[A4 B6] AUDI A4 B6 1.9 TDI 130CV M5 AWXiiiiiiiii - 20”

Re tens um pouco de razão.
Eu andava a ver isto era para adaptar nos bancos traseiros, mas tb nao sei se algum dia compre...

Também pensei nisso dos bancos traseiros :) mas já é demasiada paneleirice hehehe só se não tiver mais por onde inventar! :) mas nunca colocaria aquecimento não OEM!

E extamente por isso aqui lol :D

Bancos sport a RODAR lol e aquecidos como se pode ver pela ficha verde :)


screencast

Agora vem a parte chata lol que é:

- desmontar todos os 4 bancos;
- aproveitar o aquecimento e as melhores esponjas
- aproveitar as melhores estruturas
- os apoios lombares dos condutores estão ambos partidos, por isso aproveitar apenas os do passageiro!
- depois colocar a pele

Lolol basicamente fabricar os melhores bancos possiveis :D

- - - - - - - - - -

Olha lá, aquele plastico de lado do fora do banco que tem os botoes e as patilhas para subir e descer sai fora bem? Vou ter de pintar isso de preto quando sacar os meus fora

Olha lá João :D lol
Se souberes o que estás a fazer é facil de desmontar! Se não souberes andas ali as voltas e corres o risco de partir algo!
Se tiver tempo tiro fotos de como tens que fazer ok?
Mas não te preocupes que não é nenhum filme!
Achei mais fácil que os bancos sport do A3!
 
As telas de aquecimento OEM são exactamente do mesmo material de algumas after market que se encontram pelo eBay (fibra de carbono).
A diferença está no formato e no sensor de temperatura, que nas OEM é ligado exteriormente e nas after market é interno à tela e funciona como fusível térmico.
 
As telas de aquecimento OEM são exactamente do mesmo material de algumas after market que se encontram pelo eBay (fibra de carbono).
A diferença está no formato e no sensor de temperatura, que nas OEM é ligado exteriormente e nas after market é interno à tela e funciona como fusível térmico.

Não sabia Goblin! Nice info :) obrigado!
Na altura até me assustas-te com a cena do sensor! :D lol
Tanto no ebay, aftermarket ou apenas as telas originais os preços são absurdos mesmo!!!
Comprei dois bancos frontais sport bem mais em conta, assim fica direitinho e OEM!

Já agora como colocaste as tuas telas aftermarket a funcionar com o climatronic?
 
Mas a questão do sensor de temperatura é mesmo o que impede autilização das telas after market nos bancos frontais, pois como já referi anteriormente, o climatronic necessita de controlar o tal sensor.

De maneira mais simples, as telas originais tém 4 fios (2 para o aquecimento e 2 para o sensor) enquanto as after-market só têm 2 fios (os 2 apenas para o aquecimento).

Ah, e eu não usei telas after market, usei telas da VW que têm 4 fios, tal como as da Audi.
 
Last edited:
Mas a questão do sensor de temperatura é mesmo o que impede autilização das telas after market nos bancos frontais, pois como já referi anteriormente, o climatronic necessita de controlar o tal sensor.

De maneira mais simples, as telas originais tém 4 fios (2 para o aquecimento e 2 para o sensor) enquanto as after-market só têm 2 fios (os 2 apenas para o aquecimento).

Tem toda lógica:)
Estando os dois fios do sensor desligados, envia o erro para o controlador que é o climatronic e desliga o aquecimento! Basicamente é um safe ao sistema de aquecimento!

Mesmo sendo o sensor termico interno nos aftermarket e funcionando como fusivel como explicaste! Como é que se faz o bypass ao erro do climatronic nesse caso?

- - - - - - - - - -

Ou as telas com sensor termico interno ja é o suficiente para o erro não aparecer? É isso?
Basicamente para quem comprar telas termicas aftermarket é só ter cuidado para ver se vêm com o sensor!?
 
Digamos que o funcionamento das telas é diferente:

- nas after market apenas se liga os 12v e a massa directamente e a tela vai aquecer até o sensor "disparar", cortando a alimentação às resistências.
Isto é tudo feito autonomamente no interior da tela.

- nas OEM este sensor é controlado pelo clinatronic, ou seja é exterior à tela, daí os dois fios adicionais.
O climatronic é que faz o corte aos 12v nas resistências, se o sensor estiver a medir valores de temperatura demasiado altos.

Talvez seja possível contornar a ausência do sensor nas telas after market ligando resistências nos terminais do climatronic, mas é provável que o aquecimento funcione mas não correctamente porque enquanto o sensor de temperatura no banco vai variando a resistência conforme a temperatura, colocar uma resistência nos terminais vai ter sempre um valor fixo.
 
