Audi A4 Avant 1.9 Tdi - 110cv - consumos, óleo, temperatura, etc

Correctissimo, trocando o termostato fica impecavel, o termostato esta sempre aberto fazendo com que o carro esteja sempre a arrefecer o liquido anticongelante, bem como que nunca fica estavel na temperatura de servico fazendo com que isso se reflita no desempenho e no consumo em cerca de 1 l se nao for um pc mais ( em cidade ) . o termostato é baratissimo e facil de trocar. mas se tem garantia eles que tratem disso, o nao fazer calor da sofagem é a mesma situaçao, se nao aquece nao produz calor.

Obrigado pelas respostas. Vou falar disso na oficina.
 
Boas

Vou-me só pronunciar sobre os consumos excessivos.
No meu caso, quando comprei a minha e até à bem pouco tempo, a média rondava os 7,5/8 l/100km.
O problema da minha estava no timing da bomba injectora. Estava demasiado avançada.
Para teres uma noção, o timing "aconselhado" será 55 e o da minha nem o conseguia ler !!!!

Nesta imagem (retirada daqui do forum) podes ver um exemplo de um timing avançado mas ainda dentro do parâmetro máx..

http://www.ross-tech.com/vcds/tour/screens/tdi-graph.png

Eu consegui acertar a minha para os 45 (mesmo no meio) e agora já melhorou em consumos e tb nas prestações. Depois de atestar fui até Monte Gordo e vim sempre na casa dos 130/140 kmh, conta agora 820 km e ainda tenho 1/4 de depósito para gastar.

Qt ao comportamento, antes de acertar a bomba a carrinha tinha uma resposta mais bruta em baixas mas ia-se perdendo conforme subia rotação.
Agora está mais "redonda"/linear.

Vê se arranjas quem te possa ver o timing com o vag-com.
 
Para já não conheço ninguém que tenha o vag-com.
Mas será que nos testes do computador da Audi isso é detectado?
Para já eles só viram que o carro está configurado com caixa automática.
 
Ora bem.

Hoje abasteci o carro após ter feito 569,50 km de passeio até ás terras de Castro Laboreiro, dar umas voltitas por lá, sendo parte do trajecto por A.E.

Antes da viagem tinha abastecido totalmente o depósito e percorri 569,40km até abastecer agora novamente com 40 lt de gasóleo, o que faz uma média de 7,02 lt/ 100 km.

Embora a viagem por estes caminhos não se faça sempre em 5ª e até tenha acelerado um pouquito, (chegou aos 200km/h á vinda para casa :D), mas isso foi uma excepção, acho que consome muito. :(.

O pessoal que está habituado a estas viagens que diga alguma da sua justiça. :)
 
Last edited:
Ora bem.

Hoje abasteci o carro após ter feito 569,50 km de passeio até ás terras de Castro Laboreiro, dar umas voltitas por lá, sendo parte do trajecto por A.E.

Antes da viagem tinha abastecido totalmente o depósito e percorri 569,40km até abastecer agora novamente com 40 lt de gasóleo, o que faz uma média de 7,02 lt/ 100 km.

Embora a viagem por estes caminhos não se faça sempre em 5ª e até tenha acelerado um pouquito, (chegou aos 200km/h á vinda para casa :D), mas isso foi uma excepção, acho que consome muito. :(.

O pessoal que está habituado a estas viagens que diga alguma da sua justiça. :)

Acho que não está nada mal mesmo... A minha Passat de 110cv faz um pouco mais que isso, 7,4 e nas situações em tu descreves... ;)
Indo aos CC km/h, de vez em quando :D
 
Acho estranho estes consumos.

Ouço tanta gente a falar de consumos de 5 e 6 litros. Na própria Audi dizem que este carro foi o mais económico que fizeram.
Se isto é económico, mas valia comprar um a gasolina e pô-lo a GPL.
 
Acho estranho estes consumos.

Ouço tanta gente a falar de consumos de 5 e 6 litros. Na própria Audi dizem que este carro foi o mais económico que fizeram.
Se isto é económico, mas valia comprar um a gasolina e pô-lo a GPL.

Faz-lhe uma repro e os consumos baixam...e faz 5 a 6 litros faz os 500 km em 5ª a 50km/h e ves os consumos:D
 
Acho estranho estes consumos.

Ouço tanta gente a falar de consumos de 5 e 6 litros. Na própria Audi dizem que este carro foi o mais económico que fizeram.
Se isto é económico, mas valia comprar um a gasolina e pô-lo a GPL.

