Audi A4 Avant 1.9 Tdi - 110cv - consumos, óleo, temperatura, etc

Boas pessoal.

Recentemente adquiri o veículo em questão, com cerca de 200.000 Km. Já sei que ela tem mais que isso, mas mesmo assim estava dentro do preço em comparação com outras com mais km's, além de que o Stand dá-me um ano de garantia sobre ela. Não é uma garantia total, mas também não é só caixa e motor.

Gostava de colocar aqui algumas questões sobre algumas coisas que penso que estão mal ou tenho dúvidas, uma vez que é o meu primeiro carro a gasóleo e desta marca ou do grupo VW.

1º Consumos? Quais são?
O meu trajecto normal do dia a dia, ou seja casa trabalho, trabalho casa, são poucos km's, mesmo outras viagens são cerca de 10km's.
Os primeiros 450 km's que fiz, fez uma média de 7,8 lt/100 km.

Fiz agora mais 500, mas estes em passeio até Castro Laboreiro, umas voltas por lá e voltar. Ainda não atestei para ver a média depois coloco aqui. Com o ponteiro a meio depósito tenho 500km feitos.
Quais são as vossas médias?

2º Intervalos de mudança de óleo e óleo utilizado?
Como o stand dá garantia de um ano, só posso fazer a manutenção no stand ou na Audi.
Mas eles indicam que a revisão deve ser feita aos 7500km!! Acho que querem ganhar algum nas manutenções. :(
Qual o intervalo que vocês dão ás revisões e qual o óleo que utilizam?

3º Temperatura do motor.
Acho que aqui alguma coisa não funciona bem. O carro demora muito a aquecer e nunca ou raramente chega á temperatura ideal. Que penso eu que seja os 90 graus.
Os cerca de 10 a 15m de trajecto até ao trabalho nunca chega aos 90 graus.
Em viagem também é muito dificil lá chegar e quando chega (em A.E.) volta a descer até cerca de 70 graus.
Na Audi disseram-me que alguma coisa estava mal na refrigeração, mas n especificaram. No stand dizem que é um sensor que mede a temperatura.
Qual a vossa opinião?? Qual a temperatura ideal?

4º Sofagem
Não sei se terá alguma coisa a haver com o ponto de cima, mas não deita calor para dentro. No entanto o ar condicionado funciona bem.
Será radiador da sofagem entupido?

5º Como o carro é importado não tenho manuais em PT. Só os de origem do carro, em Alemão. :(
Será possível arranjar os manuais em PT?

Desculpem lá o testamento, mas quero mandar o carro para o Stand para arranjarem alguns pormenores e quero já ter uma noção destes problemas também.

Se me puderem ajudar agradecia.

Um abraço.
 
Boas pessoal.

3º Temperatura do motor.
Acho que aqui alguma coisa não funciona bem. O carro demora muito a aquecer e nunca ou raramente chega á temperatura ideal. Que penso eu que seja os 90 graus.
Os cerca de 10 a 15m de trajecto até ao trabalho nunca chega aos 90 graus.
Em viagem também é muito dificil lá chegar e quando chega (em A.E.) volta a descer até cerca de 70 graus.
Na Audi disseram-me que alguma coisa estava mal na refrigeração, mas n especificaram. No stand dizem que é um sensor que mede a temperatura.
Qual a vossa opinião?? Qual a temperatura ideal?

4º Sofagem
Não sei se terá alguma coisa a haver com o ponto de cima, mas não deita calor para dentro. No entanto o ar condicionado funciona bem.
Será radiador da sofagem entupido?

5º Como o carro é importado não tenho manuais em PT. Só os de origem do carro, em Alemão. :(
Será possível arranjar os manuais em PT?

Se me puderem ajudar agradecia.

Um abraço.

