AUDI A3 8L Sensores de estacionamento PDC - DIY

Tópico em 'DIY' iniciado por Vitor Costa, 31 Jul 2015.

  1. Vitor Costa

    Vitor Costa Well-Known Member

    Desde:
    9 Mai 2013
    Mensagens:
    2 836
    Gostos Recebidos:
    2 274
    Bem com indica o titulo vou começar a tratar do DIY relativo aos sensores de estacionamento :)

    Material necessário:

    • control unit 4B0 919 283
    • buzzer 8E0 919 279
    • Wiring harness for sensors 8L0 971 085
    Or the use of Kufatec! Art.Nr .: 34477
    • 4x Ultrasonic sensors 4B0 919 275
    • S3 rear application for sensors 8L9 807 341 B 7DL
    • Rear use for sensors 8L0 807 521 H
    • Kufatec harness for controller Art.Nr .: 33288
    • Any 13-pin socket for towbar with shutdown

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]

    - - - - - - - - - -

    Chegou-me hoje a casa o spoiler original com buracos para os sensores, mais os sensores e respectivas ligações!
    Amanha tiro foto a isso!
    A correr bem amanha também inicio a montagem do spoiler, sensores, unidade de controlo, buzzer etc!
    Depois com mais tempo passarei para as ligações à ficha OBD e restantes!
     
    3 pessoas gostam disto.
  2. Springbockdevil

    Springbockdevil Active Member

    Desde:
    22 Mai 2012
    Mensagens:
    521
    Gostos Recebidos:
    102
    quando fazes o diy do follow me home?
     
  3. Vitor Costa

    Vitor Costa Well-Known Member

    Desde:
    9 Mai 2013
    Mensagens:
    2 836
    Gostos Recebidos:
    2 274
  4. Springbockdevil

    Springbockdevil Active Member

    Desde:
    22 Mai 2012
    Mensagens:
    521
    Gostos Recebidos:
    102
  5. Vitor Costa

    Vitor Costa Well-Known Member

    Desde:
    9 Mai 2013
    Mensagens:
    2 836
    Gostos Recebidos:
    2 274
    Já encomendei o meu follow me home há muito tempo, talvez um mês, chegou a lisboa supostamente passado dia 27 mas até agora ainda não me chegou nada a casa!

    Por acaso estou a espera dele para aproveitar e resolver outra situação que tenho no meu quadrante e fazer tudo de uma vez! Até comprei umas ligações engraçadas para me poupar o trabalho!
    O meu follow me home supostamente já tem sensor de luz e tudo mas só quando chegar é que vou ver como se monta aquilo lol :D
     
  6. koolboy

    koolboy Well-Known Member

    Desde:
    18 Jan 2009
    Mensagens:
    10 877
    Gostos Recebidos:
    1 892
    Todos trazem ;)
     
    1 pessoa gostou disto.
  7. Vitor Costa

    Vitor Costa Well-Known Member

    Desde:
    9 Mai 2013
    Mensagens:
    2 836
    Gostos Recebidos:
    2 274
    Mas ainda vi uns à venda sem o sensor de luz :)

    - - - - - - - - - -

    Cá está o spoiler original!
    É o restante material!
    Os sensores realmente parecem ter uma qualidade de construção bem melhor que os aftermarket!
    Mas já seria de esperar claro! Agora resta ver o seu funcionamento! Se é melhor ou não :)

    Tanto o buzzer como a centralina são bem maiores que o que esperava! Nas fotos na net não parecia tanto!
    O buzzer sim nota-se que tem uma boa qualidade de construção, é bem pesado e não parece!
    É só para fazer PIIIIII lol mas a coluna é bem grande para esse efeito lol

    Não vou montar isto hoje! Falta de tempo e sinceramente um pouco "ressacado" lol vai ficar para amanhã!

