AUDI A3 8L Sensores de estacionamento PDC - DIY

Ora aqui vai o restante do DIY (não tenho boas noticias) para já :D

Desmontar algumas peças :D

3 parafusos aqui...



puxar o plástico comprido... as molas algumas ficam no chassis é normal...



puxar a forra de trás...



As próximas 6 fotos são da passagem do cabo, passei conforme a cablagem existente...





Ter em atenção e passar o cabo por baixo do suporte do cinto...



e por baixo do suporte metálico preto do sensor de impacto lateral...







Ligação ao fusível S5...



ligação à massa do carro...







ligação à ficha OBD... pino 7



(aproveitei e com a passagem do cablagem da ECU dos sensores e passei também junto mais dois fios para mais tarde ligar o follow me home à bomba de vacuo)

Ora então problemas encontrados para já...
Se alguém me puder ajudar agradecia muito...

- Supostamente acho que nem precisava da ligação à ficha OBD para isto funcionar, mas não tenho a certeza;
- A ligação atrás é no fio preto e azul que é a marcha atrás e não tenho a certeza mas apenas tenho que ligar o fio mais curto, penso que se confirma que o fio maior é para ligar caso exista o suporte para o reboque!
- O pino 7 da ficha OBD já estava ocupado, fiz a ligação ao fio e ai surgiu o segundo problema, quando ligo ao VAG ele não me deixa fazer nada e da-me um erro, desligo o fio e o VAG funciona bem! Basicamente diz que está ligado, mas dá erro de comunicação e não me deixa aceder a nenhum componente.

Também não consegui encontrar o módulo no vag do parking assist! Só se vi mal ou é do meu VAG, vi lá um que penso que dizia "BRAKE ASSIST"

o que será?
- Será que a ligação não é no pino 7? já alguém adicionou fios à ficha OBD?

Se me dá erro pelo menos existe algum sinal da ECU dos PDC, já não é mau lol
Será que nos pré o pino de ligação é outro?

Resumindo, penso ter realizado as ligações todas correctamente: massa fusível, marcha atrás (azul preto)
O buzzer é novo em folha;
Onde estará o erro?

Se ao menos conseguisse ligar a ECU ao OBD, pelo menos consegui ver se a mesma tem algum problem etc.
 
Last edited:
Bem já descobri qual é o modulo.

Modulo 76 - PARK ASSIST e está localizado no ELECTRONICS 1 do VAG.
Por acaso ontem não consegui reparar se no meu VAG aparecia esse modulo, pode-me ter passado ao lado!
Seja como for também não ia conseguir fazer nada visto que não consegui ligar o fio ao OBD!
 
Ora bem quanto é ficha OBD, da minha pesquisa já sei que:

Dos 16 slots da ficha:

4: é a massa do chassis
5: é o sinal de massa
7: é o K-Line of ISO 9141-2 and ISO 14230-4
16: é a voltagem da bateria, neste caso a ficha tipo A, de 12V

Ou seja, a ligação que fiz está correcta, mas quando faço a ligação ao fio o meu VAG passa-se.
Se se passa é porque pelo menos corrente está la a chegar vinda da ECU.
De onde então pode vir o problema? do meu VAG? do meu cabo? do fusível de onde liguei? da ECU? etc
Alguém que seja entendido nisto não me sabe aconselhar algo? :D

Entretanto vou pesquisando mais um pouco de forma a eliminar as probabilidades de onde vem o erro :D

E o Koolboy já se pronunciava lol :D visto que também é do interesse dele agora!
 
Depois de mais um pequena pesquisa sobre o K-line (cinza-branco)

Basicamente tudo no carro que é ECU (centralina de algo) possui esse cabo/ligação
Mas na ficha OBD apenas tem um cabo cinza e branco que junta todos os k-line de todas as ECU do carro!
Julgo que o split/distribuidor do K-line está debaixo do voltante, tenho que ver se se confirma isso!
Basicamente todos os cabos K-line, junta-se na zona do volante e depois vai apenas um para a ficha OBD!

Ou seja, quando juntei mais um cabo ao k-line o meu VAG deu erro de comunicação!

Confirmei todas as minhas ligações e supostamente estão todas correctas: (99.99 % de certeza)

- MASSA (CORRECTA);
- FUSIVEL S5 (CORRECTO); (só uma duvida, se calhar descabida, mas este fusível tera 12v? são de ignição?)
- k-line (CORRECTO);
- SINAL DE MARCHA ATRÁS, CABO PRETO E AZUL (CORRECTO)

Duvidas:

Porque é que o VAG stressou com o facto de adicionar mais um modulo?
Quando isso acontece é porque? (será que a centralina dos sensores foi à vida? e isso é o suficiente para não me permitir fazer mais nada nos restantes módulos no VAG?)

Ou será isto tão simples quanto o meu VAG é que não vale um chavo lol e stressou com o facto do carro ter uma ECU a mais :D demasiado processamento para o cabo de 20 escudos :D

Mesmo assim, e assumindo que a centralina estaria boa e já programada nem precisava de ligar o k-line e aquilo já devia apitar :D

Sorry a quantidade de informação... quando puderem digam algo :D
 
o K-line pode estar a emitir voltagem ... dai bloquear o VAG...

Tens K-line também no radio e no painel de instrumentos... tenta num desses...
 
