[A4 B5] Audi A4 B5 avant 1.9 tdi ( a menina )

Bem Vindos a todos ao meu projeto.

ao fim de 12 anos volto a ter um argolas, o meu primeiro foi um Audi 80 1.6 de 1994 e desta vez calhou um
Audi A4 B5 avant 1.9 tdi de 06/1998 nacional com 321857 kms quando me foi entregue em bom estado de conservação, não deixando de ter alguns pormenores acertar.
levantei a mesma no dia 14/02/2018 com todos os manuais da mesma e a respetiva pasta, 5 chaves sendo uma delas com comando retráctil original e com a etiqueta de código das chaves.

Marca: Audi
Modelo: A4 B5 Avant 1.9tdi

Motor e Transmissão: 1.9tdi AFN

Chassis:
sport ?? (penso eu, assim me foi indicado pelo vendedor e neste momento não consigo
confirmar isso)

Travões:
288 OEM / 245 OEM

Jantes/Pneus: OEM 16" com 205/55R16 michelin

Exterior: OEM
gancho de reboque ( não sei se original ou aftermarkert )

Interior: quadrante com manómetro de temp. de óleo, voltagem de alternador e CB
volante 3 braços em pele ( julgo versão sport )
bancos em pele
climatronic
4 vidros elétricos
espelhos elétricos e aquecidos
tecto de abrir
luz de cortesia pés de condutor e passageiro
luz de cortesia vermelha nas 4 portas
pousa braços frt
tecto cinza escuro

Audio: rádio sony com usb
o resto ainda não vi.

o que já foi feito:
2 amortecedores novos de mala
1 termostato novo ( pois aos 285947 kms levou, correia de distribuição, 2 tensores, correias de alternador e
direção assistida, 1 bomba de água, reparação da bomba inj., 1 falange e o mecânico fez confusão de água
com ferrugem com o anti congelante e esqueceu se de por termostato novo, por isso quente dentro dela só
com uma manta)
anti-congelante novo
taco novo no retorno do injetor
escovas novas frt e nova atrás
tapetes novos
válvula de pressão de óleo de origem
óleo bp visco penso que 2000
filtro de óleo mahle
filtro de ar mahle
filtro gasóleo mahle
filtro habitáculo
mínimos frt led
médios lâmpadas white narva
lâmpadas marcha trás led
quase todas as lâmpadas interior em led

o que fazer o mais urgente possível:
trocar faróis pelos do facelift, alem de não gostar dos originais estão todos rotos e não vejo nada de noite.

voltar a trocar filtro de óleo e óleo pois a luz continua acender e o motor tem pressão de óleo.
actualização: depois de trocar novamente filtro, óleo e 3 válvulas de pressão ( 2 de origem e 1 concorrência ) está igual, temperatura de óleo chega aos 70 graus e acende a luz :mad:
actualização: bomba de óleo a morrer nada a fazer se não meter uma nova :(

verificar todos os braços e afins da frt e se estiver mais de 60% deles danificados leva todos novos, caso
contrario só leva o que estiver danificado da marca meyle hd.

descobrir o porque de sentir vibração do motor ( relantim estável ) ao relantim e numa situação especifica entre as 1000 e 2000 rpm, ( desconfio do bi massa). actualização: bombo agora ao ponto e afinada resolveu 95% da vibração, agora é ver qual apoio está danificado.

alinhar a direção.

reparar os bancos da frt, o do condutor foi estufado de novo.....ou melhor remendado e o do passageiro
tem folga naqueles carretos laterais.

futuras mods:
para choques frt e trás do facelift ou S4
grelha frt S4/RS4
ventiladores iluminados
consola duplo din do facelift
cruise control
quadrante do facelift ( talvez )
jantes 17"
película nos vidros
sistema multimédia e som como deve ser ( sound quality ) e não barulho
spoiler de mala S4/RS4
sensores de estacionamento frt/trás da cobra ou GT
luzes de cortesia debaixo da fardas
um bom detalhe interior e exterior
o resto conforme me lembrar venho atualizar

as primeiras fotos depois de uma semana a rolar.

IMG_1925.JPG IMG_1934.JPG IMG_1926.JPG IMG_1927.JPG IMG_1928.JPG IMG_1929.JPG IMG_1930.JPG IMG_1931.JPG IMG_1932.JPG .
espero que gostem e um abraço a todos.
 