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]


    free screen capture
     
    Last edited: 1 Ago 2015
  8. koolboy

    koolboy Well-Known Member

    Desde:
    18 Jan 2009
    Mensagens:
    10 877
    Gostos Recebidos:
    1 892
    Vou estar atento a este diy pode ser que no futuro faça ;)
     
    1 pessoa gostou disto.
  9. Vitor Costa

    Vitor Costa Well-Known Member

    Desde:
    9 Mai 2013
    Mensagens:
    2 836
    Gostos Recebidos:
    2 274
    Ora aqui vai a montagem do hardware :D
    A parte eléctrica ficará para uma segunda fase e ainda ando a estudar duas ligações que me faltam!
    Quero aproveitar que ainda estou à espera do follow me home, quando chegar faço tudo e acabo o DIY!


    Abrir a mala lol :D Gostam da minha rede? é a original, é pesada e bem resistente!!!

    [​IMG]


    Desmontar tudo para retirar o parachoques...

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]


    Como podem ver o carro já vem com a proteção e passagem em borracha para os sensores!


    [​IMG]

    Desmontar o spoiler, é facil!

    [​IMG]

    Nas próximas 4 fotos, podem ver a peça em borracha e a cabos que também vem com outra peça em borracha, espero que consigam ver as part number, caso contrário digam-me!

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]

    Já no sitio :D

    [​IMG]

    A passagem para o interior!

    [​IMG]

    Sitio por onde passei o cabo dos sensores!

    [​IMG]

    A centralina, neste caso como ainda eram necessárias duas peças de plástico que seguram tanto a centraliza como o buzzer e não vi grande necessidade de as procurar ou sequer gastar dinheiro nisso!
    Optei primeiro por colocar a centraliza do lado esquerdo do carro, originalmente está à direita, mas não há diferença nenhuma! O buzzer é à esquerda!

    [​IMG]

    [​IMG]

    Colocar o novo spoiler! E aproveitar as orifícios redondos e prender os cabos dos sensores!

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]

    Isto é os cabos da parte eléctrica que ainda vou ter que acabar, na próxima fase é passar os cabos até à frente do mesmo!

    [​IMG]

    Aqui já podem ver que está tudo ligado e no sitio! Centralina, buzzer e cabos!
    Apenas me falta ver qual é cabo que liga à luz de marcha atrás, porque tenho dois cabos, a minha duvida prende-se com o facto de se são os 2 para ligar às luzes ou se apenas um e depois o outro será para carros com atrelado, em que o cabo liga a "socket" do atrelado que está preparada para desligar os sensores de estacionamento e os faróis de nevoeiro quando um atrelado é instalado!
    Se alguém souber diga-me algo por favor :)

    [​IMG]

    Tudo no sitio, não foi fácil tirar uma foto em que se nota-se os sensores :D as primeiras ficava tudo preto!
    Mas a ideia era essa! Tudo OEM e disfarçar ao máximo a presença dos sensores!

    [​IMG]

    [​IMG]

    to be continued...
     
    Last edited: 10 Ago 2015
    4 pessoas gostam disto.
  10. Vitor Costa

    Vitor Costa Well-Known Member

    Desde:
    9 Mai 2013
    Mensagens:
    2 836
    Gostos Recebidos:
    2 274
    1 - Black cable – Fuse box S5 (Kl.15 ignition plus)

    Black wire in Kufatec harness to a fused Ignition point (15+) i.e. not direct battery 30+. They are suggesting tapping in the wire from Fuse 5 ("S5") - which is black/blue in colour.

    You could also attach to the 75X bolt under the fuse box but would need to add an inline fuse of 7.5Amps.


    2 - Blue/Red cable – Rear view light - connecting by soldering to the Black/Blue cable of the rear light

    This cable taps into the reverse light wire which is feeding into the rear light cluster. It is the cable with terminal marked "RF" in the plug that goes into the rear lights (black/blue wire). You can also run to one of the exposed pins in the back of the light assembly which is marked "RF" (those pins are used to attach the trailer harness without having to chop up the existing harness)...or if the Kufatec harness is long enough to go up the front with the other wires you can tap into the reverse wire under the dash which is in the orange ten pin plug under the plenum chamber - pin 10 (black/blue wire)


    3 - Brown cable – Ground point

    To earth

    4 - Gray cable – Soldering to PIN 7 of the Diagnostic connector

    This wire I assume is long enough to go up the front and taps onto the wire going to Pin 7 of the diagnostic plug (grey/white wire). This is the K-wire for the diagnostics so that VAGCOM will talk to the control module.

