[A4 B6] Audi A4 1.9 TDi M6 Sport - Vendido

Re: Audi A4 1.9 TDi M6 Sport - Novos médios (p. 6)

as partes baixas era já uma prioridade :D

Vamos a ver, vamos a ver :p








Bom, entretanto estou com um problema.

Desde que troquei os pneus e as pastilhas reparei numa coisa. Vá a 10 km/h, vá a 200 km/h, o carro não treme, seja a andar, seja a travar, com força ou devagar.

Porém, se andar a velocidades elevadas durante um bocado de tempo (tipo, 5-10 minutos seguidos) o carro começa a tremer. Parece que uma das rodas fica desequilibrada. Mas é apenas após este tempo. Se travar, então, parece que se vai desmanchar, tal é a tremideira. Mesmo desacelerando para 50 ou 60 km/h a tremideira mantém-se.

Se, após estar a tremer, andar devagar durante um bocado (1 ou 2 minutos), fica bom... Voltando ao mesmo se voltar a andar depressa durante um bocado.


Enquanto o carro está a tremer parece mesmo que tem uma jante desequilibrada. E faz um barulho esquisito, vindo das rodas (parecido com pneu furado). Se travar com o pé parecem discos empenados. Se travar com a mão (travar só atrás) não treme mais do que já tremia a andar sem travar.



Ora bem, o que acham disto? Parece que só acontece com os pneus quentes. Ou travões quentes. Eu não sinto o carro a travar nem as jantes ficam quentes. O que será? Um pneu ovalizado? Discos empenados? Acho que se fosse uma coisa ou outra faria sempre a tremideira e não apenas após estar a andar depressa durante um bocado.

O que acham?
 
Re: Audi A4 1.9 TDi M6 Sport - Problema (p. 7)

Eu já tive uma jante empenada e nem sempre o carro tremia....

O melhor é ires à casa de pneus e pedires para verem se as jantes/pneus estão bem calibrados.
O centro da jante é o certo? Não precisas de anilhas centradoras?

Pode ser um ponteira de direção nas couves....
 
Re: Audi A4 1.9 TDi M6 Sport - Problema (p. 7)

Eu já tive uma jante empenada e nem sempre o carro tremia....

O melhor é ires à casa de pneus e pedires para verem se as jantes/pneus estão bem calibrados.
O centro da jante é o certo? Não precisas de anilhas centradoras?

Pode ser um ponteira de direção nas couves....


Olá :)

As jantes são as de origem (sport, 16", com os centros de origem).

O carro nunca tinha feito isto. Só começou a fazer desde que troquei os pneus e as pastilhas.



A ponteira da direcção nas couves não ia provocar uma folga? A mim parece-me que está tudo justo e sem folgas.

Acho muito estranho só acontecer depois de andar durante um bocado a velocidades elevadas (não é preciso muito, 140 km/h chega). E depois de andar devagar durante outro bocado passa-lhe :S
 
Re: Audi A4 1.9 TDi M6 Sport - Problema (p. 7)

Se foi depois de mudares os pneus.... é como te digo vai à casa de pneus e verifica a calibragem... ;)
 
Re: Audi A4 1.9 TDi M6 Sport - Problema (p. 7)

Se foi depois de mudares os pneus.... é como te digo vai à casa de pneus e verifica a calibragem... ;)

Vou lá passar hoje, depois de sair da empresa. Vamos lá ver o que me dizem e se não fogem com o rabo à seringa. Foi na pneuvita...
 
Re: Audi A4 1.9 TDi M6 Sport - Problema (p. 7)

A meu ver o problema está nas pastilhas.
Provavelmente estarão sempre em contacto com o disco e o disco pode já não estar nas melhores condições..
Será que "limaram" as pastilhas para acentarem corretamente nos discos?
Caso não seja isso, verifica se ao trocarem os pneus, porventura ao retirar uma jante não embateram com a mesma numa chapa de plástico que se encontra à volta do disco. Pode essa chapa estar encostada ao disco e daí o tremer..
 
Re: Audi A4 1.9 TDi M6 Sport - Problema (p. 7)

A meu ver o problema está nas pastilhas.
Provavelmente estarão sempre em contacto com o disco e o disco pode já não estar nas melhores condições..
Será que "limaram" as pastilhas para acentarem corretamente nos discos?
Caso não seja isso, verifica se ao trocarem os pneus, porventura ao retirar uma jante não embateram com a mesma numa chapa de plástico que se encontra à volta do disco. Pode essa chapa estar encostada ao disco e daí o tremer..

amigo.. desculpa antes de mais a minha sinceridade e espero que nao me interpretes mal o que vou dizer..

mas imagina que chega aqui alguem e lê o que disseste.. como o forum tem algum nivel de credibilidade, provavelmente a pessoa em questão vai acreditar nas tuas palavras.. e o teu texto não tem um pouco de logica :/

se o disco estivesse mau.. so vibraria ao travar.. não sempre
as pastilhas não podem estar em contacto com o disco.. senão o carro estava sempre a travar e o dono do carro disse que nao estava
se limaram as pastilhas? Foi o dono que trocou e ele proprio disse que ja eram chanfradas de origem..
chapa de plastico? derretia em 1 mes.. mesmo que seja chapa de... ferro.. se essa chapa estivesse encostada no disco.. de certo compreenderás que o sintoma era um bocadinho mais audivel :p e nunca era suficiente para uma chama de 2mm empurrar um disco maciço de 25mm ao ponto do condutor sentir o carro a vibrar.. ihihih.