Boas eu tenho uma Passat com esse motor e chega aso 90º, que é a temp normal de funcionamento desse motor ou a ideal.
Atinge essa temp ao fim de 5, 10 min de utilização, pelo que não me parece normal o que acontece com a tua carrinha.
Em AE é sempre 90º... A tu nunca subiu para além dos 90º?
Também sofro do mesmo, manual em pt é difícil, se descobrires diz-me qq coisa pois também gostava de ter.
Pessoalmente eu acho que te estar a dar falsas leituras, pois um carro desses atinge temp mais elevadas... não acredito que só trabalhe a 70º
estás a falar em 10, 15 km, correcto... pois interpretei desse modo....
Cumprimentos
 
Mudo o óleo de 15000 em 15000km... sintético da marca...
E mudo também todos os filtros, todos...
 
1- consumo ronda os 5.5
2. 15mil em 15mil
3- pode ser as duas coisa pois tenho um a4 sedan que faz o mesmo, muito dificilmente chega aos 90 mas sim, a temperatura normal e nos 90 e penso que em 10km ele chega aos 90º andar nas calmas.
4- podera ser do mesmo pois o que falei em cima nao manda muito calor mas frio manda e bem..
5- se fizeres uma procura deves de encontrar ai uns manuais em PDF
 
Boas eu tenho uma Passat com esse motor e chega aso 90º, que é a temp normal de funcionamento desse motor ou a ideal.
Atinge essa temp ao fim de 5, 10 min de utilização, pelo que não me parece normal o que acontece com a tua carrinha.
Em AE é sempre 90º... A tu nunca subiu para além dos 90º?
Também sofro do mesmo, manual em pt é difícil, se descobrires diz-me qq coisa pois também gostava de ter.
Pessoalmente eu acho que te estar a dar falsas leituras, pois um carro desses atinge temp mais elevadas... não acredito que só trabalhe a 70º
estás a falar em 10, 15 km, correcto... pois interpretei desse modo....
Cumprimentos



Os 10, 15 era minutos, o trajecto tem cerca de 6 a 7 km. Se o ponteiro indica bem, neste trajecto nunca passa dos 70 graus e em qualquer circunstância passou dos 90 graus. É um valor até raro de atingiu e quando atinge, por muito estranho que possa pareceu, este valor desce e chegou a baixar dos 70 graus. :(
Por isso o mais provável será a avaria do sensor da temperatura.
Qt ao manual se souber de alguma coisa eu digo aqui. :)
 
O problema de não chegar aos 90º pode ser o termostato...quando mudares o sensor de temperatura muda o termostato e coloca G12 no circuito e dai fica impecavel...quanto ao consumo acho exagerado desde que andes sempre a puxar por ela...revisões depende do oleo que te colocaram, atenção pois tem que corresponder á norma 505.00 ou 505.01;)
 
O problema de não chegar aos 90º pode ser o termostato...quando mudares o sensor de temperatura muda o termostato e coloca G12 no circuito e dai fica impecavel...quanto ao consumo acho exagerado desde que andes sempre a puxar por ela...revisões depende do oleo que te colocaram, atenção pois tem que corresponder á norma 505.00 ou 505.01;)

O que é isso G12? É o líquido próprio para radiadores?
 
O problema de não chegar aos 90º pode ser o termostato...quando mudares o sensor de temperatura muda o termostato e coloca G12 no circuito e dai fica impecavel...quanto ao consumo acho exagerado desde que andes sempre a puxar por ela...revisões depende do oleo que te colocaram, atenção pois tem que corresponder á norma 505.00 ou 505.01;)

Correctissimo, trocando o termostato fica impecavel, o termostato esta sempre aberto fazendo com que o carro esteja sempre a arrefecer o liquido anticongelante, bem como que nunca fica estavel na temperatura de servico fazendo com que isso se reflita no desempenho e no consumo em cerca de 1 l se nao for um pc mais ( em cidade ) . o termostato é baratissimo e facil de trocar. mas se tem garantia eles que tratem disso, o nao fazer calor da sofagem é a mesma situaçao, se nao aquece nao produz calor.
 
lool

Mas compra-se em qualquer sitio ou só na Audi?
Eu sempre comprei na VW-AUDI. Fora não sei onde se compra e nem nunca vi a venda. Também sou sincero, nunca procurei assim tão bem.
Já fui a Norauto e o que me disseram é que não vendem esse liquido por ser uma norma VW-Audi, Noraruto de Alfragide. Vendem derivados e não se responsabilizam!?!?

Cumprimentos.
 
Back
Top