Audi A5 Gasolina - opinião/recolha de informação!

Boa tarde,

Estou a pensar comprar outro carro, sendo que o A5 coupé é um dos modelos que mais me agrada.

Dado que actualmente faço poucos km's, 10 a 12mil ano, a ideia de comprar a gasóleo está um pouco de lado, ainda para mais tendo em conta que os meus trajectos são na maioria curtos, o que é um problema para Filtros de partículas.

Desta feita estou a pensar num A5 a gasolina, mais propriamente ou o 1.8 TFSI ou no máximo o 2.0 TFSI.

Gostava de saber a vossa opinião sobre estes motores, possível problemas, o que evitar, etc etc.

Agradeço desde já a quem poder ajudar.

Edit: Esqueci-me de referir que será para comprar usado, ai com uns 5 anos ou mais, pois não tenho interesse em gastar muito dinheiro.
 
Last edited:
Boa tarde,

Estou a pensar comprar outro carro, sendo que o A5 coupé é um dos modelos que mais me agrada.

Dado que actualmente faço poucos km's, 10 a 12mil ano, a ideia de comprar a gasóleo está um pouco de lado, ainda para mais tendo em conta que os meus trajectos são na maioria curtos, o que é um problema para Filtros de partículas.

Desta feita estou a pensar num A5 a gasolina, mais propriamente ou o 1.8 TFSI ou no máximo o 2.0 TFSI.

Gostava de saber a vossa opinião sobre estes motores, possível problemas, o que evitar, etc etc.

Agradeço desde já a quem poder ajudar.
Bons motores, muito fiáveis, embora o 2.0 tfsi tenha a fama de consumir óleo em excesso, já o 1.8 tfsi não sei se tem esse problema, mas de resto são motores muito fiáveis..
 
Bons motores, muito fiáveis, embora o 2.0 tfsi tenha a fama de consumir óleo em excesso, já o 1.8 tfsi não sei se tem esse problema, mas de resto são motores muito fiáveis..

tenho o 2.0 TFSI, meti a GPL e até agora nada a apontar, o meu não consome óleo nenhum, penso que os de 2012 já tem esse problema resolvido. Consumos anda cerca dos 9.5L /100km
Acho que fazes uma boa escolha :)
 
o 1.8T é garantidamente mais fiável... agora já sabes que são 170cv vs 225cv... mas de qualquer das formas se procuras fiabilidade julgo que o 1.8T é o ideal ;).
 
170 cv para mim chegam e sobram. Actualmente tenho um diesel de 2.2 de 140cv portanto já vai ser um salto considerável. O que me preocupa mais é a fiabilidade.
A única coisa que me poderá arrastar então para os 2.0 será o facto de os 1.8 serem quase impossíveis de encontrar à venda por cá. No entanto mesmo os 2.0, o que é mais fácil de encontrar é a versão com menos de 200cv, 180 salvo erro.
 
170 cv para mim chegam e sobram. Actualmente tenho um diesel de 2.2 de 140cv portanto já vai ser um salto considerável. O que me preocupa mais é a fiabilidade.
A única coisa que me poderá arrastar então para os 2.0 será o facto de os 1.8 serem quase impossíveis de encontrar à venda por cá. No entanto mesmo os 2.0, o que é mais fácil de encontrar é a versão com menos de 200cv, 180 salvo erro.

se fores para o 1.8 vai para o de 170cv se fores para o 2.0 vai para 211cv. Eu no teu lugar ia para o 2.0 é uma diferenca de 100Nm entre os dois. Em andamento vais notar essa diferença, tendo 0 2.0 maior binário disponivel mais cedo ;)
 
Acredito seriamente que sim, mas como digo para mim é mais importante fiabilidade do que potência. No passado já tive uma fraca experiência com um 8P, demasiado fraca diga-se, e não me apetece mesmo nada voltar a repetir a façanha.
Vou ficar de olho no que vai aparecendo no mercado de usados, e logo se verá :)

Obrigado desde já pela ajuda a todos.
 
Vou estar atento a este tópico também ando com ideias de um gasosas :)
Quanto paga de IUC um 1.8 e um 2.0tsi para ter noção...

