Audi A4 Allroad 2.0 Tdi - Configuração CAR

Boas.

No mês passado adquiri uma Audi A4 Allroad 2.0 de 143cv.

Como gosto de saber e de utilizar todas as funcionalidades do carro, leio sempre o manual de instruções e toda a "papelada" que vem com o carro.

Mas existem algumas configurações que não sei para que é que servem e que não encontro a explicação no manual de instruções.

Gostaria por isso de pedir ajuda no fórum sobre as seguintes funcionalidades disponíveis no MMI:
1 - Quando clico no botão CAR e depois acedo ao Painel de Instrumentos através do MMI, aparece a opção Avisador de velocidade. Para que serve isto?

2 - Depois no Painel de instrumentos, aparece outra opção que diz Recomendar comutação. Para que serve isto?

3 - E por último, quando activo a opção Adaptação de faróis, em Iluminação exterior, para que serve isto? Não noto diferença nos faróis de xénon.

Obrigado.
 
Boas

Quanto as tuas perguntas

1)Quando ligas o avisador de velocidade e o programas para por exemplo 120 km/h, sempre que ultrapassares essa velocidade, o carro começa a apitar. So vi isso ligado em carros alugados que trazem pneus de neve, que como por norma tem o indice de velocidade menor, não deves exceder essa velocidade.

2)Quando tens o Recomendar Comutação ligado, no ecra entre o conta rotacoes e o velocimetro, aparece-te a indicação se deves reduzir, ou aumentar a mudança em que vais.

3)Esta não sei, e nunca reparei se tenho sequer essa opção. No entanto julgo que deve ser para ligares ou desligares a função dos farois "virarem" quando viras o volante a velocidades entre os 10km/h e os 110km/h.
 
Boas

Quanto as tuas perguntas

1)Quando ligas o avisador de velocidade e o programas para por exemplo 120 km/h, sempre que ultrapassares essa velocidade, o carro começa a apitar. So vi isso ligado em carros alugados que trazem pneus de neve, que como por norma tem o indice de velocidade menor, não deves exceder essa velocidade.

2)Quando tens o Recomendar Comutação ligado, no ecra entre o conta rotacoes e o velocimetro, aparece-te a indicação se deves reduzir, ou aumentar a mudança em que vais.

3)Esta não sei, e nunca reparei se tenho sequer essa opção. No entanto julgo que deve ser para ligares ou desligares a função dos farois "virarem" quando viras o volante a velocidades entre os 10km/h e os 110km/h.

Muito obrigado pela ajuda.
Quanto aos faróis também desconfio que tenham essa função de se adaptar à velocidade, à carga, aos obstáculos e às curvas...mas como não noto muita diferença, quis confirmar por alguém que soubesse.
Obrigado mais uma vez pela celeridade da resposta.
 
Muito obrigado pela ajuda.
Quanto aos faróis também desconfio que tenham essa função de se adaptar à velocidade, à carga, aos obstáculos e às curvas...mas como não noto muita diferença, quis confirmar por alguém que soubesse.
Obrigado mais uma vez pela celeridade da resposta.

Se calhar a ideia é precisamente não notares pois é sinal que eles compensam os desniveis...
 
Boas.

3 - E por último, quando activo a opção Adaptação de faróis, em Iluminação exterior, para que serve isto? Não noto diferença nos faróis de xénon.

Obrigado.

Nos faróis de xenon os faróis regulam automaticamente altura consonante a carga do carro, nessa opção podes desactivar isso.
 
Nos faróis de xenon os faróis regulam automaticamente altura consonante a carga do carro, nessa opção podes desactivar isso.

Boas
Tens a certeza que é o auto nivelamento? Isso não me faz grande sentido. Se desligas o auto nivelamento estas a "prejudicar" quem vem em sentido contrário.
Enquanto que se poderes desligar a função de virar os farois quando viras o volante, não estas a prejudicar ninguem.

Um abraço
MrafPinho
 
Boas.

Ultimamente, desde que activei essa função da Adaptação dos faróis, a única diferença que tenho notado, é que os carros em sentido contrário já não me dão sinal de luzes quando vou em médios, e ao principio era raro o que não me dava sinal!! Por momentos pensava:"comprei carro novo e já toda a gente sabe!!" :) Eheh!!
Por isso, provavelmente com essa função desligada, o carro coloca a iluminação exterior no máximo possível, e com essa opção activa ajusta a iluminação a uma série de factores.
 
Adaptação de farois = Adaptive lights.

Basicamente viram em curva como já foi dito acima, entre os 10km/h e 110km/h. É possível activar o sistema mesmo com o carro parado (chama-se showroom option) mas apenas no VAG-COM.

O que falas sobre a altura é outra configuração, que está relacionada com o alcance dos faróis. A opção dentro do menu tem um nome fácil e se a memória não me falha tens 2 níveis para configurar.
 
Essa função, é paa viaturas equipadas com Faróis de Xenón, existe para o caso de meu amigo ir até Inglaterra, ou qualquer outro sitío em que a circulação é feita nas faixas contrárias à maioria, é para baixar o feixe da luz para não encandear
Boas.