para mim, e visto o João ter falado que só acontece qd o carro anda em altos regimes.. eu iria pela expansão do ar dentro do proprio pneu.. aliádo a uma possivel ovalização sim.
Talvez o ar com que encheram o pneu seja muito humido, e ao atingir uma maior temperatura expande, aumentando-te assim os bars.

podes fazer 2 testes completamente gratis.. anda com o carro na boa antes de tremer, pára e mede a pressao dos 2 pneus.. depois manda ai uma speedadela, e qd começar a tremer, mede novamente.

dai ja tiras a prova dos nove.. se for isso, pá.. troca por azoto ou algo assim do genero que tem menos humidade no ar. se resolver porreiro.. senão acho que será mesmo dos pneus.

O que me custa a acreditar.. porque é uma marca boa no mercado.. era mesmo muito azar essa "fornada" ter saido com defeito.
 
Re: Audi A4 1.9 TDi M6 Sport - Problema (p. 7)

Olá novamente...

Fui ontem à pneuvita novamente, como disse.

Desmontaram tudo novamente. Os pneus/jantes voltaram à calibração... Estavam OK/OK mas, mesmo assim, os pesos sairam e foram colocados novos. As pastilhas sairam também, foram lixadas e voltaram ao local. Folgas em tudo foram verificadas (com as mãos apenas) e não se viu nada de estranho. A direcção foi alinhada, à frente e atrás... Não estava a 100% mas estava muito satisfatória.

Hoje... Lá fui eu acelerar para a AE. E continua igual.


Continua a parecer-me algo relacionado com aquecimentos. Seja de discos, seja de pneus... Mas não sei o que poderá ser. Com as rodas no ar ambas rodam livremente. À frente não rodam tão facilmente como as traseiras (que dão umas 5 voltas com um pequeno toque). Mas, mesmo assim, claramente não estão travadas.
 
Re: Audi A4 1.9 TDi M6 Sport - Problema (p. 7)

checaste os bars?

Olá Daniel!

Não, ainda não tive hipótese de ver isso. Quando vou dar uma gazada para a AE, geralmente, é por ir atrasado para algum lado, ficando sem tempo para ir orçamentar a pressão dos pneus :p

Adiante, na minha opinião é um pneu que tem defeito. Com o aumento de temperatura (e por consequência, de pressão) deverá fazer com que uma zona da borracha, que estimo que seja mais fina (o tal defeito) acabe por expandir criando a sensação de pneu ovalizado. Aliado ao aumento de rotação da roda, que provoca maiores forças centrifugas, fica ainda pior.


Hoje, se tiver tempo quando sair da empresa, vou novamente à pneuvita. Primeiro vou pedir a bem que me troquem os pneus. Se não funcionar... Bom, logo se vê.
 
Re: Audi A4 1.9 TDi M6 Sport - Problema (p. 7)

Normalmente essa tremideira nota-se mais entre 100 e os 140Km/h, certo?

Que marca são os pneus que meteste?
Pede para te emprestarem outras jantes com pneus.
Quase que aposto que isso é defeito dos pneus!;)
 
Re: Audi A4 1.9 TDi M6 Sport - Problema (p. 7)

Normalmente essa tremideira nota-se mais entre 100 e os 140Km/h, certo?

Que marca são os pneus que meteste?
Pede para te emprestarem outras jantes com pneus.
Quase que aposto que isso é defeito dos pneus!;)


Não. A tremideira nota-se a qualquer velocidade mas apenas após andar rápido (140++) durante um bocado. Ou seja, após aquecer bem os pneus, começa a tremer... Até arrefecerem, seja a que velocidade for.

Imagina, entro na AE e meto-me a 140km/h. Até aqui não se passa nada. Vou andando, sempre à mesma velocidade. Passado uns minutos começa a tremer do nada. Posso ir em 6ª ou desengatado, a travar ou não, treme sempre (a travar treme mais). Entretanto saio da AE ou reduzo para... Sei lá, 80 km/h. Continua a tremer, travando ou não. Passado uns minutos a velocidade baixa para de tremer (progressivamente), quer trave quer não trave.



Os pneus são Michelin Primacy 3, 215/55 R16 93V. Não é suposto terem defeito (são de uma boa marca) mas acontece a todos.


A única coisa que eu lhes vou pedir (e se não aceitarem, irei exigir) é um par de pneus novos... Excepto, claro está, se me provarem que o problema vem de outro lado.
 
Last edited:
Re: Audi A4 1.9 TDi M6 Sport - Problema (p. 7)

trocas as rodas de trás para a frente e ja sabes a resposta.. ;)

Isso foi o que me sugeriram fazer quando lá fui na 6ª feira.

Na altura não quis isso. Possivelmente hoje vão propor o mesmo. Talvez aceite que o façam, só mesmo para despistagem do problema. Se começar a tremer de trás, ou se parar de tremer (se tornar imperceptível) os pneus serão trocados garantidamente.

Estou chateado com este problema. Metem-se pneus bons, numa casa reconhecida... E sai-me esta fava. Que gaita...
 
Back
Top