Aparentemente, tens duas ou três ligações erradas/trocadas.

Com base na instalação de A4 B6 que fiz à pouco tempo, se o módulo de parqueamento tiver um fio para engate de reboque, tens de o deixar desligado, pois se o ligares à massa, desactiva o buzzer, se o ligares a 12V, bem, não sei se não deita fumo.

Depois, tens de confirmar se o fio que falas ser da luz de marcha atrás só tem mesmo 12V quando engrenas a mudança.

Por último, a ligação do K-line, embora não seja necessária para o funcionamento, convém ligar para codificação e diagnóstico.
No entanto, creio que não é no pino 7 da OBD, mas no pino 15

df3de1994574aa871ba5dbb6be44a258.jpg


Isto foi para a instalação em B6, para 8L, não deve ser muito diferente
 
Last edited:
pelas duvidas... liga ao k-line do radio... do climatronic... ou do painel...

mas pelo que tenho em bancada, uso o pin 7 para fazer diagnostico por exemplo aos painéis de instrumentos...
 
o K-line pode estar a emitir voltagem ... dai bloquear o VAG...

Tens K-line também no radio e no painel de instrumentos... tenta num desses...

Obrigado pela ajuda! A ver se isto vai ao sítio :)

Não tenho rádio de origem, nem me aparece o módulo do rádio no VAG! Por isso se calhar é melhor ir buscar ao painel/quadrante?! Podes-me dizer onde vou buscar o k-line do painel?

Porque será que o k-line está a emitir voltagem?

- - - - - - - - - -

Aparentemente, tens duas ou três ligações erradas/trocadas.

Com base na instalação de A4 B6 que fiz à pouco tempo, se o módulo de parqueamento tiver um fio para engate de reboque, tens de o deixar desligado, pois se o ligares à massa, desactiva o buzzer, se o ligares a 12V, bem, não sei se não deita fumo.

Depois, tens de confirmar se o fio que falas ser da luz de marcha atrás só tem mesmo 12V quando engrenas a mudança.

Por último, a ligação do K-line, embora não seja necessária para o funcionamento, convém ligar para codificação e diagnóstico.
No entanto, creio que não é no pino 7 da OBD, mas no pino 15

http://images.tapatalk-cdn.com/15/08/14/df3de1994574aa871ba5dbb6be44a258.jpg

Isto foi para a instalação em B6, para 8L, não deve ser muito diferente

Apesar dos fios da cablagem serem da mesma cor, como um é bem maior que o outro, o maior tenho a certeza que é o do reboque e por isso não o liguei!
O outro fio liguei-o no sinal de marcha atrás que é o azul e preto! Mas vou confirmar os 12V apenas com a marcha atrás ligada!

Quanto a ficha OBD, o próprio esquema da kufatec dizia para ligar ao pino 7 que é onde está o k-line
Vou testar ligar a outro k-line como o Rockyboy sugeriu!
O pino 15 é apenas LINE e era usado na VW antes de 98 penso eu!
Mas vou tentar ligar no pino 15 e ver no que dá também!

Na última montagem que fizeste ligaste ao pino 15? O mesmo estava vazio como o meu?
 
Na instalação que fiz, liguei o k-line no quadrante, pois como tinha de ligar lá os fios de CAN, aproveitei.

Sugeri o pino 15 por aparecer no pinout da OBD.
 
Na instalação que fiz, liguei o k-line no quadrante, pois como tinha de ligar lá os fios de CAN, aproveitei.

Sugeri o pino 15 por aparecer no pinout da OBD.

Pois é como te tinha dito, o pino 15 (LINE) era usado nos carros anteriores a 98!
Mas quando ligo no pin 7 o k-line da ECU dos sensores aquilo da erro de comunicação!

Como ligas o k-line no quadrante/painel? Vou ter que ligar lá dois pinos por causa do aviso de luzes dos travões e lâmpada fundida e aproveitava e ligava lá o k-line!

Entretanto já confirmei e o fio azul e preto das luzes de marcha atrás só tem 12v quando meto a marcha atrás!
 
Enquanto não tenho tempo de resolver o problema deixo aqui mais uma informação util :)
Está em galego mas penso que se entende bem :D

4A0 972 883 Conector 12 polos sensores
000 979 018 Pines conector 12 polos
1J0 973 703 Conector 3 polos sensor
000 979 131 Pines conector 3 polos
8E0 972 416 Conector 16 polos centralita
000 979 009 Pines conector 16 polo
4B0 972 623 Conector Zumbador
----------------------------
Conector de 16 polos
Pin 1 - Fusible 5
Pin 2 - Zumbador Pin negativo
Pin 3 -
Pin 5 - Toma corriente remolque
Pin 6 - Conexión Luz marcha atrás
Pin 8 - Masa
Pin 9 - Fusible 5
Pin 10 - Positivo Zumbador
Pin 11 - Señal de velocidad
Pin 12 - Cable diagnóstico K
Pin 16 - Masa
----------------------------
Conector de 12 polos
Pin 1 - pin 3 todos los sensores
Pin 2 - pin 2 trasero centro derecho
Pin 3 - pin 2 trasero centro izquierdo
Pin 4 - pin 2 trasero derecho
Pin 5 - pin 2 trasero izquierdo
Pin 6 - pin 1 todos los sensores
----------------------------
 
Back
Top