Ultimamente, desde que activei essa função da Adaptação dos faróis, a única diferença que tenho notado, é que os carros em sentido contrário já não me dão sinal de luzes quando vou em médios, e ao principio era raro o que não me dava sinal!! Por momentos pensava:"comprei carro novo e já toda a gente sabe!!" :) Eheh!!
Por isso, provavelmente com essa função desligada, o carro coloca a iluminação exterior no máximo possível, e com essa opção activa ajusta a iluminação a uma série de factores.
 
A função 3 (adaptação de fários) tal como o audista pealcote referiu, serve para, teoricamente, adaptar a assimetria dos faróis de Xenon a países onde o trânsito se faça num sentido contrário ao do país para onde o carro foi vendido originalmente.

Como devem ter reparado, referi "teoricamente" porque tenho o mesmo "problema" que o audista Barote refere. Tenho um Q5 e também notava que quase todos os automobilistas, no sentido contrário, me faziam sinais de luzes quando viajava com os médios. Esta semana (foi mesmo esta semana, até porque fiz a pesquisa hoje aqui no fórum para ver se encontrava alguém com esse problema) fui à oficina oficial Audi onde comprei o carro e referi que deveria ter os faróis muito altos, pois todos os carros em sentido contrário me faziam sinais de luzes. A resposta foi que tinha de activar a tal adaptação de faróis... Depois de referir que isso era muito estranho, uma vez que não era o que vinha referido no manual, o chefe de oficina disse-me que era mesmo assim e encolheu os ombros.

Realmente é muito estranho, pois com essa opção ligada, quando ligamos o carro, entre o velocimetro e o conta-rotações, aparece uma mensagem a informar que estamos em modo de viagem e que o alcance dos faróis está reduzido...

Assim, deixo as seguintes hipóteses/expeculações:
- Os faróis de xenon têm mesmo vindo com uma regulação "normal" muito alta e por essa razão todos se queixam (na minha ingenuidade pensava que os faróis de xenon não tinham regulação, ma quando fui no final do ano passado com o meu A3 às inspecção, o próprio Sr. da inspecção disse-me que tinha os faróis um bocadinho altos, sacou de uma chave de fendas, deu um jeitinho dentro do capot e disse-me que ficou perfeito... portanto, mesmo com os niveladores automaticos e tudo mais, o próprio farol pode estar mal regulado);
- Os faróis vêm com esta opção trocada e o que temos com a opção ligada e o aviso de redução de alcance, era o que devia acontecer com a opção em "Off";
- Sendo carros Allroad (pelos vistos estamos a falar de uma A4 Allroad e de um Q5 até agora) se calhar o "normal" é andarem a fazer todo-o-terreno (com os faróis altos para encontrarem ninhos nas árvores) e quando voltamos para a estrada, temos de ligar a adaptação de faróis, pois vamos andar no "ambiente para o qual o carro não foi feito". Obviamente estou a ser irónico, pois tanto a Allroad como os Qs não são naturais para todo-o-terreno... safam-se é um bocadinho melhor que os outros;
- Como são carros ligeiramente mais altos e ainda novos, as lâmpadas podem ainda estar com muito brilho e estando os faróis um pouco mais altos, os outros automobilistas podem ficar com a sensação que estamos a passar os limites, quando na realidade devemos estar mesmo li quase a roçar o limite... de qualquer forma, limite o não, o que importa é que está a incomodar os outros e isso é chato...

Como para mim tudo se passou esta semana e já tenho o carro à 1 ano e meio, quando ando com aquilo desligo percebo que sej muito chato para o pessoal em sentido contrário porque todos se queixam... mas quando ligo a adaptação, talvez por falta de hábito, parece-me que perco mesmo muito alcance (se calha é só psicológico por causa da mensagem que aparece quando se liga o carro). Ainda não experimentei com o meu A3 que não tem essa opção e também tem Xenon. Tenho de ver até onde chegam as luzes do A3;

Por fim uma questão que deixo no ar: será que conduzindo em Inglaterra devemos fazê-lo com essa opção ligadaou desligada? Apesar de na oficina me terem dito que essa opção alterava a assimetria dos faróios, quando a ligo e desligo na garagem, o que noto nas paredes é que os faróios apenas soubem ou descem, não noto nenhuma viragem dos mesmos.

Por último (apesar de já ter dito por fim) aproveito para referir que em ambas as situações, a auto-nivelação funciona assim como o acompanhamento das luzes em curva. Também tenho essas opções e já confirmei que funciona em ambas as situações.

Fico a aguardar que mais audistas com esta questão da adaptação de faróis se junte a este post, pois julgo que é o único que fala sobre isto.
 
Last edited:
Caros,

Aproveito a aportunidade para informar que, na última revisão que fiz ao carro e ao contrário do que me tinham respondido na primeira, os faróis estavam mesmo desregulados (estavam muito altos). Agora já ando com a adaptação de faróis em Off (situação normal) e já ninguém se queixa.
 