Obrigado
 
Boas bom eu tenho um 2.0 tfsi. Bebe óleo? Sim um bocado nada de exagero, fiabilidade do 1.8? Tem a sua fama normal é mais antigo mas o bloco 2.0 vag é consedirado o mais fiável.
O motor 2.0 chegou a ter problemas com o tensor da Correia e em alguns casos estourou motores muitos foram chamados pela wv.
Do meu motor nada tenho a dizer apenas que é bem nervoso e dá bem gozo meter o pé a fundo.
Consumos já o pus a fazer 7.9 como 16 litros, em média ando pelos 12/13 litros. Mas o 2.0 tfsi até aos 230 CV tipo os gti fazem consumos mais baixos rodam os 9 litros e depois depende do pé.
No A5 sei de boas críticas ao motor 2.0 211cv e francamente penso que seija o ideal não sei se existe 2.0 tfsi mais potente no A5 mas o 2.0tfsi 265 é o top
 
Last edited:
Boas bom eu tenho um 2.0 tfsi. Bebe óleo? Sim um bocado nada de exagero, fiabilidade do 1.8? Tem a sua fama normal é mais antigo mas o bloco 2.0 vag é consedirado o mais fiável.
O motor 2.0 chegou a ter problemas com o tensor da Correia e em alguns casos estourou motores muitos foram chamados pela wv.
Do meu motor nada tenho a dizer apenas que é bem nervoso e dá bem gozo meter o pé a fundo.
Consumos já o pus a fazer 7.9 como 16 litros, em média ando pelos 12/13 litros. Mas o 2.0 tfsi até aos 230 CV tipo os gti fazem consumos mais baixos rodam os 9 litros e depois depende do pé.
No A5 sei de boas críticas ao motor 2.0 211cv e francamente penso que seija o ideal não sei se existe 2.0 tfsi mais potente no A5 mas o 2.0tfsi 265 é o top ������

No A5 não existe mais potente, eu tenho o 2.0 211cv, para ser mais potente tem de ser o S5. Entre 1.8 e 2.0 eu recomendo 2.0.
A minha média de consumo de 5.300km (desde que o tenho) são 9.4L/100km, como o tenho a GPL posso dizer que gasto 5€/100km :D. Ainda não tive que lhe meter óleo nenhum..
 
Last edited:
Obrigado a todos pelas opiniões.

Vou aguardar agora pela oportunidade certa no mercado de usados. Não é algo que tenha que ser feito nos próximos dias, ou meses, portanto será a questão do negócio certo vir ter comigo :)

Em relação ao IUC penso que tanto o 1.8 como o 2.0 pagam cerca de 220€ desde que as emissões de CO2 não sejam superiores a 180g/km. Pelo menos foi o que os cálculos me deram num simulador.
 
Obrigado a todos pelas opiniões.

Vou aguardar agora pela oportunidade certa no mercado de usados. Não é algo que tenha que ser feito nos próximos dias, ou meses, portanto será a questão do negócio certo vir ter comigo :)

Em relação ao IUC penso que tanto o 1.8 como o 2.0 pagam cerca de 220€ desde que as emissões de CO2 não sejam superiores a 180g/km. Pelo menos foi o que os cálculos me deram num simulador.

O meu Q5 de 211cv (de 2009) são 195g/km e pago de IUC cerca de 330€ !!
Em termos de óleo mama em media 1L/3000km (5w30). Desta vez coloquei 5w40 para ver como se comporta. Muito pessoal lá fora refere que baixa significativamente o consumo... Veremos .
Em relação a consumos e tendo-o há cerca de 4 anos quase e, com 40000km feitos, tenho média de 9.4l. Grande parte feito em cidade e curtas distancias (10km). Ultimamente tenho andado mais devagarinho, em 6ª às 1300-1400rpm e chego aos 5.8l a direito, o que me fez baixar a média deste ano, para menos de 9l.... É pouco ?!? Não, mas contando que são 211cv não se pode ter tudo !
 
Lá está, o teu passa os 180g/km logo entra no escalão superior, daí os quase 100€ adicionais. Mas pelo que li já em vários sitios, há Audi's A5 2.0 de 211cv dentro dos limites das 180g/km, ficando assim no escalão até aos 220€ como anteriormente falado.

9 litros para um motor desses não acho muito. Eu actualmente no meu a gasóleo, que em nada é comparável com estes a gasolina, consome sempre 8 no tipo de percurso que faço. Logo se com um 2.0 TFSI de 211cv fizesse 9 era muito bom :)
 
Exactamente. Porque há pequenas variações ao longo dos anos que alteram ligeiramente as emissões. No caso do A5 já vi desde 135 a 199. No caso do Q5 começa nos 143 e vai aos 204 pelos que vi. Confesso que para mim, não foi um item que olhasse com atenção na altura em que comprei.
Os consumos também não acho exagerados e em AE (lisboa-porto, lisboa-algarve) acima da velocidade permitida por lei, com AC e CC ligado faço 9.2-9.5.
 
Back
Top