Audi A3 8l 130cv- ASZ problema termostato ou sensor temperatura? RESOLVIDO

Boas pessoal.

No sentido de tentar completar ainda mais este tópico, venho partilhar convosco a seguinte informação.

Também possuo um Audi A3 8L 1.9TDI 130cv, motor ASZ, que tem o mesmo problema com o ponteiro da temperatura. Já troquei o sensor e continua igual, o proximo passo será mudar o termostato, assim que tiver os resultados posto aqui.

De forma a completar o tópico, informo que utilizo peças de OEM, que passo a citar as suas referências e preços (que me indicaram numa oficina Audi):

:arrow: Sensor Temperatura: Ref. 059919501A (Preço: 44,77€ IVA incluido)
:arrow: O-Ring: Ref. N90316802 (Preço: 1,35€ IVA incluido)


:arrow: Termostato: Ref. 044121113 (Preço: 44,66€ IVA incluido)
:arrow: O-Ring: Ref. 038121119B (Preço: 2,60€ IVA incluido)


Penso que poderá ser util sabermos as referencias das peças em questão, pelo menos para mim foi.

Para saberem outros Part Numbers das mais variadas peças, aconselho que passem por este tópico: http://www.audipt.com/f76/etka-online-116970/

Assim que tiver oportunidade de trocar o termostato, irei postar aqui o resultado da operação :D

Espero que seja útil :cool:
 
Last edited:
Boas pessoal.

No sentido de tentar completar ainda mais este tópico, venho partilhar convosco a seguinte informação.

Também possuo um Audi A3 8L 1.9TDI 130cv, motor ASZ, que tem o mesmo problema com o ponteiro da temperatura. Já troquei o sensor e continua igual, o proximo passo será mudar o termostato, assim que tiver os resultados posto aqui.

De forma a completar o tópico, informo que utilizo peças de OEM, que passo a citar as suas referências e preços (que me indicaram numa oficina Audi):

:arrow: Sensor Temperatura: Ref. 059919501A (Preço: 44,77€ IVA incluido)
:arrow: O-Ring: Ref. N90316802 (Preço: 1,35€ IVA incluido)


:arrow: Termostato: Ref. 044121113 (Preço: 44,66€ IVA incluido)
:arrow: O-Ring: Ref. 038121119B (Preço: N/D - de certeza que deve andar por volta de 1,50€/2,00€ ou assim)


Penso que poderá ser util sabermos as referencias das peças em questão, pelo menos para mim foi.

Para saberem outros Part Numbers das mais variadas peças, aconselho que passem por este tópico: http://www.audipt.com/f76/etka-online-116970/

Assim que tiver oportunidade de trocar o termostato, irei postar aqui o resultado da operação :D

Espero que seja útil :cool:
assim que trocares o termostato, vai ficar TOP ;)
 
Boas pessoal.

Hoje tive a mudar o termostato, ainda não tive oportunidade de testar a máquina numa viagem mais longa, mas do que andei, parece-me estar tudo impecavel!

O que notei foi:

- o ponteiro não oscilou nem para cima nem para baixo, ficando sempre nos 90ºC;
- o motor aquece mais rápido;
- a temperatura (em andamento) vista no climatronic antes de mudar o termostato andava nos 80ºC/82ºC e agora oscila entre os 90ºC e 93ºC;
- disparou as ventoinhas de arrefecimento por volta dos 95ºC/96ºC (com o carro parado, a relantim);

Agradecia a vossa opinião quanto a esta variação de valores antes e depois, se estão dentro do padrão normal ou não!

Abraço
 
Boa noite colega!

Nao tens de desmontar nada...
Esse sintona e termoestato avariado
So tens de desmontar a flange na saida da bomba da agua e esta la o termoestato...
Fica do lado esquerdo em frente


Cumps

Boas!

Como referi acima tenho um Audi A3 8l de 2002, com motor asz 1.9 tdi 130 cv, com 210 000km.

Há 20000km, sensivelmente mudei a distribuição.. tensores etc.. e bomba de agua e liquido de refrigeração G12 como manda a lei.

Neste momento o carro funciona completamente normal, em termos de andamento... potência.. consumo.. fumo etc, não noto nada de anormal..

.. mas a temperatura não atinge os 90º e não fica lá estabilizado como há 50000km atrás.

O carro só atinge os 90 graus se puxar um pouco por ele.. de resto, se depois abrandar o gás o ponteiro recua para os 86º.. 87º...

Como o carro dantes estava sempre nos 90º.. não mexia.. nem para frente.. nem para trás...e sempre ouvi dizer que os tdi é sempre nos 90 graus que devem estar.. e para prevenir males futuros..quero mudar o termostato e o sensor da temperatura.

Primeiro: gostava de saber a localização do termostato no meu motor (asz de 130cv); (peço humildemente que só se pronuncie quem tem a certeza para não induzir em erro..)

Segundo: é necessário desmontar a distribuição/ e ou alternador? já ouvi pessoas dizer que sim..outros que não.

Terceiro: a vossa opinião, acham que o problema é do termostato ou do sensor da temperatura? já alguém teve este sintoma? resolveu-se com a mudança de que peça?

Quarto: Sabem apontar mais ou menos os preços de cada peça?


Desde já as minhas desculpas pelo testamento, e o meu agradecimento a quem puder ajudar. Cumps
 
Re: Audi A3 8l 130cv- ASZ problema termostato ou sensor temperatura?