Caros,

Aproveito a aportunidade para informar que, na última revisão que fiz ao carro e ao contrário do que me tinham respondido na primeira, os faróis estavam mesmo desregulados (estavam muito altos). Agora já ando com a adaptação de faróis em Off (situação normal) e já ninguém se queixa.


Ao desactivares a adaptação ele também te desliga o bending dos farois ? Ou seja o acompanhamento das luzes em curva ?

Passo a explicar, se usares o option code da audi consegues ver se o teu carro tras a opção :

8Q5 = Headlight-range adjustment, automatic/ dynamic with dynamic bending light (AFS 1)

A minha questão é que ainda não consegui comprovar o seu funcionamento....confesso que parece até que nao o tenho, mas isso nao faz sentido, pois nao sei se tenho de ter a adaptação dos farois activa.

Fica a dúvida...
 
Ao desactivares a adaptação ele também te desliga o bending dos farois ? Ou seja o acompanhamento das luzes em curva ?

Passo a explicar, se usares o option code da audi consegues ver se o teu carro tras a opção :

8Q5 = Headlight-range adjustment, automatic/ dynamic with dynamic bending light (AFS 1)

Não respondi logo de seguida porque só consegui fazer umas experiências ontem à noite. Seguem então as minhas conclusões que espero que ajudem a esclarecer a tua questão:

Com a adaptação de faróis ligada ou desligada, em ambos os casos, a adaptação dos faróis à curva funciona. Experimentei numa rotunda ao pé de casa e ao entrar na rotunda é percetível que quando se começa a virar o volante o efeito das luzes na estrada "rodam" para o lado de dentro (para onde estamos a virar o volante) em ambas as situações e com a mesma intensidade. Assim, confirmo que o tal "bending" funciona nos duas configurações.

É também importante referir que este opcional, sinceramente e pelo menos nesta primeira versão, não melhora praticamente nada a visibilidade. A rotação da iluminação é mínima e é mais uma "mariquice" que gostamos de ter no carro do que realmente algo útil. Normalmente só noto que tenho essa opção quando estou na garagem e por vezes há um ligeiro atraso entre o momento em que os faróis vão para o sítio e o carro pára, ou seja, quando entro e páro para fechar o portão da garagem, e ao mesmo tempo endireitei as rodas depois de entrar na garagem, o reflexo das luzes na garagem tem um atraso de cerca de meio segundo e o carro já está parado e o foco das luzes muda um pouco da esquerda para a direita, ou seja, fica de novo com a iluminação a direito por ter endireitado as rodas. É uma alteração muito pequena, Na garagem noto que não chega a uns 50 cm de variação e quando ontem estive a experimentar na rotunda, também comprovei claramente que a útilidade ou maior visibilidade publicitada é praticamente nula e é apenas uma brincadeira ver os faróis a mexerem de um lado par ao outro. Contudo, já ouvi dizer que nas novas versões com faróis em LED no A8 e R8, para além dos faróis rodarem, as óticas/lentes também mudam a forma como o farol distribui a luz e isso já funciona muito melhor).

Por fim, em relação ao que me pedes para ver no option code, não posso ver, não tenho VAG-COM.

Em resumo: os faróios continuam a fazer a rotação às curvas em ambas as configurações (adaptação de faróis ligada ou desligada) e possivelmente o teu tem, mas aquilo é tão impercetível e sem qualquer utilidade que nem deves ter percebido que tens.
 
Last edited:
Nao precisas do VAG-COM para confirmar o option code, eu explico-te como o fazer:

Pegas no autocolante que tens na folha de serviço do carro que tem todos os option codes do teu carro e colocas neste site (podes colocar apenas um e carregar em decode, também funciona)

VW Group Option Codes Decoder

Depois é so ver a brilhar os option codes que tens no teu carro, assim confirmava que também tinha, porque sinceramente nao noto diferença, mas tu na garagem andas a mais de 10km/h ?
Segundo sei so e activada essa função acima dessa velocidade ate aos 110km/h.

Outra questão é realmente a diferença que se nota, já que o anunciado é de no máximo 15º .

Consegues confirmar se tens o mesmo option code que eu ?


Obrigado pela tua resposta, é com opiniões assim que este fórum evolui.

:)
 
É uma garagem comum de um prédio, algumas vezes noto que funciona outras vezes não... Devo andar por esse limite de 10 km/h. De qualquer forma o que estou a referir é quando chego da rua e entro na garagem, como na rua venho a mais de 10 km/h, o sistema está a funcinar... abro a garagem à distância... e quando viro para entrara na garagem os faróis viram... depois de entrar paro e endireito as rodas ao mesmo tempo e é nesse momento que noto que os faróis voltam ao sítio (no reflexo da parede) só cerca de meio segundo depois de eu já ter parado. Acho que nem deve ser por causa de endireitar as rodas mas por ter chegado a uma velocidade inferior a 10 km/h e o sistema desliga e os faróis voltam ao sítio.

Em relação aos option codes, vou procurar isso e depois dou a resposta. Só o devo conseguir fazer logo à noite ou no fim de semana.
 
Back
Top