Audi A4 2.0 TDI 140Cv Safe Mode

Boas!

Tenho um audi a4 2.0 TDI de 140Cv que agora está com uma mania nova:

De vez em quando, mas mesmo só de vez em quando, e quando o carro está frio entra em safe mode. Desligo e torno a ligar e fica bom e já não faz mais.

Já li diversos tópicos, sobre o possível problema com uma luz fundida, descarbonização de turbo, N75, etc pois os sintomas são em tudo semelhantes mas o erro que é dado pelo Vag é diferente:

O erro é este:

1 Fault Found:

008825 - Leak in Air Intake System
P2279 - 000 - - Intermittent
Freeze Frame:
Fault Status: 00110000
Fault Priority: 0
Fault Frequency: 2
Mileage: 122190 km
Time Indication: 0

Freeze Frame:
RPM: 1575 /min
Speed: 76.0 km/h
Temperature: 23.4°C
Absolute Pres.: 1968.6 mbar
Absolute Pres.: 2060.4 mbar
(no units): 0.67

No site da RossTech aparece isto:

18711/P2279/008825 - Ross-Tech Wiki

18711/P2279/008825 - Leak in Air Intake System

Possible Symptoms
Malfunction Indicator Lamp (MIL) active
Possible Causes
Vacuum Leak
Intake Manifold Runner Position out of Specification
Faulty Positive Crankcase Ventilation (PCV) System or Heating Element (N79)
Possible Solutions
Check Intake System for Leaks
Check Intake Manifold Runner
Check (PCV) System and / or Heating Element if applicable
Special Notes
When found in the NAR 2.0T (BPY) check RVUTB: 01-09-03 or 2018919 for updated Crankcase Breather Valve
If the breather valve is faulty, full engine vacuum is typically found when removing the oil cap at idle.

Aconteceu-me sempre em situações muito semelhantes o carro entrar em safe mode. Normalmente ele está com a temperatura a aproximadamente 70 e muitos/80 graus, acontece normalmente a subir pois para saír da minha casa é sempre a subir, acontece cerca de 3 a 4 km depois de ter iniciado a marcha, e normalmente até nem vou a dar carga quando isto aconteceu. Já aconteceu umas 8 vezes no último mês mas como preciso do carro para o dia a dia não tive disponibilidade para o deixar na oficina.

O que acham que pode ser?

Obrigado desde já pela vossa ajuda.
 
Olá ricardocabral,

Pode ser do medidor de massa de ar, mas do pouco que percebo parece-me que não, pois apresenta leituras correctas.
 
Esqueci-me de referir que acende no tablier a luz da resistência a piscar e se desligar o carro ela apaga e o carro fica impecável como se nada tivesse acontecido.
 
boas. na minha aconteceu-me que tb piscava a luz da resistencia em andamento e o carro falhava ao arrancar. no meu caso era o interroptor da luz dos travoes nas couves, repara se nao tens as luses dos stops traseiros sempre ligados, era o meu caso. este interroptor situa-se por cima do pedal do travao. Fácil substituicao, eu mesmo mudei o meu.
 
Boas! Agradeço as vossas respostas.

Creio que n será nem uma coisa nem outra. O sensor de travões não é pois as luzes n estão sempre ligadas e como tem caixa automática tem o sensor para permitir meter do P para o D.
Não me parece que seja um tubo tb. Não encontro nada e o que estranho é ao acontecer com o carro frio. A quente nunca aconteceu...

Outra questão é que encontrei uma zona húmida quando andei a procura de tubos estragados. É no tubo que saí do turbo e desce até à frente do carro. Tem como se fosse uma gota quase a cair. Vou publicar uma foto para poderem ver. O turbo tem 40.000km o que não justifica estar sujo a precisar de descarbonizacao certo?
qu5asu2u.jpg


Obg
 
Tenho o carro na oficina e não é nenhum tubo estragado e o óleo também não é nada de preocupante pois são apenas vestígios mas o mecânico não consegue descobrir o que está a induzir o carro entrar em modo de segurança....

Será que alguém tem mais alguma ideia?

Obrigado
 
Boas,

Confirmado que não é nenhum tubo roto.

E que só acontece com o carro a frio.

O carro tem o fap eliminado (fisica e electrónicamente).

Acham que pode ter alguma coisa a ver?

Estou a desesperar. Já não sei o que fazer.
 
Update: aconteceu pela primeira vez com o carro quente. Mas mantém a questão de só acontecer em subidas....


Alguma sugestão?

Recomendam alguma oficina em Lisboa para limpeza/descarbonização do turbo?

Obg.
 
Back
Top