, mas se abusas mandam o controle a casa, e se tiverem o azar de nao estar la estao lixados...

Pois, é a tal falta de fiscalização que tanta falta aqui faz... Só depois de muitos e muitos anos, é que agora se lembraram de verificar a veracidade dos rendimentos minimos que até então atribuiram... Que país infeliz, isso sim... Mas teve uma justificação, a angariação de votos, apenas isso...
 
Back
Top