VW Audi A3 8V - Hill assist a falhar / troca de embreagem

• Thread starter Thread starter tggm
  • Data de Início Data de Início
Olá!

Tenho um A3(8V) de 2015, 1.6TDI. Desde há uns tempos que tenho notado que o hill assist tem falhado ao arrancar em subidas. Basicamente ao arrancar ele não solta o travão, dá um solavanco e se não desembrear rapidamente vai abaixo. Ontem numa subida de parque particularmente inclinada (rampa do amoreiras plaza) precisei de meia dúzia de tentativas para tirar o carro do parque. Ou acontecia não destravar ou arrancava sem potência (rpms a 400-600). Enfim, uma miséria.

Durante uma revisão o mecânico diz-me que a embreagem precisa de ser trocada porque pega muito em cima. O carro tem 123,000Kms.

Gostava de perceber se isto pode ser sinal de embreagem desgastada. E se tiver que a trocar, é necessário também trocar o volante bi-massa? Em termos de valores quanto irá sair isto ?

Nota: sei que há várias marcas de embreagens, não faço ideia se é indiferente ou não (isto é, posso escolher o mais barato que a Norauto tiver em stock? :) )

Obrigado!

Trocar a embraiagem já com 123k?
Nada normal.
O hill assist nao tem nada a ver com a embraiagem.
Tens de ligar a máquina apropriada ou vagcom e ver erros, assim como os parâmetros do travão e abs.

Trocar a embraiagem já com 123k?
Nada normal.
O hill assist nao tem nada a ver com a embraiagem.
Tens de ligar a máquina apropriada ou vagcom e ver erros, assim como os parâmetros do travão e abs.
Obrigado. Consigo arranjar um dongle Veepeak OBDCheck, vou tentar ver se há fault codes. Se não der logo se arraja um VagCom.

Entretanto, desde que troquei de bateria não tenho visto o problema manifestar-se. não sei se é coincidência ou não...

Sobre a parte do hill assist ter a ver com a embraiagem: O mecanismo não está feito para soltar o travão quando começamos a subir a embreagem? Faz-me sentido que ele só solte o travão quando o carro tem potência suficiente para subir. Se estiver a patinar faz sentido que não solte o travão

Obrigado. Consigo arranjar um dongle Veepeak OBDCheck, vou tentar ver se há fault codes. Se não der logo se arraja um VagCom.

Entretanto, desde que troquei de bateria não tenho visto o problema manifestar-se. não sei se é coincidência ou não...

Sobre a parte do hill assist ter a ver com a embraiagem: O mecanismo não está feito para soltar o travão quando começamos a subir a embreagem? Faz-me sentido que ele só solte o travão quando o carro tem potência suficiente para subir. Se estiver a patinar faz sentido que não solte o travão
Baterias fracas e em falência geralmente problemas.

O hill assist funciona atraves de sistema ABS. O único comando ligado a sistema hill assist é o switch do pedal de embraiagem. Tudo o resto é feito atraves de leitura de sensores e info da ECU. Nao tem a ver com a embraiagem em si.

Back