    You can adjust the beep tone and volume etc


    5 - Red/Green cable – Only in case of a tow bar – PIN 3

    I assume you don't have a towbar so don't worry about this. I think its a feed to the cutoff switch inside the factory trailer socket, so when the trailer is plugged in and connected it will switch off the park sensors. This factory trailer plug also has a cutoff for the rear fog light on the car as well if the trailer is plugged in.
     
  11. paulo rebelo764

    paulo rebelo764 Member

    Desde:
    10 Out 2009
    Mensagens:
    193
    Gostos Recebidos:
    10
    Excelente DIY. A centralina e o buzzer, originalmente ficam do lado esquerdo (condutor) e não lado direito ;)
     
    1 pessoa gostou disto.
  12. Vitor Costa

    Vitor Costa Well-Known Member

    Desde:
    9 Mai 2013
    Mensagens:
    2 836
    Gostos Recebidos:
    2 274
    lol desde pequenino que troco a esquerda com a direita :D

    Já está corrigido, mas como podes ver na imagem do manual de serviço da audi!
    Centralina lado direito (passageiro) eu optei por lado esquerdo!
    No lado direito supostamente com mais um suporte fica lá a centralina!
    O buzzer fica no lado esquerdo, também com mais um suporte para virar o buzzer para cima!

    Mas obrigado pelo reparo! :D

    Já agora vou terminar o DIY esta semana! Já sei como são as ligações! Agora só me falta um tempinho para acabar isto!
     
  13. koolboy

    koolboy Well-Known Member

    Desde:
    18 Jan 2009
    Mensagens:
    10 877
    Gostos Recebidos:
    1 892
    Acaba que eu já estou a começar a adquirir o material :p
     
    1 pessoa gostou disto.
  14. Vitor Costa

    Vitor Costa Well-Known Member

    Desde:
    9 Mai 2013
    Mensagens:
    2 836
    Gostos Recebidos:
    2 274
    Conto acabar isto esta semana! Até porque ter tudo no sitio e aquilo não fazer piiii piiii não dá com nada lol :D

    Basicamente falta-me as seguintes ligações:

    - Massa (fácil)
    - Ficha OBD (fácil, só encaixar lá o terminal dos cabos)
    - Ligação ao fusível S5, porque tem uma amperagem de 7.5 que é a necessária para a ECU
    Depois na parte de trás tenho dois terminais, como a cor é a mesma em ambos os fios, mas um é maior que o outro, a minha duvida é se são ambos para ligar às luzes de trás ou se é apenas um!

    As possibilidades são:
    1. ligar os dois as luzes, um à luz de marcha atras e o outro à massa;
    (não tenho a certeza neste até porque a ECU já tem massa lá à frente)

    2. Ligar apenas à luz de marcha atrás o fio mais pequeno e o que sobra não ligar a nada porque é para o reboque.

    Vou ter que testar isto :D
    Nada de outro mundo penso eu! Vamos lá ver!

    Mas não te preocupes que vou mais uma vez tirar fotos a todo o processo para se perceber todos os passos necessários!
    Não me cheira que tu precises lol até porque me parece que percebes bem mais do que eu disto! E apenas queres é saber as ligações eléctricas finais hehehehehe :D
     
    Last edited: 11 Ago 2015
  15. RockyBoy

    RockyBoy Well-Known Member

    Desde:
    7 Mar 2007
    Mensagens:
    5 226
    Gostos Recebidos:
    903
    muito bom... parabens
     
    1 pessoa gostou disto.

Partilhar esta página