A função 3 (adaptação de fários) tal como o audista pealcote referiu, serve para, teoricamente, adaptar a assimetria dos faróis de Xenon a países onde o trânsito se faça num sentido contrário ao do país para onde o carro foi vendido originalmente.
Como devem ter reparado, referi "teoricamente" porque tenho o mesmo "problema" que o audista Barote refere. Tenho um Q5 e também notava que quase todos os automobilistas, no sentido contrário, me faziam sinais de luzes quando viajava com os médios. Esta semana (foi mesmo esta semana, até porque fiz a pesquisa hoje aqui no fórum para ver se encontrava alguém com esse problema) fui à oficina oficial Audi onde comprei o carro e referi que deveria ter os faróis muito altos, pois todos os carros em sentido contrário me faziam sinais de luzes. A resposta foi que tinha de activar a tal adaptação de faróis... Depois de referir que isso era muito estranho, uma vez que não era o que vinha referido no manual, o chefe de oficina disse-me que era mesmo assim e encolheu os ombros.
Realmente é muito estranho, pois com essa opção ligada, quando ligamos o carro, entre o velocimetro e o conta-rotações, aparece uma mensagem a informar que estamos em modo de viagem e que o alcance dos faróis está reduzido...
Assim, deixo as seguintes hipóteses/expeculações:
- Os faróis de xenon têm mesmo vindo com uma regulação "normal" muito alta e por essa razão todos se queixam (na minha ingenuidade pensava que os faróis de xenon não tinham regulação, ma quando fui no final do ano passado com o meu A3 às inspecção, o próprio Sr. da inspecção disse-me que tinha os faróis um bocadinho altos, sacou de uma chave de fendas, deu um jeitinho dentro do capot e disse-me que ficou perfeito... portanto, mesmo com os niveladores automaticos e tudo mais, o próprio farol pode estar mal regulado);
- Os faróis vêm com esta opção trocada e o que temos com a opção ligada e o aviso de redução de alcance, era o que devia acontecer com a opção em "Off";
- Sendo carros Allroad (pelos vistos estamos a falar de uma A4 Allroad e de um Q5 até agora) se calhar o "normal" é andarem a fazer todo-o-terreno (com os faróis altos para encontrarem ninhos nas árvores) e quando voltamos para a estrada, temos de ligar a adaptação de faróis, pois vamos andar no "ambiente para o qual o carro não foi feito". Obviamente estou a ser irónico, pois tanto a Allroad como os Qs não são naturais para todo-o-terreno... safam-se é um bocadinho melhor que os outros;
- Como são carros ligeiramente mais altos e ainda novos, as lâmpadas podem ainda estar com muito brilho e estando os faróis um pouco mais altos, os outros automobilistas podem ficar com a sensação que estamos a passar os limites, quando na realidade devemos estar mesmo li quase a roçar o limite... de qualquer forma, limite o não, o que importa é que está a incomodar os outros e isso é chato...
Como para mim tudo se passou esta semana e já tenho o carro à 1 ano e meio, quando ando com aquilo desligo percebo que sej muito chato para o pessoal em sentido contrário porque todos se queixam... mas quando ligo a adaptação, talvez por falta de hábito, parece-me que perco mesmo muito alcance (se calha é só psicológico por causa da mensagem que aparece quando se liga o carro). Ainda não experimentei com o meu A3 que não tem essa opção e também tem Xenon. Tenho de ver até onde chegam as luzes do A3;
Por fim uma questão que deixo no ar: será que conduzindo em Inglaterra devemos fazê-lo com essa opção ligadaou desligada? Apesar de na oficina me terem dito que essa opção alterava a assimetria dos faróios, quando a ligo e desligo na garagem, o que noto nas paredes é que os faróios apenas soubem ou descem, não noto nenhuma viragem dos mesmos.
Por último (apesar de já ter dito por fim) aproveito para referir que em ambas as situações, a auto-nivelação funciona assim como o acompanhamento das luzes em curva. Também tenho essas opções e já confirmei que funciona em ambas as situações.
Fico a aguardar que mais audistas com esta questão da adaptação de faróis se junte a este post, pois julgo que é o único que fala sobre isto.