Digamos que o funcionamento das telas é diferente:

- nas after market apenas se liga os 12v e a massa directamente e a tela vai aquecer até o sensor "disparar", cortando a alimentação às resistências.
Isto é tudo feito autonomamente no interior da tela.

- nas OEM este sensor é controlado pelo clinatronic, ou seja é exterior à tela, daí os dois fios adicionais.
O climatronic é que faz o corte aos 12v nas resistências, se o sensor estiver a medir valores de temperatura demasiado altos.

Talvez seja possível contornar a ausência do sensor nas telas after market ligando resistências nos terminais do climatronic, mas é provável que o aquecimento funcione mas não correctamente porque enquanto o sensor de temperatura no banco vai variando a resistência conforme a temperatura, colocar uma resistência nos terminais vai ter sempre um valor fixo.

Isso é interessante! Não sabia!
Mas então quer dizer que as telas não OEM como fazem tudo sozinhas e funcionam por valores máximos até existir o corte de energia, o regulador do climatronic não faz nada, a não ser enviar os 12v! Por exemplo seleciono aquecer apenas até ao nivel 3, a tela não OEM não vai saber interpretar esse valor enviado correcto?

Se bem que existem telas não OEM já com os controladores como no climatronic, mas fica uma coisa muito fatelas instalar esses controladores!

Então se possivel o OEM é sempre a melhor solução:) mas por exemplo para os bancos de traz os aftermarket já é uma solução bastante viavel, colocar o controlador OEM por baixo do cinzero, dar-lhe massa e 12v e depois ligar 3 telas aos bancos de trás! Digo isto porque encontrar bancos e telas OEM para trás deve ser muito raro mesmo! O controlador ainda há bastantes a venda!
 
Uma pequena encomenda :D

Feitas as contas e como tenho que tirar os bancos, seria uma estupidez depois mais tarde voltar a tirar bancos para passar cablagem lol :D

Então aqui vai, encomendado hoje de manha, cablagem dos sensores de estacionamento frontais!


gif image hosting

Já tenho as duas centralinas, a de 4 sensores que vou usar para já e a de 8 sensores quando estiver tudo no sitio, tenho também a cablagem principal que ainda está em estudo de ligações lol, só me fica a faltar a cablagem da frente que liga aos sensores, mas como tenho duas cablagens traseiras, vou ver se dá para adaptar a ficha :D e assim poupo uns trocos!
 
E que fixa é essa?
Nao é a da maf?

A da MAF até pode ser igual :D as fichas são todas parecidas e as mesmas fichas dão para ligar uma serie de componentes diferentes :)

Mas esta ficha é para eu fazer a cablagem OEM do parachoques frontal, para os sensores de estacionamento!
Como tenho uma cablagem traseira a mais, vou alterar a mesma e fazer uma frontal igual à original, basicamente, usa apenas 6 pinos, pino 1 energia, junto os 4 fios dos sensores que levam energia, pino 6 junto os 4 fios de massa dos 4 sensores, e depois a posição 2,3,4,5 é para o sinal dos sensores!

Os sensores têm 3 ligações:

POSIÇÃO 1: ENERGIA
POSIÇÃO 2: SINAL
POSIÇÃO 3: MASSA
 
Ora então como poupar pelos menos uns 80 euros :) hehehe
Desculpem-me a ordem das fotos mas o site deve estar marado hoje!
(já coloquei por ordem)

- Comprar uma manete s-line original M5 mas com o R à esquerda;
- tirar a manete horrivel que tinha antes;
- retirar a numeração correcta da manete que tem o R à direita, no meu caso foi facil que a minha tampa da numeração caiu-me a conduzir lol e por isso me deu esta ideia :D hehehe;
- retirar o aro da antiga, porque a nova é um pouco mais pequena;
- retirar o aro da nova e destruir a numeração errada :)
- esticar a pele (salvo seja) ainda é necessário alguma ginástica se possível chamam alguem para vos ajudar a esticar a pele :D
- aproveitei a minha máquina nova de rebitar e em vez de agrafar fiz 4 furos nas extremidades e coloquei rebites;
- colocar no sitio e voila :)

Ps: não consegui apertar a argola metalica? Aquilo é alicate com força na parte mais levantada correcto?



























Assim poupam 80 euros e perdem meia horita de trabalho :) obrigado ao @RockyBoy que em menos de 24hrs me enviou a prenda :)
 
Last edited by a moderator:
Back
Top