A 200 km/h é assim tão mais económico, um carro a gpl? pergunto porque desconheço?
5 e 6 lt em velocidades entre 90 e 120 e... e...
A minha entre 90 e 100km/h faz 5.4, 5.6 lts...
Abaixo disso nem aos 4lts chega, estou a falar 50, 60, 70 km/h.
A mim também me disseram que este passat era o mais economico que fazia 5,4 aos 100km/h, faz mas a 90 km/h... ;)
cumps
 
Boas Pessoal

o meu B5 sedan 99 1.9tdi 110cv faz umas medias um pouco "gastadoras" penso eu, conduzo muito em auto estrada, pouco depois da reserva acender atesto o deposito e da-me para cerca de 860kms ate acender reserva novament, isto com condução moderada, normal a 140, 160km/h. por vezes 200, 220..... raramente.

digam de vossa justiça

cumps
 
A 200 km/h é assim tão mais económico, um carro a gpl? pergunto porque desconheço?
5 e 6 lt em velocidades entre 90 e 120 e... e...
A minha entre 90 e 100km/h faz 5.4, 5.6 lts...
Abaixo disso nem aos 4lts chega, estou a falar 50, 60, 70 km/h.
A mim também me disseram que este passat era o mais economico que fazia 5,4 aos 100km/h, faz mas a 90 km/h... ;)
cumps


O GPL é económico, não pelo consumo, mas sim pelo custo de litro.
Eu já tive um a GPL e não me arrependi de o ter. Infelizmente GPL é um assunto um pouco tabu em Portugal e muita gente pensa, que só por ser a GPL deixou de ser um carro sério.

Posso dizer á vontade que actualmente há montes de verdadeiras máquinas. Mercedes, porches, BMW, Audi, topo de gama a gasolina e montados a GPL, só que ninguém usa o dístico de GPL. O meu eras um Focus 1.4 e aquilo andou sempre bem a nivel de GPL, tem a sua manutenção é claro. Mas nada de especial.
Agora um carro montado a GPL gasta sempre mais 1 ou 2 litros que a gasolina, ... só que ... está a metade do preço.

E a 200km/h foram apenas alguns km's, de certeza que isso não afecta grande coisa na média feita nesses 560 km's.
 
Boas Pessoal

o meu B5 sedan 99 1.9tdi 110cv faz umas medias um pouco "gastadoras" penso eu, conduzo muito em auto estrada, pouco depois da reserva acender atesto o deposito e da-me para cerca de 860kms ate acender reserva novament, isto com condução moderada, normal a 140, 160km/h. por vezes 200, 220..... raramente.

digam de vossa justiça

cumps

A essas velocidades não deve estar muita má a média.
Mas a minha não foi nessas velocidades. :(
 
Bem, já tenho alguns problemas resolvidos no carro.

A temperatura fica agora certinha nos 90 graus, foi necessário mudar o termostato e o radiador. E com isto também já tenho direito a ar quente dentro do carro, pois só dava o frio.

O fecho central já funciona também condições, assim como a luzes de cortesia e a abertura da mala. Isto estava tudo marado. :(

Meteram umas blades novas nas portas da frente, as antigas estavam cheias de ferrugem e foi pintado para-choques, tejalhido e algumas partes laterais. (Pensei que fossem pintar o carro todo. :( já não está mau)

Arranjaram a porta do condutor que estava com bastante folga, até batia na embaleira e agora está uma coisa minima, tb para um carro de 99 não se pode exigir muito.

Mudaram o fole da caixa de velocidades e a consola central, já vem uma nova a caminho. :)

Depois coloco aqui umas fotos, que já estão tiradas.
 
Mudo o óleo de 15000 em 15000km... sintético da marca...
E mudo também todos os filtros, todos...

Ola Q10 , mudas de 15 em 15 mil? na minha A4 mudo de 10mil , 11mil conforme a disposiçao mesmo tendo no motor oleo 5w40 sintetico, isto porque...? porque um oleo mesmo sendo sintetico nunca aguenta os 15mil devido as temperaturas diarias ou nao, que atinge , certo é que sempre que trabalha atinge a temperatura de perto de 90graus, logo o oleo vai perdendo as propriedades....
 
Ola Q10 , mudas de 15 em 15 mil? na minha A4 mudo de 10mil , 11mil conforme a disposiçao mesmo tendo no motor oleo 5w40 sintetico, isto porque...? porque um oleo mesmo sendo sintetico nunca aguenta os 15mil devido as temperaturas diarias ou nao, que atinge , certo é que sempre que trabalha atinge a temperatura de perto de 90graus, logo o oleo vai perdendo as propriedades....

Hum!
Antes estava a mudar de 10.000 em 10.000km e agora passei para 15.000 em 15.000km.
No inicio era 30.000 em 30.000km e nunca tive problemas.
Mas se dizem que é um óleo para aguentar 15000 km?
 
O problema de não chegar aos 90º pode ser o termostato...quando mudares o sensor de temperatura muda o termostato e coloca G12 no circuito e dai fica impecavel...quanto ao consumo acho exagerado desde que andes sempre a puxar por ela...revisões depende do oleo que te colocaram, atenção pois tem que corresponder á norma 505.00 ou 505.01;)

Hoje verifiquei que faltava um pouco de liquido no radiador e fui comprar á "roady" (pertence ao intermarché), tinha lá G12 da Kraft mas o preço vai lá vai... paguei quase 18 Euros por um bidão de 5 Lt. :(
Em relação ao liquido normal custa 3 vezes mais.
 
Back
Top