Last edited:
Racer, está um bela máquina amigo.
Gosto de ver esses frisos em madeira.
Esses bancos em pele estão também muito bons.
Já viste se tens o radiador da sofagem entupido?
Mete sensores, válvulas e fichas OEM, vais ver logo a diferença [emoji6].
Abraço

Enviado do meu VFD 710 através do Tapatalk
 
Sejas bem vindo.
A tua Carrinha aparenta estar em excelentes condições, ter ar de quem foi bem estimada.
Esse problema de pressão de oleo, recomendo a analisares a cablagem e todos os sensores, se mesmo assim acontecer apontaria para a bomba de oleo, podes montar um manómetro provisório para sabes qual a pressão de oleo que tens no motor.
 
Racer, está um bela máquina amigo.
Gosto de ver esses frisos em madeira.
Esses bancos em pele estão também muito bons.
Já viste se tens o radiador da sofagem entupido?
Mete sensores, válvulas e fichas OEM, vais ver logo a diferença [emoji6].
Abraço

Enviado do meu VFD 710 através do Tapatalk
obrigado pelo comentário.
a chaufagem já está resolvido nada como um termostato e anti-congelante novo não resolva kkkkk e já não preciso da manta kakakaka.
 
Sejas bem vindo.
A tua Carrinha aparenta estar em excelentes condições, ter ar de quem foi bem estimada.
Esse problema de pressão de oleo, recomendo a analisares a cablagem e todos os sensores, se mesmo assim acontecer apontaria para a bomba de oleo, podes montar um manómetro provisório para sabes qual a pressão de oleo que tens no motor.
obrigado racegy.
amanha já vou desmontar o cárter porque a bomba de óleo está a morrer e para a semana já deve estar pronta, a audi daqui da minha zona
não tem nenhuma em stock vou ter que esperar uns dias, abraço.
 
IMG_2046.JPG IMG_2047.JPG IMG_2048.JPG IMG_2049.JPG já tenho a menina no mecânico há espera da bomba, junta e apoios novos de origem.
devem chegar segunda-feira de tarde e espero ter a menina pronta na terça-feira pois de três carros neste momento só a argolas da
minha mulher rola :( vou andar dois dias há boleia isto é que vai ser poupar zagoile :D.
 
Last edited:
bom dia a todos.
começo bem a segunda-feira de manha :mad:, a minha menina para ficar boa e sem problemas vai ter que levar
árvore de cames com tuches novas, tirar cambota para polir, medir e por bronzes novos e todo que é vedantes.
é o que faz o pessoal em vez de ir a mecânicos ir a troca peças :x, como eu gosto das coisas direitas o meu mecânico
já está a desmontar tudo e já se pediu tudo há Audi..............lá se vai o dinheiro das ferias deste ano :(:(.
 
Bom investimento filho.
Mas se o teu mecânico for bom. Vais ficar com motor novinho.
Abraço

Enviado do meu VFD 710 através do Tapatalk
obrigado AntónioFernandes, em relação ao mecânico já assiste os meus carros há muitos anos e nunca tive stress com os
serviços, quando é preciso diz e como eu tenho uma oficina de reparações elétricas mando logo vir o material e é todo feito como
deve ser.
agora é montar todo e esperar que não haja mais surpresas, abraço.
 
boa noite a todos.
a menina neste momento vai levar:
árvore de cames
tuches
vedante da cames
junta de tampa de válvulas
a cambota já veio da retificadora nova
apoios, bronzes, anilhas e vedantes de cambota
bomba de óleo
junta de cárter
carreto e parafuso de cambota
4 apoios ( motor e caixa )
kit embraiagem
radiador
anti-congelante
óleo e filtro ( de novo )
fole transmissão junto há roda esq.
motor de arranque foi todo desmontado lavado e lubrificado e levou suporte de escovas
e para já deve ficar por aqui :(
as primeiras fotos das cames são as velhas.
IMG_2055.JPG IMG_2056.JPG IMG_2057.JPG IMG_2055.JPG IMG_2056.JPG IMG_2057.JPG IMG_2058.JPG IMG_2059.JPG IMG_2060.JPG
 
Amigo provavelmente esse motor já rodou muitos quilómetros com problemas de bomba de óleo e óleo de fraca qualidade.
Como não foi reparado atempadamente, originou um dano maior e desnecessário no motor.
Mas no fim da reparação, isso fica para durar.
 
Back
Top