Boas, mudei o termostato e o carro ficou impecavel. Aquece mais rapido e chega aos 90 graus e a temperatura nem para cima nem para baixo. Fica a informação para quem precisar que o termostato fica atrás do alternador e que NÃO é preciso retirar o alternador para mudar o termostato.. mas é preciso um conjunto de chaves de caixa pequenos e ter-se alguma pericia e experiencia porque da trabalho. O Sistema de refrigeração perde o liquido quase todo quando se tira o termostato. E no total levou pouco menos de 3.5lt. Misturei 1,5 lt de G12 (custou 6 euros) com o resto de agua destilada. Ficou impecavel. Obrigado aos users que ajudaram e fica a informação para os restantes que têm este problema no carro.

Cumprimentos


Obrigado pela demonstração do problema e respectiva solução. Estou com o mesmo problema e sempre tive a ideia que podia ser o termostato. Infelizmente não consigo efectuar a reparação mas numa oficina de confiança irei pedir a reparação. Obrigado!
 
boas malta, disseram aqui que o ponteiro oscilava ou nao chegava aos 90ºC, mas o meu nem se mexe dos 60ºC, será tambem o termostato?

obrigado
 
boas malta, disseram aqui que o ponteiro oscilava ou nao chegava aos 90ºC, mas o meu nem se mexe dos 60ºC, será tambem o termostato?

obrigado

Boas.

Não mexe mesmo nada? Já tentaste ver a temperatura no Climatronic, isto se o teu der?
Talvez seja mesmo o sensor de temperatura, visto nem fazer o ponteiro mexer-se... Mas esta é apenas o meu ponto de vista ;)
 
Boas nao mexe mesmo, o meu pai diz que ja mexeu uma vez, mas que baixou logo eu ainda nao o vi fora dos 60.
Boas desde ja obrigado pelas respostas. Como vejo a temperatura pelo climatronic?
 
Boas nao mexe mesmo, o meu pai diz que ja mexeu uma vez, mas que baixou logo eu ainda nao o vi fora dos 60.
Boas desde ja obrigado pelas respostas. Como vejo a temperatura pelo climatronic?

Então o teu problema passa pelo termostato, troca-o que isso fica bom...
Para veres a temperatura no klimatronic, tens que aceder ao menu como mostra no vídeo, de pois selecionas o campo 49

http://www.audipt.com/f73/c%F3digos-climatronic-40754/
 
Last edited by a moderator:
Boas nao mexe mesmo, o meu pai diz que ja mexeu uma vez, mas que baixou logo eu ainda nao o vi fora dos 60.
Boas desde ja obrigado pelas respostas. Como vejo a temperatura pelo climatronic?

O meu Climatronic é da versão restyling, não sei qual é o teu, mas penso que dê também...


Instruções:
- Carregar no botão de "circulação de ar" e na "seta para cima" ao mesmo tempo;

- Escolher o código no botão da temperatura (+ e -) consoante o número pretendido;

- Dar "OK" com o botão de "circulação de ar";

- Para voltar ao normal carregar no botão de circulação de ar e na seta pra cima ao mesmo tempo;



Lista de Códigos

1. Erro do Sistema
2. Valor actual do sensor virtual
3. Valor actual do sensor interior da consola do automóvel
4. Valor actual da temperatura exterior
5. Valor actual da temperatura exterior com diferentes parâmetros
6. Valor actual do sensor da descarga de gases para o exterior
7. Valor actual do sensor da descarga de gases prejudiciais
8. Teste de Display
9. Valor Digital da temperatura acordado com o valor do potenciómetro
10. Valor digital da temperatura
11. Valor digital da temperatura do a/c acordado com o valor do potenciómetro
12. Valor digital a/c
13. ---------------
14. ---------------
15. Valor digital acordado com o potenciómetro (sensor) da admissão
16. Valor digital da admissão
17. Velocidade do veículo (km/h)
18. Valor actual da pressão do escape(volt)
19. Inserir valor desejado da pressão do escape (volt)
20. Valor actual do compressor (volt)
21. Número de ciclos de coltagem no motor
22. Alterar os valores de pressão do motor
23. Número de ciclos da pressão do motor
24. ------------
25. -----------
26. Temperatura dos faróis
27. Velocidade do motor (rpm)
28. Número de ciclos no turbo
29. Linguagem de código
30. Versão do software
31. Indexação do solftware
32. Margem de erro da temperatura
33. Margem de erro do a/c
34. ------------
35. Margem de erro da admissão
36. Aviso quando a temperatura está fria
37. Aviso quando a temperatura está quente
38. Aviso quando a/c está aberto
39. Aviso quando a/c está fechado
40. -----------
41. -----------
42. Aviso de admissão aberta
43. Aviso de admissão fechada
44. Contador de ciclos da centralina
45. Ciclos de ar da temperatura interior
46. Temperatura exterior filtrada (°C)
47. Temperatura exterior não filtrada (°C)
48. ECOR
49. Temperatura do líquido do radiador
50. Horas de utilização do carro (minutes)
51. Temperatura do motor °C
52. Status do turbo quando se desliga
53. Infos: turbo / circulação na válvula de ar / info da válvula de agua
54. Indexação das regras
55. Temperatura exterior °C
56. Temperatura do sensor interior virtualmente °C
57. Temperatura do sensor da consola °C
58. -----------
59. -----------
60. Temperatura dos gases de saída °C
61. -----------
62. Intensidade do sol W/m-1
63. Intensidade do sol filtrada W/m-1
64. -----------
65. -----------
66. Tempo constante/1.6 seconds
67. Correccionamento automático do arranque a frio
68. ----------
69. Valor actual dos gases expelidos
70. Inserir valor desejado dos gases expelidos
71. ----------
72. Controle do a/c + quente/ - frio


No teu caso, testa o valor no código que esta a vermelho

Nota: já não me recordo bem, mas acho que o sensor tem um "valor minimo" para começar a marcar.
Lembro-me de quando "descobri" isto, testar e ver o ponteiro começar a subir logo após os 60ºC.

Alguma dúvida apita ;)
 
Back
Top